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Pós-Graduação em Gestão Financeira
Agregando valor e sustentando o crescimento dos negócios
Amplie o índice de sucesso nas tomadas de decisão visando a sustentabilidade do negócio.

O que é o curso

O curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas visa a instrumentalização do/a
participante com as modernas ferramentas gerenciais para resolver os desafios contemporâneos que
as organizações e carreiras enfrentam, como os novos arranjos econômicos e da força de trabalho,
as novas tecnologias e a globalização. É composto de 10 disciplinas on-line e 1 disciplina blended,
realizadas uma a uma, com quatro semanas de duração e cursadas totalmente a distância, e de um
Seminário Presencial de Encerramento, previsto para ocorrer na sede e nas unidades próprias
existentes nas cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte e de Brasília. A sua duração
é de, aproximadamente, 11 meses.

Para quem é o curso

O programa é destinado a profissionais de qualquer área de atuação, que desejam empreender,
atuar ou avançar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no
mercado. Sendo assim, destina-se a:

  • Recém-graduados/as à procura de formação complementar indispensável para
    empregabilidade no mercado de trabalho atual;
  • Profissionais da área de administração ou empreendedores/as sem experiência gerencial e
    que precisam aliar teoria e prática;
  • Profissionais de outras áreas de formação que aspiram a uma formação robusta em gestão
  • Profissionais que estão retornando ao mercado de trabalho e desejam se atualizar.

*Pré-requisito: para ser aluno da Pós FGV Online é necessário ter formação superior completa em cursos de Tecnólogo, Bacharelado ou Licenciatura.

O que você vai aprender

Objetivos específicos

  • Desenvolver habilidades de liderança de pessoas e equipes;
  • Analisar padrões e identificar as melhores decisões para os negócios
  • Identificar tendências de mercado.
  • Liderar equipes;
  • Fazer a autogestão de carreira;
  • Analisar os negócios holisticamente
  • Tomar decisões mais acertadas e efetivas.

O que você vai ver nesse curso

  • Análise das Demonstrações Contábeis
  • Controladoria
  • Corporate Finance
  • Economia dos Negócios
  • FGV Enterprise Competition
  • Gestão de Custos
  • Governança Corporativa
  • Gestão de Tributos
  • Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance
  • Orçamento e Controle
  • Valuation
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
TI nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. TD: aspectos essenciais e tendências. TD e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
Estratégias de segmentação e comportamento dos/as consumidores/as individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os/as clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida. Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Origem das organizações, das estruturas e dos processos. Estruturas organizacionais e processos. Criando e gerenciando EPO. Impactos e desafios de EPO. Gestão por processos. Portfólio de serviços. Gerenciamento de mudanças. Governança e maturidade em processos.
Aperfeiçoar as competências específicas que garantam a polivalência profissional nos novos mercados, a convivência participativa, a iniciativa, a liderança e a criatividade dos/as estudantes dos cursos de Pós-Graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV Online).

O que nossos ex-alunos falam

Marina Isabel
Marina Isabel
Ex-Aluna Pós Graduação em Administração de Empresas FGV
Sidnei
Vinicius
Engenheiro Agrônomo | Aluno MBA Gestão Agronegócio
WhatsApp Image 2025-02-07 at 14.07.51
Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas

Coordenação do Curso

João Paulo Franco de Abreu

João Paulo Abreu é Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC -RJ com enfase em Finanças: Avaliação de Empresas e Opções Reais. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós graduado em Engenharia Legal, Perícias e Avaliações na PUC-Rio. Engenheiro Mecânico pela PUC-Rio. Foi Analista de Investimentos na NSG CAPITAL especializado em avaliação de empresas e ativos e Diretor Financeiro da Baldoni Produtos Naturais. Trabalhou como engenheiro na Shell na área de planejamento de distribuição nacional e internacional de lubrificantes como Deployment Planner. Trabalhou como engenheiro na GE Aviation - General Electric no RTCoE (Repair Technical Center of Excellence), área de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para desenvolvimento de reparos em motores a jato como Development Engineer. Com larga experiência em engenharia de produção na indústria metalúrgica e construção civil. Atualmente trabalha como Perito de engenharia no TJSP, empresário no ramo de reciclagem, professor e coordenador da FGV, consultor e gestor de investimentos no ramo imobiliário

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 1x R$ 19.600,00
  • 12x R$ 1.724,19
  • 18x R$ 1.183,41
  • 24x R$ 913,51
  • 30x R$ 751,94

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 1x R$ 16.268,00
  • 12x R$ 1.431,08
  • 18x R$ 982,23
  • 24x R$ 758,21
  • 30x R$ 624,11

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço da Pós-Graduação

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