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Pós-Graduação em Administração de Empresas

Previsão: 16/06/2025

O que é o curso

Na Pós-graduação em Administração de Empresas, você desenvolverá habilidades para aplicar uma abordagem moderna de gestão em um ambiente corporativo dinâmico. Considerando impactos tecnológicos, sociais e econômicos, o programa aprimora a sua capacidade de análise e de tomada de decisão, gerando valor para a estratégia organizacional.
Abordagem integrada dos processos organizacionais
Com a Pós-graduação em Administração de Empresas, você será capaz de liderar equipes, realizar a autogestão de carreira e aprimorar o pensamento estratégico. Por meio de uma visão sistêmica do mundo dos negócios, conseguirá alinhar as áreas Estratégica, Tática e Operacional de uma organização.

Para quem é o curso

| Graduados em qualquer área de conhecimento que atuam ou desejam atuar na área de Administração.
| Profissionais com interesse em se atualizar ou reingressar no mercado de trabalho.
Pré-requisitos:
| Graduação em qualquer área de conhecimento.

 

O que você vai aprender

Desenvolva competências para auxiliar na implementação das melhores práticas de gestão:
| Analisar negócios e tomar decisões mais embasadas.
| Identificar elementos macro e microeconômicos que afetem a organização
| Elaborar e implementar estratégias eficazes, alinhadas às práticas de ESG, para organizações de diversas naturezas e portes
| Criar um ambiente propício à transformação digital e liderar equipes de trabalho de forma responsável

O que você vai ver nesse curso

Autor: prof. André Limeira, Doutor, UFF. Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Autor: prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Autor: prof. Fabricio Stocker, Doutor, USP. Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Autor: Paulo da Costa Lopes. Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Autor: prof. Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ. Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing
Autora: profª. Ana Christina Celano Teixeira, Doutora, FGV. Origem das organizações, das estruturas e dos processos. Estruturas organizacionais e processos. Criando e gerenciando EPO. Impactos e desafios de EPO. Gestão por processos. Portfólio de serviços. Gerenciamento de mudanças. Governança e maturidade em processos.
Autora: profª. Ana Tereza Spinola, Mestre, FGV. Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Autores: profª. Lorena Veloso, Mestre, European University, e prof. Carlos Freitas, Mestre, UFF. Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Autora: profª. Adriana Bortolin, Mestre, Universidade Católica de Santos. Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

O que nossos ex-alunos falam

Marina Isabel
Marina Isabel
Ex-Aluna Pós Graduação em Administração de Empresas FGV
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Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
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Messias Reis
Sócio fundador e Diretor na Mundo de Projetos
“Olá, eu sou Messias Reis, um profissional de gerenciamento de projetos. A pós-graduação foi um dos caminhos que tracei durante minha jornada, para que hoje, além de atuar na área, eu tenha uma empresa especializada em gerenciamento de projetos. A pós-graduação me deu esse alicerce, pois o gerenciamento de projetos pode ser aplicado em engenharia, TI e em qualquer área dentro da empresa, até mesmo no RH. Hoje, todas as áreas têm projetos e, por isso, a gestão de projetos se faz necessária. Dentro desse conceito, a pós-graduação me deu embasamento para que eu pudesse viver de gerenciamento de projetos e poder compartilhar esse conhecimento com o mercado.”
Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas

Coordenação do Curso

André Luís Fernandes Limeira

Doutorado em Direito, Instituições e Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em curso, Doctor Philosophy in Business Administration pela Florida Christian University (FCU), Mestrado em Contabilidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bacharel em Ciências Contábeis pela Mackenzie Rio. Coordenador acadêmico executivo da FGV do MBA em Gestão Empresarial, do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e do MBA em Finanças Empresariais. Professor do MBA da FGV nas áreas de custos, contabilidade, orçamento, compliance e análise fundamentalista (equity valuation). Autor e Co-autor dos seguintes livros: Gestão Contábil Financeira, ed. FGV; Gestão de Custos, ed. FGV; Contabilidade para Executivos, ed. FGV; A Relação entre Pai e Filho no Processo Sucessório em Empresas Familiares, ed. FGV e Análise de Custos: aplicação da margem de contribuição econômica, ed. Laços. Ex-auditor da Deloitte Touche Thomatsu. Ex-professor concursado da Escola Naval - Marinha do Brasil. Ex-professor da Mackenzie Rio, Estácio de Sá, Faculdades Integradas Anglo Americano e Universidade da Cidade.

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