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MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria Com Extensão Internacional - Semipresencial

TodasPrevisão: Outubro
Desenvolvendo habilidade financeiras estratégicas
Transforme o plano estratégico em medidas táticas e operacionais e gere valor para o negócio

O que é o curso

O MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria proporciona ao aluno o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa, além de oferecer aos participantes conhecimento nas áreas de Contabilidade, Finanças e Governança Corporativa. O curso prepara profissionais para trabalhar em empresas pequenas, médias ou grandes.

Para quem é o curso

O MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria é recomendado para profissional sênior que deseja desenvolver habilidades decisórias na área financeira ou contábil, ampliando a sua visão sistêmica, e profissional da área de TI que trabalha com módulos financeiros ou contábeis e quer prestar serviços melhores aos seus clientes.

O que você vai aprender

  • visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
  • conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no seu próprio negócio;
  • capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
  • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
  • visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder, e competências nas áreas de finanças, contabilidade gerencial e societária que permitem transformar o plano estratégico da empresa em medidas táticas e operacionais que geram valor.

O que você vai ver nesse curso

  1. Estratégia corporativa e de negócios
  2. Estratégias de marketing
  3. Economia dos negócios
  4. Gestão de projetos
  5. Liderança e gestão de equipes
  6. Transformação digital
  7. Empreendedorismo e gestão da inovação
  8. Finanças corporativas
  9. Jogo de negócios
  10. Contabilidade e análise das demonstrações contábeis
  11. Gestão de custos
  12. Orçamento e controle
  13. Controladoria
  14. Gestão de capital de giro
  15. Avaliação de empresas
  16. Gestão de tributos
  17. Auditoria das demonstrações contábeis
  18. Governança corporativa
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Contabilidade e sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.
Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável, sistema de custeio por absorção e sistema de custeio baseado em atividades [ABC]. Formação de preços baseada em custos.
Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.
Indicadores e sistemas de controle gerencial. Controle gerencial. Impacto das estruturas empresariais no controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e a orçada.
Gestão de capital de giro. Estratégias de financiamento e de investimentos em capital de giro. Gestão de disponíveis. Gestão de recebíveis. Gestão de estoques. Gestão de compras.
Conceito de valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, fusões e aquisições.
Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação: real, presumido e Simples Nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição social sobre o lucro líquido, PIS e Cofins.
Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes
Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Teoria dos stakeholders; responsabilidade social e reparação social; sustentabilidade corporativa e ética nas relações com stakeholders. Dilemas éticos no processo decisório. Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Boas práticas de governança e geração de valor.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

O que nossos ex-alunos falam

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Antonio Mário Thurler
Executivo na TTY Informática
O MBA em Gestão FInanceira, Controladoria e Auditoria foi uma experiência única e que definitivamente muda toda a visão de trabalho da pessoa. Gostaria de ter feito o programa internacional – Scott College of Business (Indiana State University) – a pelo menos 1 ano atrás para poder ter tido uma vantagem competitiva ainda maior.

Coordenação do Curso

Ilda Maria Almeida Spritzer

Doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPE (2002), Mestrado em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPEAD (1986), Especialização em risco de crédito no JP Morgan-CHASE (1982), e Graduação em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas - EBAPE (1980). Experiência acadêmica: coordenador acadêmico e professor da Fundação Getúlio Vargas na área de administração financeira, professor associado no departamento de ensino superior do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Experiência profissional: Executiva em instituições financeiras nacionais e internacionais, nas áreas de risco de crédito e controladoria. Projetos de pesquisa: Inovação tecnológica, educação financeira e Revisor de projeto em Agência de Fomento. Prêmio Administradora - CRA/RJ.

Investimento

Investimento sem desconto:

 

12x R$ 2.945,21

18x R$ 2.021,46

24x R$ 1.560,42

30x R$ 1.284,44

 

Investimento com 15% de desconto:

 

12x R$ 2.503,42

18x R$ 1.718,24

24x R$ 1.326,35

30x R$ 1.091,78

 

Investimento com 17% de desconto:

 

12x R$ 2.444,52

18x R$ 1.677,82

24x R$ 1.295,15

30x R$ 1.066,09

 

* Consulte opções de investimento com desconto para ex alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

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Entraremos em contato para falar sobre projeto, valores e mais conteúdos.

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