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Pós-Graduação em Gestão Financeira

Previsão: 16/06/2025

O que é o curso

O curso de Pós-Graduação em Gestão Financeira visa ao desenvolvimento de competências técnicas orientadas à eficiência no planejamento, na execução e no controle das finanças de uma organização e instrumentaliza o/a participante com ferramentas, e técnicas financeiras capazes de contribuir para a eficiência do desempenho e competitividade das organizações.

É composto de 10 disciplinas on-line e 1 disciplina blended (semipresencial), realizadas uma a uma, com quatro semanas de duração e cursadas totalmente a distância, e de um Seminário Híbrido de Encerramento, previsto para ocorrer na sede e nas unidades próprias existentes nas cidades de Belo Horizonte, de Brasília, de Campinas, do Rio de Janeiro e de São Paulo conforme a escolha do aluno durante o curso. A sua duração é de, aproximadamente, 11 meses.

Para quem é o curso

Pós-Graduação em Gestão Financeira é recomendada para:

  • graduados e recém-graduados que desejam qualificação e aprofundamento na área de finanças e
  • profissionais que atuam ou desejam atuar no setor de financeiros e contábeis, ou tenham interesse em desenvolver técnicas para aplicação em seus próprios negócios.

Pré-requisitos do curso:
Formação superior completa em cursos de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.

O que você vai aprender

Você irá desenvolver competências para:
  • planejar, executar e controlar as finanças de uma organização e
  • utilizar ferramentas de análise contábil e financeira que aumentam o índice de sucesso nas tomadas de decisão visando à sustentabilidade do negócio.

O que você vai ver nesse curso

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
TI nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. TD: aspectos essenciais e tendências. TD e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
Estratégias de segmentação e comportamento dos/as consumidores/as individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os/as clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida. Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Origem das organizações, das estruturas e dos processos. Estruturas organizacionais e processos. Criando e gerenciando EPO. Impactos e desafios de EPO. Gestão por processos. Portfólio de serviços. Gerenciamento de mudanças. Governança e maturidade em processos.
Aperfeiçoar as competências específicas que garantam a polivalência profissional nos novos mercados, a convivência participativa, a iniciativa, a liderança e a criatividade dos/as estudantes dos cursos de Pós-Graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV Online).

O que nossos ex-alunos falam

Marina Isabel
Marina Isabel
Ex-Aluna Pós Graduação em Administração de Empresas FGV
Sidnei
Vinicius
Engenheiro Agrônomo | Aluno MBA Gestão Agronegócio
WhatsApp Image 2025-02-07 at 14.07.51
Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas

Coordenação do Curso

João Paulo Franco de Abreu

João Paulo Abreu é Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC -RJ com enfase em Finanças: Avaliação de Empresas e Opções Reais. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós graduado em Engenharia Legal, Perícias e Avaliações na PUC-Rio. Engenheiro Mecânico pela PUC-Rio. Foi Analista de Investimentos na NSG CAPITAL especializado em avaliação de empresas e ativos e Diretor Financeiro da Baldoni Produtos Naturais. Trabalhou como engenheiro na Shell na área de planejamento de distribuição nacional e internacional de lubrificantes como Deployment Planner. Trabalhou como engenheiro na GE Aviation - General Electric no RTCoE (Repair Technical Center of Excellence), área de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para desenvolvimento de reparos em motores a jato como Development Engineer. Com larga experiência em engenharia de produção na indústria metalúrgica e construção civil. Atualmente trabalha como Perito de engenharia no TJSP, empresário no ramo de reciclagem, professor e coordenador da FGV, consultor e gestor de investimentos no ramo imobiliário

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