Corpo Docente

Conheça alguns dos professores com alto nível de qualificação, reconhecimento e contribuição na formação de profissionais e mercados.
Alexandre Pignanelli
Alexandre Pignanelli

Professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Unicamp e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. É Vice-Coordenador do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV-EAESP, área responsável pela difusão e suporte às práticas pedagógicas da escola, e atua diretamente na coordenação do sistema de Garantias de Aprendizagem (Assurance of Learning – AoL). Pesquisador do GVcelog – Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas. Autor de artigos publicados em congressos e periódicos no Brasil, Estados Unidos e Europa, tendo recebido prêmio de Best Paper no IX SIMPOI (2006). Seus temas de interesse incluem logística e cadeias de suprimentos, operações, forecasting, a aplicação de métodos quantitativos à administração e o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem. Antes de dedicar-se à academia desenvolveu uma carreira de 10 anos como consultor de empresas no Brasil e no exterior, em projetos nas áreas de otimização de processos, logística, gestão da qualidade e estratégia de operações em empresas como Caterpillar, Novartis, Bunge, BHP Billiton, Eaton, Linde Gases, FG Wilson e Würth.

Álvaro Luiz Massad Martins
Álvaro Luiz Massad Martins

Doutor e Mestre em Administração de Empresas na linha de Administração, Análise e Tecnologia da Informação pela FGV EAESP. Graduado em Administração de Empresas pela FGV EAESP. Tem mais de 30 anos de experiência no segmento de Tecnologia da Informação, tendo atuado em posições de direção em empresas como: Xerox do Brasil, Embratel, Diveo, Intelbras, Mandriva e Alcatel-Lucent. Atualmente é Diretor Executivo da IT by Insight; além de atuar como professor nos cursos de MBA e Pós-MBA da FGV.

Álvaro Luiz Massad Martins
Álvaro Luiz Massad Martins

Doutor, mestre e graduado em Administração de Empresas pela EAESP – Fundação Getulio Vargas- SP. Tem mais de 30 anos de experiência no segmento de Tecnologia da Informação, tendo atuado em posições de direção em empresas como: Alcatel-Lucent, Mandriva, PCS do Brasil, Intelbras, Diveo, Embratel, Datasites, Xerox e American Express. Atualmente é Diretor Executivo da IT by Insight, empresa de consultoria na área de Tecnologia da Informação, que tem por missão maximizar a performance dos negócios de seus clientes, ajudando-os na jornada em direção à Transformação Digital.

Amaro Silveira Grassi
Coordenador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, onde desenvolve projetos e pesquisas nas áreas de política, mídia e internet. É doutorando em Ciência Política pelo IESP-UERJ e mestre em Sociologia pelo mesmo instituto. Foi repórter e redator do jornal Folha de S.Paulo.
Anderson De Souza Sant’anna
Anderson De Souza Sant’anna

Professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É pós-doutor em Teoria Psicanálitica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Administração, doutor em Arquitetura e Urbanismo, mestre e graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisador produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e membro co-fundador da Associação Lusófona de Administração e Gestão (ALGA). É também pesquisador do Centro de Pesquisas do Trabalho, Saúde e Efetividade Organizacional – CRITEOS (HEC Montreal) e do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Sociedade e Subjetividade – NOSS (CEFET-MG), psicanalista sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) e membro do Instituto Sephora de Estudos de Orientação Lacaniana (UFRJ). Atua como editor associado e membro de conselho de diversas revistas brasileiras no campo da Administração. Foi professor da Fundação Dom Cabral (FDC), tendo como foco de sua experiência as áreas de comportamento organizacional e gestão de pessoas, em particular, nos temas de liderança, desenho organizacional, qualidade de vida no trabalho, carreiras e competências.

André Baptista Barcaui
André Baptista Barcaui

Pós-Doutor em Administração pela FEA/USP, Doutor em Administração pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ e duas graduações: Tecnologia da Informação e Psicologia, com especialização em terapia cognitivo-comportamental. É professor adjunto no departamento de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Project Office Manager da Hewlett-Packard Consulting responsável pela região Latino-Americana e Gerente de Programa e Serviços na IBM. É membro-fundador do Project Management Institute – Chapter Rio de Janeiro, onde concluiu sua certificação em 1999. É certificado master coach pelo Behavioral Coaching Institute. Palestrante internacional e autor de diversos artigos e livros na área gerencial, dos quais se destacam: “Gerente também é Gente” e “PMO – Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na prática” pela Ed.Brasport, “Gerenciamento de Tempo em Projetos” e “Coaching e Mentoring” pela editora FGV Management.

André Bittencourt Do Valle
André Bittencourt Do Valle

Doutor em Engenharia pela UFF, Mestre em Engenharia pela PUC/RJ e Engenheiro pela UFRJ. Trabalhou na ISO como Secretário Técnico do Comitê sobre Office Equipment (ISO/IEC JTC1 SC28) entre 1997 e 2003, na ABNT, como Secretário Técnico do Comitê Brasileiro de Informática entre 1994 e 2003 e na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), como gerente do projeto de implantação da Escola Superior de Redes. Atualmente participa da ABNT/CEE 93 (Gestão de Projetos) e é delegado brasileiro junto ao comitê ISO TC 236 (Project Management). Recebeu em 2015, 2014, 2013, 2011, 2010, 2009, 2008 e 2007 o Prêmio de Professor Destaque do FGV Management, em 2008 o Prêmio de Professor mais representativo do IDE-SP, em 2001 o Prêmio Visa de Comércio Eletrônico e em 2000 o Prêmio iBest. É co-autor dos livros “Sistemas de Informação para Organizações de Saúde”, “Gestão de Projetos”, “E-commerce”, “Fundamentos de Gerenciamento de Projetos”, “Gestão Estratégica de Clínicas e Hospitais”, “MP3 – A revolução do som via Internet” , “Guia de EDI e Comércio Eletrônico”, “Netscape Navigator para Principiantes”, “Internet Explorer para Principiantes”, “Java – Manual de Introdução” e “Internet Quickref”. Foi editor-técnico da revista InternetWorld e colaborador das revistas Computerworld, PC World, Developer’s Magazine, WebGuide, Internet Business e Internet.br.

André Lima Cardoso Miceli
André Lima Cardoso Miceli

Fundador e Diretor Executivo da Infobase (www.infobase.com.br), uma das 50 maiores integradoras de TI do Brasil, segundo o Anuário Informática Hoje e da IInterativa (www.iinterativa.com.br), listada pela revista Webdesign como uma das melhores agências digitais do país.
Autor dos livros Planejamento de Marketing Digital (10 livros mais vendidos de 2015, editora Brasport), UML Aplicada e Estratégia Digital, que ficou quatro meses entre os 10 mais vendidos de internet segundo o site Submarino.
Mestre em Administração, com MBAs em Marketing e Gestão de Negócios todos pelo Ibmec-RJ. Possui os certificados em Gestão, Inovação e Tecnologia do MIT Sloan School of Management e do Programa de Negociação da Harvard Law School. Professor da Fundação Getúlio Vargas nas cadeiras de Gestão de Tecnologia e Modelos de Negócios Digitais.

André Luís Fernandes Limeira
André Luís Fernandes Limeira

Doutorado em Direito, Instituições e Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em curso, Doctor Philosophy in Business Administration pela Florida Christian University (FCU), Mestrado em Contabilidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bacharel em Ciências Contábeis pela Mackenzie Rio. Coordenador acadêmico executivo da FGV do MBA em Gestão Empresarial, do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e do MBA em Finanças Empresariais. Professor do MBA da FGV nas áreas de custos, contabilidade, orçamento, compliance e análise fundamentalista (equity valuation). Autor e Co-autor dos seguintes livros: Gestão Contábil Financeira, ed. FGV; Gestão de Custos, ed. FGV; Contabilidade para Executivos, ed. FGV; A Relação entre Pai e Filho no Processo Sucessório em Empresas Familiares, ed. FGV e Análise de Custos: aplicação da margem de contribuição econômica, ed. Laços. Ex-auditor da Deloitte Touche Thomatsu. Ex-professor concursado da Escola Naval – Marinha do Brasil. Ex-professor da Mackenzie Rio, Estácio de Sá, Faculdades Integradas Anglo Americano e Universidade da Cidade.

Antônio André Neto
Antônio André Neto

Doutor pela COPPE/UFRJ, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, Extensões: Mergers and Acquisitions – The Wharton School, University of Pennsylvania, Negotiation – Harvard University, International Managment – University of California, Engenheiro Mecânico-FEI. Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), Coordenou os MBA`s em Administração de Empresas e Negócios da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Gestão Empresarial do FGV Management. Professor dos programas: FGV Pós ADM, FGV Management e dos cursos Mestrado em Gestão de Empresas, Master in International Management e CEO International. Atuou na alta administração de empresas como; Thyssen, Promon, Grupo Gerdau. É consultor de empresas como; IBM, CPM, Coca-Cola, entre outras. Ministra aulas de: Empreendedorismo e Estruturação de Negócios, Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Marketing Internacional e Negociação. Ministra aulas em Inglês e Espanhol. Co-aultor dos livros: Negociação e Administração de Conflito e Adm. de Clínicas e Hospitais, da Editora FGV.

Antonio Jorge Martins
Antonio Jorge Martins

Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações com Mestrado em Sistemas de Gestão para Sustentabilidade Empresarial. MBA em Engenharia Econômica e Especialização em Finanças Corporativas e Estratégia. Perfil: Visão sistêmica e estratégica na gestão de negócio, liderança na formação de equipes e no processo de inovação empresarial, bem como na atração e retenção de talentos. Coordenador de uma equipe de Diretores e consultores empresariais nas mais diversas áreas empresariais.

Antônio Raimundo Dos Santos

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia das Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em História do Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atuou como Professor nos anos de 1981 a 2006, em Instituições de Ensino Superior, notadamente na PUC-PR. Atualmente é Professor da Fundação Getúlio Vargas, onde ministra disciplinas de: Metodologia da Produção do Conhecimento, Gestão do Conhecimento e de Competências, Ética Empresarial, Responsabilidade Social Corporativa e Modelos de Gestão em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Atua também como Coordenador de Produção Científica do ISAE-FGV de Curitiba, participando do Núcleo de Responsabilidade Social Corporativa. É consultor de empresas e palestrante nas áreas de Desenvolvimento de Competências gerenciais, Gestão do Conhecimento Corporativo e Responsabilidade Social Corporativa pela Consultoria: Cursos e Eventos Kondutta. É Conselheiro e Coordenador do Conselho de Orientação Ética da Copel-PR desde 2004.