Formação Executiva em Mercado da Longevidade
Conheça o potencial e as oportunidades de mercado da Economia da Longevidade

O que é o curso?

Os consumidores seniores são o mercado que mais cresce atualmente, já que a pirâmide etária no Brasil se inverteu – os 50+ representam 25% da população e movimentam R$1,8 trilhão/ano, um mercado chamado de oceano prateado. Tem uma alta demanda desatendida e características culturais, comportamentais, emocionais e físico-cognitivas bastante específicas. Assim, executivos e empreendedores de todos os segmentos precisam desenvolver ofertas e comunicação adequadas a eles, inseri-los nas agendas de diversidade organizacional (empresas age-ready) e adequar políticas públicas/setoriais para o segmento. Com quatro módulos complementares e independentes sob o arco Mercado da Longevidade, o curso oferece uma abordagem multissetorial e integra aprendizados mercadológicos e comportamentais com a ideação de soluções concretas, em diversos setores de negócio, que podem oferecer cruzamento de ideias e gerar parcerias inovadoras entre os alunos.

Para quem é o curso?

O curso Formação Executiva em Mercado da Longevidade é indicado para profissionais de comunicaçãopublicidade, marketing, business intelligence, RH e gestão comercial, de analistas a diretores; jornalistas e influenciadores digitais; empreendedores; empresários de saúde, estética, fitness e bem-estar; consultores e pesquisadores. 

O que você vai aprender?

Você irá:

  • conhecer o potencial e as oportunidades de mercado da Economia da Longevidade;
  • desenvolver negócios (produtos/serviços) adequados ao público maduro conforme sua tipologia;
  • estabelecer relacionamentos adequados ao público maduro, conforme sua tipologia;
  • fortalecer o networking nesse segmento e
  • captar recursos nesse segmento, inserindo sua organização (empresa/governo/negócio social) no crescente ecossistema de inovação do oceano prateado.

O que você vai ver nesse curso

Oceano Prateado – Introdução ao Mercado da Longevidade

Módulo 1: Panorama geral

  • Tendências e demografia brasileira e global
  • Estatuto do Idoso e Reforma da Previdência – mudanças
  • Valorização e proteção do idoso: datas comemorativas, ODS10 da ONU e OMS
  • Oceano prateado e potencial da economia da longevidade

Módulo 2: Um novo mindset etário

  • Busca da longevidade, da imortalidade e seus impactos socioambientais
  • Ressignificando o conceito de 3ª idade e velhice
  • Reação ao ageísmo (velhismo) e os vieses inconscientes etários
  • Ativismo sênior
  • As múltiplas carreiras e o envelhecimento ativo

Módulo 3: Inteligência de mercado

  • Mapeando as fontes de conhecimento sobre tendências e comportamento do consumidor maduro – consultorias especializadas – estudos; comportamentais/setoriais; negócios de impacto social; iniciativas empresariais; eventos especializados; literatura de referência; portais online e produtores de conteúdo
  • Perfil comportamental e mudanças físico-cognitivas do segmento maduro
  • Complexidade da segmentação (gênero, faixa etária, classe, LGBTQ+, sem filhos)

Módulo 4: Trabalho prático

  • Transformando dados em práticas: mapeamento de oportunidades de negócio em diferentes setores de mercado + apresentações

Inovação e Marketing para o Mercado Sênior

Módulo 1: Perfil e segmentação Millennials x Maduros – consumidor do futuro Importância e tamanho do mercado da longevidade Autoimagem e demandas do consumidor maduro Segmentação, personas e diversidade de subsegmentos Módulo 2: Comunicação e relacionamento Comunicação para o mercado da longevidade – uma nova semântica e estética Trade marketing – adaptação do varejo ao consumidor maduro Influenciadores digitais sêniores e comunidades virtuais Jornada do cliente prateado Comportamento e consumo de mídia e tecnologia dos maduros Módulo 3: Inovação prateada Seniortech – inovação e tecnologia focada no mercado maduro (healthtech, gerontotech e genentech) Marketplaces virtuais, portais e apps especializados Selos, certificações e premiações do mercado maduro Mercado maduro como oportunidade de responsabilidade social e marketing institucional Módulo 4: Trabalho aplicado Trabalho aplicado: ideação de oferta (produto/serviço) para o consumidor prateado, incluindo planejamento de comunicação + apresentações

Desenvolvimento de Serviços para o Consumidor Prateado

Módulo 1: Envelhecimento ativo Conceito de envelhecimento ativo: o novo velho e sua socialização Serviços para o mercado da longevidade Tipologia e segmentação dos clientes e suas necessidades Mente sadia: turismo, cultura e entretenimento para o mercado prateado Cuidados especiais e adaptação na comunicação, design e arquitetura nestes setores Módulo 2: Idosos independentes Mobilidade, autonomia e segurança para os idosos com ajuda da tecnologia Conceito Aging in Place e suas implicações Habitação sênior: prestação de serviços e estruturação dos empreendimentos Sensibilização e capacitação dos colaboradores para atender o mercado prateado Módulo 3: Bem-estar maduro Economia do cuidado: conceito, gestão de serviços terceirizados e parceiros externos Corpo sadio: mercado de fitness e wellness prateado Amor e sexualidade na 3ª idade – um mercado inexplorado Módulo 4: Trabalho Aplicado Trabalho prático: escolha de um setor e proposta de adaptação ou criação de um serviço para o mercado sênior Apresentação do resultado e ciclo de reflexão

Empresas Age-Ready e Empreendedorismo Sênior

Módulo 1: Inclusão sênior e responsabilidade social Mercado de trabalho 50+: perspectivas do Brasil e globais Conceito de “anticarreira” e estereótipo da obsolescência profissional do idoso Processos de recrutamento sem vieses etários, na era da automação do RH ?Módulo 2: Capacitação e empreendedorismo maduro Novos formatos de empregabilidade – trabalho remoto, equipes “Lego” Empreendedorismo maduro – digitalização do idoso, coworks e fomento financeiro Lifelong Learning: espaços e serviços de aprendizagem continuada para a 3a. idade Módulo 3: Nova fronteira da diversidade empresarial Organizações “age-ready” - adaptadas às necessidades dos colaboradores 50+ Intergeracionalidade nas agendas de diversidade e inclusão empresariais Alinhamento ao ODS 10/ONU Norma ISO/TC314 Módulo 4: Trabalho prático Criação de proposta prática de política de RH ou ideação de oferta (produto/serviço) + Apresentações.

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O que nossos ex-alunos falam

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Coordenação do Curso

Patricia Ricceli Galante de Sá

Pós-Graduada em Economics for Transition pelo Schumacher College/Inglaterra (2015), Mestre em Administração pela FGV/EBAPE (2002) e Bacharel em Comunicação Social/ Relações Públicas pela FACHA - Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (1985). Dissertação aprovada sobre Difusão de Inovações/lançamento dos Transgênicos no Brasil. Especialista em Sustentabilidade, Economia para Transição e Reputação Corporativa, após uma carreira de 15 anos no setor privado trabalhando com empresas como Natura, Disney, Louis Vuitton, Sheraton e TAM.

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