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MBA Executivo em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias
Do Projeto à Execução com Excelência!
Desenvolva uma visão estratégica do setor imobiliário, domine as melhores práticas de gestão e incorporação e lidere projetos com inovação e alta performance no mercado da construção.

O que é o curso

O MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias
tem como objetivo suprir a necessidade de capacitação gerencial dos executivos que atuam
direta ou indiretamente no processo de desenvolvimento imobiliário, capacitando-os para
atuarem como gestores. Além disso, busca-se oferecer uma visão completa das diversas
etapas do ciclo de desenvolvimento.

Para quem é o curso

O MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias tem
como público-alvo os profissionais que atuam no segmento de incorporação e construção
imobiliária e reconhecem a importância de adotar uma visão estratégica em todas as etapas
do desenvolvimento imobiliário. Dessa forma, poderão desempenhar melhor as suas funções.
Entre os profissionais citados, podemos destacar:

  • Incorporadores ou profissionais que atuam em empresas de desenvolvimento imobiliário;
  • Investidores que desejam conhecer melhor o processo de desenvolvimento imobiliário;
  • Empresas ou profissionais de empresas prestadoras de serviços para o segmento,
    tais como imobiliárias, construtoras, agentes financeiros, engenheiros, arquitetos,
    advogados, projetistas, consultores, entre outros.

O que você vai aprender

O conteúdo do curso inclui desde fundamentos básicos para a gestão de negócios (ex.:
contabilidade, finanças, marketing, economia e estratégia) até as etapas-chave do
desenvolvimento de empreendimentos imobiliários (ex.: análise de mercado, concepção,
viabilidade, estruturação financeira, definição do produto, planejamento, projeto, construção
e vendas), passando por tópicos específicos de áreas afins (ex.: aspectos jurídicos e tributários,
responsabilidade socioambiental e governança) e pelo desenvolvimento de habilidades
gerenciais (ex.: liderança e gestão de equipes bem como gestão de projetos).

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • Aplicar as melhores práticas de desenvolvimento imobiliário utilizada no mercado;
  • Implementar os principais elementos do planejamento jurídico societário, tributário e
    contratual para negócios imobiliários;
  • Identificar oportunidades de negócios nos diferentes segmentos do mercado de real
    estate, considerando o funcionamento e a dinâmica dos investimentos no Brasil e no
    mundo;
  • Desenvolver uma visão integrada do ecossistema de negócios no setor de real estate,
    alinhando os objetivos organizacionais às metas de cada empreendimento;
  • Compreender os conceitos de sustentabilidade empresarial e ESG no contexto do
    segmento de real estate;
  • Analisar as especificidades de cada nicho, com base nas características e peculiaridades dos diferentes produtos imobiliários, a fim de compreender o seu real potencial de negócio;
  • Avaliar os ciclos do mercado imobiliário para identificar o momento ideal de entrada e saída de investimentos, visando a maximização do retorno e minimização de riscos;
  • Aplicar os fundamentos das estratégias de marketing nos negócios imobiliários, contemplando todos os seus diversos segmentos de mercado;
  • Analisar a viabilidade econômico-financeira de uma incorporação imobiliária.

O que você vai ver nesse curso

  1. Fundamentos de Incorporação Imobiliária 
  2. Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções Imobiliárias 
  3. Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários 
  4. Matemática Financeira
  5. Financiamento e Investimento em Projetos Imobiliários 
  6. Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias 
  7. Negociação e Administração de Conflitos
  8. Gestão Estratégica 
  9. Marketing Imobiliário 
  10. Economia Empresarial 
  11. Vendas Imobiliárias, Canais de Vendas e Trade Marketing 
  12. Desenvolvimento de Carreira 
  13. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento 
  14. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  15. Coordenação e Desenvolvimento de Projetos de Edificações 
  16. Orçamento e Planejamento de Custos de Edificações
  17. Contabilidade da Construção Civil e Atividade Imobiliária 
  18. Gestão de Operações e Obras

 

Conceitos e definições do desenvolvimento imobiliário. Histórico do mercado de incorporação imobiliária no Brasil. Incorporador versus construtor: diferenças e convergências. Macroetapas da estruturação imobiliária. Formas de aquisição de ativos e os seus impactos na viabilidade do projeto. Principais fatores de risco e indicadores de sucesso de um projeto de desenvolvimento imobiliário. Precificação e comercialização de produtos imobiliários.
Lei nº 4.591/64 – Lei de Incorporação. Planejamento jurídico societário. Contratos de construção e de compra e venda. Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 10.931/04 – Patrimônio de Afetação. Responsabilidades dos empreendedores. Compliance imobiliário. Masc – Métodos alternativos de solução de conflitos.
Os investimentos no mercado de real estate no Brasil e no mundo. Principais operações de real estate no Brasil, além do residencial. Agentes do mercado financeiro e de capitais para captação de recursos para o setor de real estate. Securitização e Certificado de recebíveis imobiliários. Fundos de investimentos aplicáveis para captação de recursos para o setor. Demais captações de recursos para projetos de real estate.
Evolução dos sistemas de crédito imobiliário brasileiro. Comparativo do crédito imobiliário do Brasil com outros países. Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Histórico dos programas de Habitação de Interesse Social (HIS). Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Financiamento à produção. Sistemas de amortização, Tabela Price e SAC.
Planejamento estratégico no contexto do setor de real estate. Conceitos, evolução e aplicações da estratégia. Pensamento estratégico no contexto da governança. Complexidade da indústria do setor de real estate. Fundamentos estratégicos. Modelos de gestão. Aspectos internos e externos à estratégia organizacional em real estate. Ferramentas de gestão e monitoramento da estratégia.
ESG – Environmental, social and corporate governance. Contexto, trajetória e evolução de temas de ESG no Brasil e no mundo. ESG e criação de valor compartilhado a longo prazo. Liderança e integração da sustentabilidade na estratégia empresarial. Indução de investimentos sustentáveis em real estate.
Tipos de projetos de base imobiliária. Análise do comportamento de mercado para inserção de negócios diversificados. Tecnologia e o mapeamento de tendências. Desafios, inovações e sustentabilidade no desenvolvimento imobiliário. Perfil de funding segmentado por tipos de projetos de base imobiliária. Avaliação de riscos em negócios de base imobiliária.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e as suas aplicações. Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos da inteligência imobiliária. Verticais de análise e monitoramento de mercado. Ciclos do mercado imobiliário. Pesquisa de mercado para desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Mapeamento de regiões atrativas. Vocação imobiliária e área de influência do projeto. Análise de demanda, oferta e potencial de mercado. Absorção de mercado e validação de produto.
Fundamentos e planejamento estratégico de marketing aplicados ao mercado imobiliário. Gestão de stakeholders e fornecedores. Marketing institucional e ferramentas de branding para posicionamento de empresas de desenvolvimento imobiliário. Marketing digital. Comportamento do consumidor imobiliário e a importância da CX (Customer experience). Desenvolvimento de produtos imobiliários. Gestão integrada de marketing e vendas imobiliárias. Data driven marketing.
Fundamentos da gestão comercial no mercado imobiliário. Planejamento estratégico de vendas imobiliárias. Precificação e tabela de vendas. Técnicas de vendas e negociação. Gestão de equipes de vendas. Indicadores de performance (KPIs) em vendas imobiliárias. Gestão de canais de vendas. Terceirização de vendas. Ações de trade marketing.
Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Indicadores de eficiência do projeto. Indicadores da viabilidade econômico-financeira. Cenários com estudos estáticos e dinâmicos.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida. Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
Ciclo dos projetos de edificações. Aprovações de projetos e o licenciamento da obra. Coordenação e desenvolvimento dos projetos. BIM – Building information modeling. Tendências e inovações em projetos. Requisitos de sustentabilidade em projetos de edificações.
Pré-construção. Memorial de incorporação e estimativa de custos de construção, conforme a NBR 12.721. Planejamento físico de empreendimentos. Orçamento paramétrico, preliminar e executivo. Análise crítica do orçamento da obra. BIM 5D. Elaboração do cronograma físico-financeiro e do fluxo de caixa. Interferência da produtividade no planejamento e controle de custos.
Gestão contábil e financeira em empreendimentos imobiliários. Elaboração das demonstrações contábeis para o setor imobiliário. Regimes tributários no setor imobiliário. Legislação contábil e tributária aplicada ao setor imobiliário. Análise econômico-financeira e indicadores de desempenho. A importância do compliance e da gestão de riscos contábeis e tributários.
Princípios e fundamentos da gestão de obras. Racionalização e industrialização da construção. Lean construction. Planejamento e logística do canteiro de obras. Planejamento e gestão de contratos e aquisições. Gestão de empreiteiros. Normas e sistemas integrados de gestão. ESG e sustentabilidade no canteiro. Indicadores de desempenho e ferramentas da qualidade. Desenvolvimento tecnológico e inovação na construção civil.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial. Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

Gustavo Risério
Gustavo Risério
Aluno: MBA Blended em Gestão Empresarial
Erwin Souza
Erwin Souza
Diretor Executivo | Aluno Módulo COO do C-level FGV
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Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
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Oscar Rosa Júnior
Bancário - Banco Safra em Campo Grande (MS)
O que mais me marcou durante a viagem foi participar como verdadeiro aluno da Indiana State University. Assistimos aulas, conhecemos a universidade, recebemos certificado, com todo o suporte necessário, incluindo tradução. A vivência foi muito positiva. Além disso, as visitas in loco como em uma empresa de marketing e na bolsa de valores em Chicago, me levaram a ampliar o conhecimento sobre o mercado no exterior, conhecer mais sobre a economia de outro país, conversar com empresários locais e participar de novas experiências. O que de alguma forma refletirá positivamente em minha vida profissional.

Coordenação do Curso

Fabricio Stocker

Foi pesquisador de pós-doutorado da FGV/EBAPE. PhD in Management pela Erasmus University Rotterdam. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Foi pesquisador visitante na University of Amsterdam e na Rotterdam School of Management. Mestre em Administração pela UFPR e MBA pela FGV e London Business School.

Coordenador da Graduação em Administração da FGV EBAPE e Coordenador Acadêmico da Pós-Graduação e MBA ESG da FGV Educação Executiva.

Possui experiência profissional na Agroindústria, Tecnologia & Inovação, Indústria Farmacêutica e RH. Atuou pela UNICEF, ONU e AIESEC em projetos sociais e humanitários na América do Sul, África e Oriente Médio.

Como pesquisador, é autor de publicações sobre Estratégia, Stakeholder Management, ESG e temas correlatos, tendo recebido prêmios por melhor pesquisa pela ABRH, EnAnpad e SemeAd/USP. Professor nas áreas de economia, gestão e sustentabilidade.

Atua como Editor Adjunto do Cadernos EBAPE.BR e consultor especializado em ESG e relatórios de sustentabilidade pelo GRI - Global Reporting Initiative.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA

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