Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos
MBA em Gestão: Comercial Exterior e Negócios Internacionais com extensão internacional


Goiânia/GOPrevisão: Maio 2025
Cuiabá/MTPrevisão: Maio 2025
Conectando Mercados, Expandindo Oportunidades!
Domine as estratégias do comércio internacional, logística e negociações globais. Prepare-se para liderar operações e expandir negócios no cenário econômico mundial.

O que é o curso

O programa do MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais foi
desenhado para preparar profissionais para reconhecer os fatores condicionantes do ambiente
do comércio internacional; identificar, estabelecer e implementar estratégias lucrativas de
negócios internacionais; bem como implantar padrões de excelência empresarial nas
organizações com negócios voltados para o mercado externo. O programa também atende à
necessidade de gestores e gestoras de marketing, logística, finanças e recursos humanos de
empresas internacionalizadas no sentido de desenvolver conhecimento e sensibilidade para
negócios internacionais para melhor interagir e entender a estratégia global da organização.

Para quem é o curso

O curso MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais é
recomendado para profissionais que ocupam cargos executivos das áreas de comércio exterior,
marketing, operações, finanças e logística, bem como pessoas empreendedoras de empresas
internacionalizadas ou em processo de internacionalização.

O que você vai aprender

Nas aulas presenciais, você terá a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diferentes áreas que participam de outros programas da Fundação Getúlio Vargas. Já nas disciplinas no formato Live, você se conectará com colegas que atuam em áreas relevantes e compartilham o mesmo curso. Essas interações enriquecem o aprendizado e promovem o desenvolvimento de Hard e Soft Skills essenciais para o seu crescimento e sucesso profissional.

O programa do MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais visa
especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de
conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • Liderar e desenvolver equipes em ambientes multiculturais;
  • Analisar e construir modelos de negócios internacionais;
  • Negociar em ambientes de negócios internacionais;
  • Desenvolver estratégias para posicionar marcas no ambiente internacional;
  • Avaliar instrumentos e mecanismos internacionais para otimizar o custo de capital das
    empresas e mitigar riscos de estrutura de capital.

O que você vai ver nesse curso

Conceito de geopolítica e a sua relação com a administração. Relação entre geopolítica e administração. Noções fundamentais sobre os principais temas e atores da geopolítica atual. Modelos de análise geopolítica: crise reversível da unipolaridade ocidental e multipolaridade. Eventos geopolíticos e o seu impacto na administração. Vieses cognitivos na análise geopolítica. Cenários geopolíticos e o seu uso em estratégia empresarial.
Estratégia empresarial e competitividade. Análises setoriais e do macroambiente internacional de negócios. Resource-Based Theory (RBT). Estratégia internacional.
Teorias de internacionalização de empresas. Modelos e estratégias de entrada no mercado alvo no exterior. Estrutura organizacional competitiva na internacionalização de negócios. Internacionalização: estudo de casos de empresas brasileiras internacionalizadas.
Conceito de capitalismo de stakeholders. Impactos nos negócios. Conceito de ESG. Papel dos investidores. Gestão de riscos. Governança ESG. Cadeia de suprimentos sustentável. Meio ambiente e mudanças climáticas. Socialmente sustentável. Barreiras comerciais. Mercado de carbono, metano e “imposto de carbono”. Impacto nas negociações internacionais.
Ecossistema de empreendedorismo internacional. Cultura empreendedora e inovação. Fontes de financiamento e apoio às startups com atuação nos negócios internacionais. Desenvolvimento de um modelo de negócio em mercado-alvo no exterior.
Ambiente político e econômico atual nas Américas. Ambiente sociocultural. Dimensões culturais de Hofstede dos países americanos. Comportamento nos negócios. Mercado no continente americano. Competitividade. Liberdade econômica. Inovação global. Perfis de investimento.
Competências pessoais e profissionais de um negociador internacional. Aspectos culturais e organizacionais em negociação internacional. Processo de negociações corporativas internacionais. Abordagens negociais em ambientes internacionais para a implementação de um acordo sustentável.
Posicionamento de marca em mercados internacionais. Global branding. Pilares do branding digital. Adaptação da marca em mercados internacionais. Personalidade da marca. Percepção de marca e valor no mercado global. Gestão de branding e de brand equity. Environmental, Social and Governance (ESG) e impacto sobre a percepção e o valor da marca.
Análise do macro e do microambiente de marketing internacional. Segmentação e posicionamento estratégico no mercado-alvo. Desenvolvimento do marketing-mix nos negócios internacionais. Marketing digital nos negócios internacionais.
Competências analíticas essenciais para a gestão. Desafio analítico. Decisões, dados e informação. Escada analítica: classes de problemas a serem resolvidos pelas análises. Ciclo analítico: da coleta à análise de dados. Dados estruturados versus dados não estruturados. Modelagem de informações: matéria-prima para decisões. Princípios de modelagem informacional. Panoramas versus eventos. Bases de dados versus datasets. Modelagem de eventos: a transição para o pensamento analítico. Interpretação e visualização de dados. Análise exploratória de dados. Erros comuns na representação de dados. Recomendações para melhorar a visualização de dados. Tratamento de variáveis. Identificação e tratamento de outliers. Transformações e possíveis melhorias na interpretação de variáveis.
Quarta revolução industrial e importância dos BIS. Revoluções industriais. Digitalização do Comex e da logística internacional. Importância dos BIs. Conceitos de inteligência competitiva. Bases de dados nacionais e internacionais relacionadas ao comércio exterior. Bases de dados internacionais: United Nations Conference on Trade and Development (Unctad); World Trade Organization (WTO); Banco Mundial; Organização das Nações Unidas (ONU). Bases de dados nacionais: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); ComexStat. Construção e análise da evolução e do perfil do comércio exterior brasileiro por meio dos BIs. Compreensão das variáveis que influenciam o setor por meio dos BIs. Fundamentos do setor: oferta versus demanda, utilizações, custos, sazonalidade, entre outros. Efeitos da pandemia. Tomada de decisões apoiadas por BIs.
Ambiente político e econômico atual na Ásia. Ambiente sociocultural. Dimensões culturais de Hofstede dos países asiáticos. Comportamento nos negócios. Mercado nos países asiáticos. Competitividade. Liberdade econômica. Inovação global. Perfis de investimento.
Análise de valor monetário no tempo. Mercados financeiros internacionais. Mercados de derivativos. Planejamento financeiro. Emissões internacionais. Alavancagem e abertura de capital.
Liderança em ambientes multiculturais, integrando processos e pessoas. Desenvolvimento de equipes multiculturais. Gestão da diversidade. Administração de conflitos interculturais.
Sistema administrativo, cambial e fiscal do comércio exterior brasileiros: órgãos e atividades. Estrutura tributária e principais regimes aduaneiros no Brasil. Mercado de câmbio e as suas operações nas exportações e nas importações. Modelos de gerenciamento das atividades operacionais nas exportações e nas importações.
Infraestrutura de transportes voltada para as operações de comércio exterior. Sistema portuário. Sustentabilidade. Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Investimentos portuários. Investimentos ferroviários. Concessões aeroportuárias. Operações logísticas em projetos de comércio exterior. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Custos logísticos na formação dos custos de importação. Multimodalidade e competitividade. Matriz de transportes brasileira. Conectividade do modal aquaviário com a hinterlândia por meio dos diferentes modais. Transporte aéreo de cargas e as suas conexões.
Importância das estratégias competitivas das Cadeias Globais de Valor (CGV). Análise de cenários de competividade globais: ambiente econômico, político, legal e regulatório, bem como infraestrutura. Desenvolvimento do ecossistema de fornecedores globais. CGV impulsionando as organizações, a comunidade e o planeta. Gerenciamento global de inventários e avaliação da estratégia de acordo com ciclo de vida do produto. Estratégias de entrada nos mercados. Total Cost of Ownership (TCO). Estratégias de postponement. Análise e avaliação de cenários para as decisões de make or buy. Estruturação de business case. Desenvolvimento de fornecedores e gestão de contratos internacionais. Oportunidades e riscos associados. Coordenação de redes de suprimentos internacionais. Tomada de decisões apoiadas em informações qualitativas e quantitativas. Gestão do processo. Entendimento de cultura, crenças e aspectos comportamentais.
Ambiente político e econômico atual na Europa. Ambiente sociocultural. Dimensões culturais de Hofstede dos países europeus. Comportamento nos negócios. Mercado no continente europeu. Competitividade. Liberdade econômica. Inovação global. Perfis de investimento.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial. Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

Marina Isabel
Marina Isabel
Ex-Aluna Pós Graduação em Administração de Empresas FGV
Erwin Souza
Erwin Souza
Diretor Executivo | Aluno Módulo COO do C-level FGV
WhatsApp Image 2025-02-07 at 14.07.51
Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas

Coordenação do Curso

Alexandre Pignanelli

Professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Unicamp e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. É Vice-Coordenador do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV-EAESP, área responsável pela difusão e suporte às práticas pedagógicas da escola, e atua diretamente na coordenação do sistema de Garantias de Aprendizagem (Assurance of Learning - AoL). Pesquisador do GVcelog - Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas. Autor de artigos publicados em congressos e periódicos no Brasil, Estados Unidos e Europa, tendo recebido prêmio de Best Paper no IX SIMPOI (2006). Seus temas de interesse incluem logística e cadeias de suprimentos, operações, forecasting, a aplicação de métodos quantitativos à administração e o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem. Antes de dedicar-se à academia desenvolveu uma carreira de 10 anos como consultor de empresas no Brasil e no exterior, em projetos nas áreas de otimização de processos, logística, gestão da qualidade e estratégia de operações em empresas como Caterpillar, Novartis, Bunge, BHP Billiton, Eaton, Linde Gases, FG Wilson e Würth.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA

Receba mais informações sobre o curso

Entraremos em contato para falar sobre projeto, valores e mais conteúdos.

Precisa de mais informações?

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato

Cursos Relacionados

MBA em Gestão Industrial com extensão internacional
MBA em Gestão: Transformação Digital com extensão internacional
MBA em Gestão: Comercial Exterior e Negócios Internacionais com extensão internacional
MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management com extensão internacional
Oratória - Técnicas para falar em público
CEO - Chief Executive Officer
Formação Executiva em Inteligência Artificial para Gestores
Pós-Graduação em Administração de Empresas
Formação Executivos de Valor
MBA em Gestão Comercial com extensão internacional
MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria com extensão internacional
CIO - Chief Information Officer
COO – Chief Operating Officer: Gestão de Operações
CMSO - Chief of Marketing & Sales Officer
Liderando com Analytics
CFO - Chief Financial Officer
CHRO – Chief Human Resources Officer
MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária com extensão internacional
MBA em Gestão: Agronegócios com extensão internacional