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MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management com extensão internacional


Goiânia/GOPrevisão: Junho de 2025
Cuiabá/MTPrevisão: Junho de 2025
Eficiência e Inovação na Cadeia de Suprimentos
Aprimore suas habilidades em planejamento, distribuição e operações logísticas. Domine estratégias para otimizar custos, aumentar a produtividade e impulsionar a competitividade no mercado global.

O que é o curso

Desenvolver ações e estratégias para um negócio é uma ação que requer conhecimento
variado e multidisciplinar. Sendo assim, o MBA em Gestão: Logística e Supply Chain
Management proporciona a estudantes o desenvolvimento de várias competências, como
liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a
empresa, com a incorporação dos principais desafios a serem considerados nas agendas dos
atores desse setor, como: economia compartilhada; incorporação de inteligência artificial para
a gestão da cadeia centrada no consumidor; imperativa consideração dos impactos e aspectos
ambientais na cadeia de suprimentos (green supply chain), com a redução da poluição e dos
resíduos, além dos modelos de logística reversa e economia circular (closed loop supply chain);
efetividade operacional, impulsionada pela logística 4.0, com vistas ao zero estoque; sistemas
de apoio à decisão; perspectiva integrada da cadeia de suprimentos; lead time reduzido, e os
centros de distribuição inteligentes.

Para quem é o curso

O MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management é recomendado para
profissionais que:

  • Almejam cargos executivos que demandam experiência profissional e conhecimentos
    na área de logística;
  • Alcançaram um momento na carreira que lhes exige novos níveis de formação
    acadêmica.

O que você vai aprender

Nas aulas presenciais, você terá a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diferentes áreas que participam de outros programas da Fundação Getúlio Vargas. Já nas disciplinas no formato Live, você se conectará com colegas que atuam em áreas relevantes e compartilham o mesmo curso. Essas interações enriquecem o aprendizado e promovem o desenvolvimento de Hard e Soft Skills essenciais para o seu crescimento e sucesso profissional.

Processos logísticos eficientes são extremamente importantes para reduzir custos operacionais,
bem como reduzir prazos e erros de entrega. Dentro do contexto brasileiro, de grande extensão
territorial, isso é ainda mais ampliado. O MBA em Gestão: Logística e Supply Chain
Management auxiliará você no desenvolvimento de competências estratégicas, operacionais
e decisórias, para atividades relacionadas à gestão logística e da cadeia de suprimentos,
sempre com foco na eficiência e na eficácia, além do emprego da tecnologia disponível.

Você vai adquirir:

  • Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
  • Conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor-líder na sua empresa ou
    no seu próprio negócio;
  • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
  • Autoconhecimento de competências comportamentais, com aptidão para elaborar um
    projeto de carreira;
  • Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais
    à formação de líderes;
  • Conhecimentos aprofundados sobre logística e supply chain management.

O que você vai ver nesse curso

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão, visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e pontos fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced Scorecard (BSC), Objectives and Key Results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento de consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e as suas aplicações. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências de gerentes de projetos. Tipologia de organizações para o gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida. Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
TI nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. TD: aspectos essenciais e tendências. TD e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na TD.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para profissionais da gestão. Matemática Financeira aplicada: valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas. Determinação do fluxo de caixa livre para a viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento: valor Presente Líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR); Período Payback Simples (PBS) e Período Payback Descontado (PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno: Capital Asset Pricing Model (CAPM) e Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Estratégias competitivas e da cadeia de suprimentos. Alinhamento estratégico. Tipos de estratégia da cadeia de suprimentos. Obstáculos para o alinhamento estratégico. Prioridades estratégicas em supply chain. Fatores competitivos e objetivos de desempenho. Processos da cadeia de suprimentos e impacto na estratégia: compras, planejamento, estoques e logística. Gestão de desempenho em supply chain. Desempenho da empresa individual versus desempenho da cadeia. Dimensões de desempenho. Modelo de gestão de indicadores. Captura de valor em supply chain management.
Desenvolvimento sustentável: papel das organizações empresariais. Desafios socioambientais e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Triple Bottom Line. Práticas ambientais, sociais e de governança – Environmental, Social and Governance (ESG). Indicadores de sustentabilidade empresarial. Sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos – Supply Chain Management (SCM). Configurações de cadeias de suprimentos sustentáveis. Mecanismos de governança em cadeias de suprimentos sustentáveis. Organizações not-forprofit. Compliance, transparência e reputação na cadeia de suprimentos. Dinâmicas estruturais, tecnológicas e relacionais na cadeia de suprimentos.
Conceitos de Indústria 4.0. Papel das tecnologias, dos sistemas e das funções inseridos no contexto da Indústria 4.0. Flexibilidade e adaptabilidade para o cumprimento de novas especificações. Logística 4.0 e as suas aplicações e implicações na logística inbound e outbound. Conectividade e cadeia de suprimentos inteligentes. Introdução da IoT como base para a criação de novos padrões não explorados de monitoramento e controle na cadeia de suprimentos. IA nos sistemas de distribuição. Aperfeiçoamento do desempenho de frota. Adoção de modais não tradicionais para o atendimento de requisitos de custo, flexibilidade e desafios emergentes de acompanhamento em tempo real.
Aplicação da gestão tributária na empresa. Opções para reduzir o impacto tributário na cadeia de suprimentos. Princípios e normas gerais de tributação. Principais tributos federais, estaduais e municipais nas atividades empresariais. Incidência de tributos na cadeia produtiva e os seus efeitos na operação logística. Regimes especiais de tributação. Incentivos fiscais.
Funções do forecasting. Principais fundamentos e conceitos envolvidos. Abordagens qualitativas e quantitativas. Métodos colaborativos: ECR, CPFR e S&OP. Erros e incertezas. Qualidade das previsões. Medidas de erro em previsões. Modelos de séries temporais. Componentes da demanda. Suavizações exponenciais. Ajustes de tendência e sazonalidade. Modelos de Holt-Winters. Método causal. Variáveis explicativas e análises de correlações. Regressões múltiplas.
Alternativas para o suprimento de insumos e serviços necessários às organizações. Visão estratégica do processo de compra: da requisição ao pagamento. Strategic sourcing: negociações globais e desenvolvimento de fornecedores. Formalização dos contratos de compra. Gestão e desenvolvimento de fornecedores de insumos e de serviços. Indicadores de desempenho. Ações colaborativas na cadeia de suprimento e parcerias com fornecedores. Gestão de ESG em procurement.
Operações de transporte e distribuição na logística integrada. Modais de transporte e a sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga, distância e prazo. Panorama da infraestrutura de transportes no Brasil. Transportadores e operadores logísticos. Roteirização e gestão de frotas. Papel dos centros de distribuição. Indicadores de desempenho aplicáveis a transporte e distribuição.
Globalização e logística internacional. Estruturação de operações logísticas em projetos de exportação. Infraestrutura logística. Competitividade. Contratação de transporte internacional. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Custos logísticos nas operações de comércio exterior.
Função dos estoques. Filosofia Just in Time (JIT). Custos envolvidos com os estoques: fixos e variáveis. Economias de escala. Estoque cíclico. Impacto da incerteza da demanda e dos suprimentos. Nível de serviço e taxa de atendimento. Estoque de segurança. Modelos de otimização. Políticas de revisão de estoque: contínua e periódica. Papel dos centros de distribuição. Estoques centralizados versus descentralizados. Estoque em trânsito.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial. Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

Caique Pereira Almeida
Caique Pereira de Almeida
Ex-Aluno MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management
Ricardo Dias Barbosa
Ricardo Dias Barbosa
Ex-Aluno MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management

Coordenação do Curso

Hélio Arthur Reis Irigaray

Hélio Arthur Irigaray é doutor em Administração Empresas pela EAESP, mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com Bacharelado em Economia pela University of Northern Iowa. Atualmente, além é professor-adjunto sênior da FGV-EBAPE e do programa de Mestrado Internacional da Georgetown University, em Washington - EUA, também coordena programas de MBA da FGV e o Global MBA, em parceria com a Manchester Business School. Editor da Revista cadernos EBAPE.BR, coordenador do Mestrado em Gestão Empresarial e dos MBAs em gestão Comercial, Marketing e Mídias Digitais, além de Marketing e Inteligência dos Negócios Digitais. Trabalhou na Varig - Gerência Geral de Produtos - e na Star Alliance - Gerência Geral de Rentabilidade, Gerência de Projetos. Anteriormente, foi avaliador de risco no ABN, no Rio de Janeiro.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA

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