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MBA em Gestão: Cooperativas de Crédito com extensão internacional


Goiânia/GOPrevisão: Maio 2025
Cuiabá/MTPrevisão: Maio 2025
Liderança e Estratégia no Sistema Cooperativo!
Aprimore suas competências em gestão financeira, governança e inovação no cooperativismo de crédito. Prepare-se para impulsionar o crescimento sustentável e fortalecer o impacto do setor.

O que é o curso

Este MBA tem o objetivo principal de desenvolver nos alunos a compreensão sobre o universo
do cooperativismo e, de forma mais específica, do cooperativismo de crédito, explorando desde
seus aspectos mais elementares, como histórico, características e princípios, até seus tópicos
mais avançados, como os principais desafios enfrentados pelas cooperativas de crédito no
contexto nacional e internacional, especialmente quanto à gestão de seus serviços financeiros.
Compreender este universo traz uma série de ganhos para indivíduos e para organizações. As
cooperativas de crédito têm importância direta em aspectos políticos, econômicos, sociais,
tecnológicos, ambientais e legislativos. São responsáveis pela geração de milhões de empregos
ao redor do globo, possuem valores diretamente alinhados aos Objetivos para o
Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o de crescimento econômico e geração de
empregos, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e podem servir como
alternativa estratégica para a carreira das pessoas. Em sentido amplo, o MBA visa aumentar o
alcance do universo cooperativista para o grande público, por meio da qualidade dos cursos
oferecidos pela Fundação Getulio Vargas, tanto nas disciplinas do módulo de gestão
empresarial, quanto nas disciplinas voltadas especificamente ao sistema cooperativista e ao
cooperativismo de crédito. A divulgação do modelo de negócio cooperativista poderá fomentar
a realização de negócios dentro do ramo crédito.

Para quem é o curso

O MBA em Gestão: Cooperativas de Crédito é recomendado para profissionais que já
atuam em cooperativas do ramo crédito e que visam destacar-se como líderes nestas
organizações nos próximos anos. Como público secundário, profissionais que possuem interesse
em ingressar em cooperativas de crédito, e profissionais que desejam negociar/relacionar-se
com tais cooperativas.

O que você vai aprender

Nas aulas presenciais, você terá a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diferentes áreas que participam de outros programas da Fundação Getúlio Vargas. Já nas disciplinas no formato Live, você se conectará com colegas que atuam em áreas relevantes e compartilham o mesmo curso. Essas interações enriquecem o aprendizado e promovem o desenvolvimento de Hard e Soft Skills essenciais para o seu crescimento e sucesso profissional.

Conheça as principais competências que você desenvolverá ao longo deste curso:

  • Tomar decisão em cooperativas, com base no conhecimento do histórico e da evolução
    do cooperativismo de crédito no mundo e no Brasil;
  • Interpretar os princípios e valores do cooperativismo aplicáveis ao ramo crédito, para
    uma tomada de decisão ética em cooperativas;
  • Relacionar o cooperativismo de crédito com os demais ramos que compõem o sistema
    cooperativista nacional por meio de tomada de decisão centrada na intercooperação;
  • Construir, coletivamente, análises de cenários com base nos números gerais do
    cooperativismo de crédito no mundo e no Brasil;
  • Praticar os conceitos de gestão empresarial, tanto técnicos quanto humanos, aplicáveis
    ao cooperativismo de crédito, com vistas à geração de vantagem competitiva para
    cooperativas;
  • Coordenar tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo de cooperativas de
    crédito, especialmente em seus aspectos de gestão de serviços bancários, bem como
    de relações humanas;
  • Usar os preceitos de ESG para um comportamento de gestão sustentável em
    cooperativas de crédito, seguindo também os preceitos legislativos do setor.

O que você vai ver nesse curso

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Definições de cooperativismo. Síntese histórica do cooperativismo no mundo e no Brasil. Contexto da origem do cooperativismo: a Revolução Industrial na Inglaterra. Sociedade dos probos de Rochdale. Primeiras cooperativas no mundo e no Brasil no século XIX. Surgimento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Lei de Política Nacional de Cooperativismo (Lei nº 5.754, de 16 de dezembro de 1971). Criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Tipos/ramos das cooperativas. Números do cooperativismo no mundo e no Brasil. Princípios e valores do cooperativismo. Pioneiros de Rochdale. Livre e aberta adesão dos sócios. Gestão e controle democrático dos sócios. Participação econômica do sócio. Autonomia e independência. Educação, treinamento e informação. Parceria entre as cooperativas (intercooperação). Interesse pela comunidade. Princípio extraoficial da comunicação. Cinco valores da governança cooperativa expressos no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa: autogestão, senso de justiça, transparência, educação e sustentabilidade.
Desenvolvimento de cooperativas e a sua natureza jurídica. Procedimentos formais para a constituição de cooperativas. Organização do quadro social de cooperativas. Estratégias operacionais e organizacionais do sistema cooperativo. Rotinas e práticas de cooperativas. Definição dos ramos oficiais do cooperativismo no Brasil. Cooperativas agropecuárias. Cooperativas de consumo. Cooperativas de crédito. Cooperativas de infraestrutura. Cooperativas de saúde. Cooperativas de trabalho, produção de bens e serviços. Cooperativas de transporte.
Legislação aplicável ao cooperativismo. Políticas públicas e cooperativismo. 11 características das cooperativas previstas pela Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Direito Cooperativo. Direito Constitucional e sua relação com princípios do cooperativismo. Direito do consumidor aplicável às cooperativas e prevenção de passivos trabalhistas. Direito de Propriedade, proteção de dados e implicações cooperativistas. Direito Societário aplicado às Cooperativas. Direito e relações comerciais internacionais.
Conceitos de ESG e a sua aplicação: dimensões ambiental, social e de governança. Governança cooperativa e responsabilidade social cooperativa. Economia circular. Gestão de riscos socioambientais e econômicos. Gestão da diversidade e inclusão. Mudanças climáticas e transição energética. Cooperação para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Características do cooperativismo em redes. Educação cooperativa e cultura da cooperação. Economia solidária e cooperativismo. Boas práticas de cooperativas em face dos atuais desafios de gestão sustentável.
Cooperativa de crédito. Sistemas cooperativos. Serviços das cooperativas de crédito para pessoas físicas e jurídicas: pix, imóveis, equipamentos, veículos, seguros, pagamentos e recebimentos, open finance, cartões, consórcios, conta corrente, investimentos financeiros e previdência, regularização de dívidas, programas de pontos. Serviços especiais ofertados por cooperativas de crédito ao setor público. Órgão regulador. Sistema Financeiro Nacional. Mercado financeiro.
Principais produtos e serviços financeiros. Fontes de receita da cooperativa. Modelo comercial. Proposta de valor. Gestão comercial. Eficiência na gestão comercial. Fidelização. Novo modelo de negócio virtual. Transformação dos serviços financeiros: open finance, finanças descentralizadas, tokenização da economia, papel do Bacen nessa transformação. Gestão comercial na cooperativa rural e na cooperativa urbana. Como crescer “sem deixar de ser” cooperativa: econômico versus social.
Conceitos e objetivos do crédito. Importância econômica e social do crédito. Inadimplência: situação atual e tendências. Importância da segmentação. Tipos de funding. Taxas de juros: Over Selic, CDI e TJLP. Formação do preço do crédito: conceitos de custo de oportunidade e spread. Riscos dos demonstrativos contábeis. Riscos operacionais. Riscos externos. Riscos do segmento de varejo: micro e pequenas empresas, pessoas físicas. Credit scoring e behaviour scoring. Sinais de créditos problemáticos.
Controladoria e riscos em cooperativas de crédito. Regulações de mercado: Basel II e Normas do Banco Central. Conceito de risco operacional. Gestão de processos e reconhecimento de riscos e controles. Gestão de compliance na governança corporativa. Definição de planos de contingência e continuidade com base em riscos.
Sistema Financeiro Nacional. Formação da taxa de juros: taxa Selic e taxa DI. Tipos de rendimentos: pré, flutuante e pós com juros. Marcação a mercado. Tipos de investimento: renda fixa e renda variável. Principais títulos. Fundos de investimento. Noções preliminares de gestão dos riscos nos investimentos: Liquidez, capital e mercado. Evolução do mercado financeiro. Tendências do mercado financeiro adaptadas às cooperativas de crédito. Conceito de planejador financeiro e a sua aplicabilidade no cooperativismo de crédito.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial. Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

Erwin Souza
Erwin Souza
Diretor Executivo | Aluno Módulo COO do C-level FGV
Sidnei
Vinicius
Engenheiro Agrônomo | Aluno MBA Gestão Agronegócio
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Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas

Coordenação do Curso

Marcello Romani Dias

Com realização de Estágio Doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) na Linha de Pesquisa Estratégia Empresarial, concluiu Pós-Doutorado na Bentley University (USA) e Licenciatura em Filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019-2022). É Mestre em Administração, na Linha de Pesquisa Sustentabilidade Organizacional pela FEI. É especialista (Pós-Graduação) em Governança nos Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA). É Bacharel (Graduação) em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Customer Relationship Management (ESPM). Atualmente cursa Licenciatura em História na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2023-2026). Como educador, é Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental (PPGAMB) da Universidade Positivo (UP). Atua também como professor na Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de Pós-Graduação, MBA, e no formato In Company. Como pesquisador, orienta principalmente pesquisas no âmbito de Mestrado e Doutorado na Universidade Positivo (UP). Tem interesse de pesquisa nas linhas de Estratégia Empresarial, especialmente no tópico de Internacionalização do Ensino Superior, em que orienta projetos de Iniciação Científica financiados pelo Cnpq, e de Sustentabilidade, especialmente no tópico de Negócios Sociais. Participa ativamente dos principais congressos de Administração em âmbito nacional, como os da ANPAD, e internacional, como o Academy of Management Annual Meeting (AOM), além de ter sólida publicação em periódicos científicos da área. Como gestor, é coordenador em programas executivos no âmbito do FGV Management, e sócio na Barbosa e Romani Educação e Assessoria LTDA. Seu trabalho inclui o desenho de cursos presenciais e virtuais, consultoria empresarial centrada na área de planejamento estratégico e liderança, elaboração de conteúdos em apostilas, videoaulas e podcasts, e desenvolvimento de publicações sobre os cursos realizados, por vezes no formato de cases empresariais. Como esportista, é piloto de automobilismo com passagem pelo campeonato da Mercedes-Benz Challenge Brasil (2021), Fórmula 1600 (2019), e competições federadas de kart.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA

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