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MBA em Gestão: Transformação Digital com extensão internacional


Goiânia/GOPrevisão: Maio 2025
Cuiabá/MTPrevisão: Maio 2025
Liderando a Inovação no Mundo Digital!
Desenvolva estratégias para impulsionar a transformação digital, otimizar processos e inovar modelos de negócios. Torne-se um líder preparado para a nova economia digital.

O que é o curso

Desenvolver ações e estratégias para um negócio é uma ação que requer conhecimento variado e
multidisciplinar. Sendo assim, o MBA em Gestão: Transformação Digital proporciona ao
estudante o desenvolvimento da capacidade de planejamento e elaboração de estratégias relevantes
para a transformação digital da empresa, além de oferecer uma visão abrangente sobre as melhores
práticas sobre como direcionar o processo de transformação digital e como lidar com os seus
desdobramentos.

O programa é voltado para a gestão das inovações baseadas na moderna infraestrutura de
tecnologia, proporcionando um ferramental aplicado e conhecimentos sintonizados com as atuais
demandas de mercado, com dosagem equilibrada no conteúdo tecnológico e de negócios.

Para quem é o curso

O MBA em Gestão: Transformação Digital é recomendado para:

  • Profissionais com experiência na área de Tecnologia da Informação que desejam influenciar
    de forma decisiva a trajetória das suas organizações, por meio do uso efetivo das inovações
    tecnológicas;
  • Profissionais com experiência nas diversas áreas de gestão, que desejam dominar o ciclo de
    inovação tecnológica bem como as suas condicionantes e os seus desdobramentos, e
    almejam se tornarem interlocutores eficazes entre as áreas de negócio e as equipes técnicas;
  • Profissionais envolvidos no desenvolvimento de produtos ou melhoria de processos, que
    desejam entender como a inovação tecnológica impulsiona a geração de novos modelos de
    negócio.

O que você vai aprender

Nas aulas presenciais, você terá a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diferentes áreas que participam de outros programas da Fundação Getúlio Vargas. Já nas disciplinas no formato Live, você se conectará com colegas que atuam em áreas relevantes e compartilham o mesmo curso. Essas interações enriquecem o aprendizado e promovem o desenvolvimento de Hard e Soft Skills essenciais para o seu crescimento e sucesso profissional.

O programa de MBA visa especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com
um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • Propor soluções estratégicas geradoras de valor para a empresa;
  • Criar cultura e ambiente de inovação;
  • Tomar decisões fundamentadas com o uso eficiente de dados e demais informações;
  • Utilizar a tecnologia para ganho de produtividade e acesso eficiente de mercados;
  • Identificar principais características e desafios relacionados ao novo ecossistema de
    competição digital;
  • Mapear e explorar os fatores críticos de sucesso para o empreendedorismo digital;
  • Gerenciar projetos técnicos relacionados, por meio do robustecimento do conhecimento
    sobre a moderna infraestrutura tecnológica;
  • Direcionar projetos mediante conhecimento sobre as possibilidades e tendências futuras.

O que você vai ver nesse curso

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos/as consumidores/as individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os/as clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida. Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores/as. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Transformação Econômica na Era Digital. E-business. E-commerce. Ecossistemas. Novos modelos de negócios.
Aspectos basilares de blockchains, smartcontracts e da web3i. Impacto da adoção de criptotecnologias sob perspectiva macro e meso. Formas de utilização, financiamento, distribuição e governança de criptoativos. Tokens não fungíveis. Regulamentação de criptoativos.
TI nas organizações; maturidade e papel de TI. Inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Governança de TI e planejamento estratégico. Decisões, estilos e frameworks de governança de TI.
Arquitetura de plataformas digitais. Desenvolvimento de plataformas digitais. Integração de soluções de plataformas digitais. Engenharia de tráfego.
Fundamentos de arquitetura de dados. Computação distribuída: big data, cloud computing, streaming. Arquitetura de dados em big data. Automação de decisões: impactos no negócio.
Aplicações de IA. Técnicas de aprendizado de máquina. Técnicas alternativas de IA. IA: visão de futuro e aspectos jurídicos e regulatórios.
Blockchain. Computação Quântica. Web 3.0. Exercício de futurologia: blockchain + computação quântica + web 3.0.
Gênese das iniciativas de transformação digital. Estrutura, finalidade e produtos das fases dos projetos de transformação digital. Papéis, competências e habilidades dos/as profissionais envolvidos/as. Abordagens para o gerenciamento e a condução dos projetos de transformação digital.
Biblioteconomia. Ontologias e web semântica. Knowledge graphs e NLP. Gestão de conhecimento nas empresas.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial. Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

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Renata Casagrande
Presidente | Ciamed Distribuidora de Medicamentos
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Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
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Antonio Mário Thurler
Executivo na TTY Informática
O MBA em Gestão FInanceira, Controladoria e Auditoria foi uma experiência única e que definitivamente muda toda a visão de trabalho da pessoa. Gostaria de ter feito o programa internacional – Scott College of Business (Indiana State University) – a pelo menos 1 ano atrás para poder ter tido uma vantagem competitiva ainda maior.

Coordenação do Curso

José Luiz Carlos Kugler

Professor e pesquisador da FGV, na qual coordenou e ministrou disciplinas de Data Science em diversos programas (MBM, CEAG, MPGC, MPGI e MBA). Idealizador e coordenador do MBA em Business Analytics & Big Data, bem como do MBA em Transformação Digital da FGV. Pesquisador associado à FGV Analytics; membro suplente do Conselho Curador da Fundação SEADE – Sistema de Análise de Dados do Governo do Estado de São Paulo; e partner na EBS, boutique de investimentos e análise de valor no setor de tecnologia e inovação digital. Dedica-se a estudos e projetos em gestão estratégica, business analytics, modelagem informacional e gestão baseada em evidências. Conduziu projetos e equipes no Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Argentina, Cingapura, Chile, Colômbia, Holanda e Venezuela. Foi Diretor Executivo da CTIS Tecnologia S/A; Diretor Presidente da Optimize Tecnologia Ltda; Latin America Director, Informix Software Corp. (Miami); Diretor Executivo da CPM Sistemas (São Paulo); Director of Professional Services, CPM Systems (Fort Lauderdale); e General Manager, Morgen Trading Company (New York), entre outros. Foi assessor de várias instituições governamentais, incluindo BACEN, CEF, DataPrev, Ministério do Trabalho e Emprego e SSP/SP. Foi professor na University of Pittsburgh (Pennsylvania) e Fordham University (New York). É autor de livros e artigos publicados no Brasil e nos EUA; foi um dos organizadores da edição especial sobre Big Data da Revista de Administração de Empresas da FGV EAESP. É Engenheiro Civil (UFPR), Mestre em Ciências em Administração (COPPEAD-UFRJ) e Ph.D. em Administração de Empresas (University of Pittsburgh).

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA.

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