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MBA em Gestão: Serviços em Saúde Com Extensão Internacional - Cuiabá

Cuiabá/MTPrevisão: 29/11/2024
Construa uma visão inovadora e estratégica na Gestão de Saúde
Desenvolva as competências gerenciais indispensáveis para melhoria constante da qualidade dos serviços oferecidos nos estabelecimentos de assistência à saúde

O que é o curso

O programa do MBA em Gestão: Serviços em Saúde visa especializar profissionais que possuem competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.

Para quem é o curso

O MBA em Gestão: Serviços em Saúde é recomendado para:

• profissionais de nível superior que trabalham ou desejam trabalhar na gestão de organizações de saúde;
• empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar os seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial nesse setor.

Pré-requisitos do curso:

• tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos;
• tempo mínimo de experiência profissional: três anos;
• desejável conhecimento da língua inglesa.

Ter uma maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

A matrícula neste curso pode requerer, como pré-requisitos de formação e de experiência profissional, tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.

O que você vai aprender

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

• oferecer ferramentas para a gestão dos custos da empresa de forma a maximizar seus resultados;
• analisar o mercado de saúde, para enfrentar as transformações frequentes pelas quais o setor passa;
• lidar com incertezas e ambiguidades, bem como com novas e inesperadas situações;
• liderar e trabalhar em equipe, transformando-a em de alto rendimento;
• gerar uma cultura organizacional propicia à inovação, criando soluções inovadoras para atender as necessidades dos clientes na área da Saúde;
• estudar estratégicas empreendedoras na gestão de saúde, que possibilitem aumentar a competitividade das organizações de saúde;
• tomar decisões mais acertadas com base em conhecimento e utilização de tecnologias, ferramentas e técnicas gerenciais contemporâneas;
• interpretar as principais legislações que regem o setor de Saúde;
• identificar padrões elevados de qualidade e segurança do paciente que ofereçam uma excelente jornada ao paciente e seus familiares, primando pela obtenção dos melhores desfechos clínicos;
• disponibilizar os insumos certos, na quantidade certa e no tempo certo, evitando o desperdício;

O que você vai ver nesse curso

  1. Estratégia corporativa e de negócios
  2. Estratégias de marketing
  3. Economia dos negócios
  4. Gestão de projetos
  5. Liderança e gestão de equipes
  6. Transformação digital
  7. Empreendedorismo e gestão da inovação
  8. Finanças corporativas
  9. Jogo de negócios
  10. Análise das demonstrações contábeis
  11. Gestão de custos em saúde
  12. Gestão de serviços em saúde
  13. Aspectos jurídicos e compliance em Saúde
  14. Governança corporativa e sustentabilidade em saúde
  15. Mercado e operadoras de saúde
  16. Supply chain management e logística em organizações de saúde
  17. Qualidade, segurança e experiência do paciente
  18. Gestão de facilities em organizações de saúde
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
Sistemas de custeamento como ferramenta de gestão em empresas na área da saúde. Empresa como sistema de atividades em uma cadeia de valores: gestão e classificação dos custos. Tipos de custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Formação do preço de venda (produtos e serviços) e aplicação de pricing. Métodos de custeio: Variável (Direto), por Absorção e ABC Costing (custeio baseados em atividades). Análise do custo, volume, lucro em empresas no segmento da saúde.
Serviços assistenciais. Gestão do cuidado. Governança clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.
Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Compliance. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica e temas controversos em direito médico. Judicialização da saúde.
Governança corporativa em saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.
Mercado de Saúde Suplementar. Empresa operadora de planos de saúde e odontológicos. Operadora exclusivamente odontológica. Regulação da saúde suplementar. Operadoras e prestadores de serviços: tipos de contratação, custeio, reajuste de preços, sinistralidade e controle das despesas assistenciais. Gerenciamento da rede de prestadores. Verticalização. Modelos de remuneração de prestadores de serviços das operadoras.
Logística integrada e supply chain management. Indicadores de desempenho logístico (KPI). Estratégias das cadeias de suprimentos em saúde. Green supply chain em saúde. Strategic sourcing em saúde. Dispensação de medicamentos e materiais médico hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em saúde.
Governança corporativa em saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.
Gestão de facilities nas organizações de saúde. Infraestrutura física. Serviços de apoio à assistência. Gestão da hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e controle dos serviços de facilities.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

O que nossos ex-alunos falam

Sérgio Scalia
Médico || Coordenador da Regulação Médica da UNIMED Goiânia || Aluno do MBA em Saúde
” Mesmo tendo feito apenas dois módulos até o momento, o impacto prático pelo que já aprendi está sendo um divisor de águas. Estou ansioso pelo que vem por aí e com a certeza de que o ganho técnico e o retorno prático são inestimáveis. O MBA é mais que uma experiência educacional, é mais profundo, pois interfere positivamente nas condutas pessoais e profissionais de maneira cirúrgica. Muda nossa vida para melhor!”

Coordenação do Curso

Maria Laiz Athayde

Doutora e mestre em Administração de Empresas, nas áreas de Produção e Operações Industriais e Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, respectivamente; especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela FGV EAESP; bacharel em Estatística pela USP. Ocupou cargos de liderança em hospitais de São Paulo, como Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Samaritano. Pesquisadora associada do FGVsaúde, atua como professora convidada em faculdades, escolas técnicas e cursos de pós-graduação na FGV In Company e FGV Online.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 12x R$ 2.945,21
  • 18x R$ 2.021,46
  • 24x R$ 1.560,42
  • 30x R$ 1.284,44

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 12x R$ 2.503,42
  • 18x R$ 1.718,24
  • 24x R$ 1.326,35
  • 30x R$ 1.091,78

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 12x R$ 2.444,52
  • 18x R$ 1.677,82
  • 24x R$ 1.295,15
  • 30x R$ 1.066,09

 

*Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista. 

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