Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos
MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
Decisões Inteligentes para Resultados Sustentáveis!
Apresenta uma visão global e integrada das atividades empresariais, proporcionando criação de valor para as empresas e a carreira dos participantes.

O que é o curso

O MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios tem por missão desenvolver uma visão global e integrada das atividades empresariais e foca na criação de valor para a companhia. O objetivo principal do curso é preparar nossos alunos para assumir posições de destaque na direção das empresas ou para criarem seus próprios negócios. Para isso, apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos administrativos relevantes e acima de tudo, busca motivar os alunos a serem líderes empreendedores.

Para quem é o curso

Recomendado para profissionais que querem ascender aos níveis estratégicos das organizações e já contam com experiência profissional relevante. São pessoas curiosas, que gostam de compartilhar experiências e não têm medo de desafios. Por meio do conhecimento adquirido, podem receber o estímulo necessário para criar as próprias empresas.

O que você vai aprender

O programa do MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios visa especializar
profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos,
habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • Identificar, implantar e utilizar tecnologias para aumentar a eficiência operacional e
    conquistar mercados;
  • Identificar oportunidades de novos negócios;
  • Mapear e desenvolver o valor dos ativos intangíveis da organização;
  • Construir modelos de negócio inovadores;
  • Aplicar habilidades comportamentais e de relacionamento;
  • Propor e implementar estratégias geradoras de valor para a empresa, com base em uma
    ampla visão sistêmica sobre redes empresariais e na análise do ambiente de negócios
  • Analisar e decidir sobre o uso mais eficiente dos recursos da empresa, de modo a maximizar
    a criação de lucro para os acionistas e os benefícios para a sociedade.

O que você vai ver nesse curso

  • Análise das demonstrações contábeis
  • Análise de Projetos de Investimento
  • Cenários Econômicos e Tendências
  • Estratégias para o Crescimento da Empresa
  • Environmental, social e corporate governance
  • Fusões e Aquisições
  • Finanças Empresariais
  • Gestão de Ativos Intangíveis
  • Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços
  • Gestão da Cadeia de Valor
  • Gestão de Marketing e Mídias Sociais
  • Gestão de Vendas
  • Liderança em Ambientes Competitivos
  • Negócios Digitais
  • Negócios Internacionais
  • Workshop: Plano de Negócios
  • Visão Sistêmica e Dinâmica dos Negócios
  • Workshop: Estruturação de Negócios
  • Workshop: Orçamento Empresarial
  • Workshop: Planejamento Estratégico
Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre os negócios. Mensuração da atividade econômica. Moedas (criptoativos, moedas virtuais, etc.) e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Avaliação das principais tendências de negócios. Análise de séries históricas das estatísticas econômicas. Avaliação da situação atual com base em indicadores econômicos. Técnicas de correlação para identificar tendências. Técnicas para criação de cenários baseadas em aspectos econômicos e estratégicos. Processo de escolha de cenários mais prováveis e seus impactos na estratégia da empresa.
Visão sistêmica dos negócios e suas interações com os diversos setores. Redes empresariais e suas conexões. Fornecedores, prestadores de serviços, efetividade dos canais de distribuição, redes de manutenção e assistência técnica, entidades classistas e concorrentes. Redes organizacionais em serviços. Dinâmica dos negócios e cadeia de valor: indústrias, varejo, serviços e agronegócio. Principais fluxos de negócio na indústria: supply chain, produção, distribuição, financeiros e assistência técnica. Principais fluxos de negócio no varejo: cadeia de fornecedores, estocagem, cadeia de distribuição, lojas próprias, franquias, licenciamento, concessão e vendas on-line, e fluxos financeiros. Principais fluxos de negócio no setor de serviços: entrega de valor e transição de produto para serviço na temática do fim da posse. Características dos serviços: serviços puros, serviços prestados por meio de produtos e serviços on-line.
Evolução da estratégia empresarial. Principias pensadores da estratégia. Estratégia aplicada aos negócios: manutenção de market share. Criação de barreiras de entrada. Aumento de market share. Lançamento de novos produtos e novos serviços. Scale-up. Internacionalização da empresa/do negócio. Aquisições (M&A). Alianças estratégicas. Inovação em produtos e serviços. Inovação no modelo de negócio. Empresas exponenciais. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Objetivos, metas e objectives and key results (OKRs).
Gestão de marketing como ferramenta competitiva. Alinhamento entre as estratégias da empresa, as ações de marketing e de vendas, a produção e a distribuição. Marketing de serviços, do varejo, da indústria e do terceiro setor. Desenvolvimento do marketing mix: produto/serviço, preço, promoção e canais de distribuição. Merchandising, marketing direto e trade marketing. Estratégias de marca (branding). Valor da marca (brand equity). Estratégias de precificação (pricing). Estratégias de gestão de portfólio. Estratégias de distribuição. Monitoramento da concorrência. Comunicação omnichannel. Outbound versus inbound marketing. Customer relationship management (CRM). Comportamento do consumidor. Jornada do usuário. User experience. Marketing nas mídias digitais e no e-commerce: estratégias, ações e métricas. Life time value. Investimento em marketing versus custo de aquisição e rentabilização de clientes.
Analisar o ambiente de negócios, analisar os cenários e as tendências para definir as melhores estratégias; identificar as principais estratégias para a empresa, aplicar as técnicas de construção de um plano estratégico e construir, apresentar e defender o plano estratégico.
Visão geral das finanças para gestores empresariais. Valor do dinheiro no tempo. Juros simples e juros compostos. Taxas de juros efetivas e equivalentes. Risco e retorno. Custo de oportunidade e taxa mínima de atratividade. Estrutura de capital. Custo do capital próprio e de terceiros: modelo CAPM e custo médio ponderado do capital (WACC). Cálculo matemático dos critérios de valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e payback descontado.
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
Fluxos de caixa do acionista e do projeto/da empresa. Fluxos de caixa em moeda constante e corrente. Comparação entre projetos e análise incremental. Utilização da taxa de desconto para cada tipo de fluxo de caixa. Seleção de projetos pelos critérios do VPL, da TIR e do payback descontado. Análise sob risco e incerteza.
Ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Análise da concorrência. Custos e sua importância na formação do preço. Classificação de custos e despesas. Métodos de custeio por absorção e variável. Determinação da margem de contribuição. Análise do break-even-point. Mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Avaliação do mark-up. Análise e tomada de decisão utilizando o método de custeio variável para avaliação do ponto de equilíbrio, mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Impacto do custo financeiro na determinação do preço de venda a prazo. Formação de preço baseado no custo, na percepção de valor do cliente e na concorrência. Aspectos estratégicos na formação do preço.
categorizar os gastos da empresa utilizando os métodos de custeio por absorção e variável quando da tomada de decisão, analisar o ponto de equilíbrio quando da tomada de decisão, recomendar o melhor tipo de orçamento, tendo em vista as necessidades de planejamento financeiro; elaborar as planilhas para coleta das informações relacionadas aos orçamentos operacional e financeiro; elaborar os principais relatórios contábeis projetados a partir das premissas orçamentárias, comparar o orçado ao realizado para preparação dos relatórios das variações comerciais e operacionais, recomendar, a partir dos relatórios de controle orçamentário, as ações corretivas para alcance das metas do planejamento e elaborar o orçamento de uma empresa.
Empresas mais valiosas com base nos seus ativos intangíveis. Identificação e qualificação dos principais ativos intangíveis nas organizações. Principais ativos intangíveis e sua importância estratégica para criação de valor para as empresas. Cultura da empresa. Capital intelectual. Capital social. Confiança de todos os públicos na empresa. Redes organizacionais em que a empresa está inserida. Tecnologias aplicadas a processos. Marca. Patentes. Pontos comerciais. Processos. Pulverização de clientes. Pulverização de fornecedores. Políticas governamentais para o setor. Ética da empresa. Grau de maturação dos produtos ou serviços. Relações institucionais. Direitos de uso. Localização industrial, comercial e administrativa. Passivos intangíveis. Cadeia qualitativa dos credores como pessoas. Natureza humana, sua dinâmica e seus impactos na gestão do negócio. Valor contábil e valor econômico dos ativos intangíveis. Dificuldades de mensuração. Administração dos ativos intangíveis. Estratégias e ações direcionadas à criação de valor para a empresa por meio da gestão dos ativos intangíveis: identificar, qualificar e criar métricas de desempenho. Desenvolvimento de uma proposta de estratégia para criar valor para uma empresa por meio de ações direcionadas à melhoria dos ativos intangíveis
Conceituação de liderança e seus desdobramentos. Tendências em liderança e gestão de pessoas aplicadas a negócios competitivos. Liderando colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados. Liderando pessoas e equipes de alto desempenho: anytime, anywhere. Competências, habilidades e atitudes de um líder visionário. Inteligência emocional e percepção. Habilidades comportamentais na gestão de pessoas. Ética aplicada ao cargo, às equipes e ao negócio: inspiração, confiança e resultados. Riscos de comportamentos antiéticos. Confiança versus reputação. Importância da comunicação eficaz. Gestão de conflitos. Como liderar equipes heterogêneas. Cinco disfunções das equipes. Identificação e desenvolvimento de talentos por meio da metodologia 70:20:10. Liderando pelo exemplo.
Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança de consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.
Cadeia de valor das organizações. Criação de valor em cada etapa da cadeia. Redes organizacionais em que as empresas estão inseridas. Cadeia de valor no e-commerce. Mapeamento e otimização dos processos de negócio da empresa. Cadeia de suprimentos. Operações. Canais de venda e distribuição. Redes de assistência técnica e manutenção. Logística reversa aplicada aos processos de troca e reciclagem. Visão sistêmica dos processos. Componentes do planejamento da demanda. Melhores práticas da gestão e integração entre vendas e operações – sales & operations management (S&OP).
Identificar oportunidades de novos negócios, definir a proposta de valor (value proposition) definir o modelo de negócio, identificar as partes interessadas (stakeholders) do negócio, identificar de que forma e onde obter recursos financeiros e operacionais para o negócio, criar a equipe e a infraestrutura para iniciar e operar o negócio e elaborar a justificativa financeira para o novo empreendimento.
Alinhamento entre as ações de venda e os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing de vendas e as operações. Softwares de gestão de vendas e transformação digital. Funil de vendas. Jornada do cliente. Indicadores de performance. Importância do planejamento de vendas. Ações focadas em venda pessoal, venda on-line (e-commerce, app, marketplaces e redes sociais) e venda por meio de canais de distribuição. Indicadores, previsão, metas e orçamento de vendas. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de vendas. Remuneração dos vendedores, política de incentivo e meritocracia. Materiais e recursos tecnológicos de apoio à venda.
Transformação digital e seus impactos nos negócios e na vida das pessoas. Tecnologia e mudança de comportamento pessoal e social. Trabalho anytime, anywhere. Novos modelos de negócio baseados em data science, analytics, blockchain, criptomoedas, inteligência artificial, machine learning, 5G, IoT, wearables, realidade virtual, realidade aumentada e universo dos games. Tecnologia aplicada à indústria 4.0, aos sistemas de logística, ao comércio, aos serviços e ao sistema financeiro (fintechs). Potenciais riscos do universo de negócios digitais: cyber segurança. Lei Geral de Proteção de Dados. Impactos das fake news na sociedade.
Principais fluxos de negócios internacionais e seus impactos na economia. Comércio internacional brasileiro. Histórico, evolução e principais setores exportadores e importadores. Práticas e legislação do comércio internacional. Regulamentação do comércio internacional. Regulamentação do comércio internacional em um ambiente digital e interconectado. Gestão de operações de exportação e importação. Tributação no comércio exterior brasileiro. Gestão de operações de câmbio. Logística internacional. Risco Brasil e geração de receitas em moedas fortes. Importância estratégica da internacionalização dos negócios. Redução do Risco Brasil e outras vantagens que fundamentam o aumento dos negócios internacionais. Adoção das melhores práticas de compliance. Estratégias para internacionalização de empresas e negócios. Principais estratégias a serem abordadas: participação em feiras internacionais no Brasil e no exterior, exportação/importação por meio de trading companies, exportação via consórcios, busca de alianças estratégicas no País e no exterior, criação de uma empresa subsidiária no exterior, estabelecimento de uma central de distribuição no país de destino e compra de uma empresa concorrente no exterior.

O que nossos ex-alunos falam

Sidnei
Vinicius
Engenheiro Agrônomo | Aluno MBA Gestão Agronegócio
WhatsApp Image 2025-02-07 at 14.07.51
Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
WhatsApp Image 2022-03-25 at 17.28.30
Breno Lima Ribeiro
Consultor de Práticas Comerciais em TI na Outlier Consulting || Aluno do MBA em Gestão Empresarial
O MBA da FGV foi um divisor de águas na minha carreira. A combinação adequada entre teoria e prática em primeiro lugar elevou a maturidade com a qual eu enxergava e compreendia o mundo corporativo e a relação entre o que se aprende e o que se aplica, o que impactou meus resultados. Hoje, como consultor em gestão na Europa, está claro para mim que o MBA me colocou lado a lado com profissionais de alto gabarito no Brasil e no mundo.
WhatsApp Image 2021-04-15 at 23.08.38
Antonio Mário Thurler
Executivo na TTY Informática
O MBA em Gestão FInanceira, Controladoria e Auditoria foi uma experiência única e que definitivamente muda toda a visão de trabalho da pessoa. Gostaria de ter feito o programa internacional – Scott College of Business (Indiana State University) – a pelo menos 1 ano atrás para poder ter tido uma vantagem competitiva ainda maior.

Coordenação do Curso

Antônio André Neto

Doutor pela COPPE/UFRJ, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, Extensões: Mergers and Acquisitions - The Wharton School, University of Pennsylvania, Negotiation - Harvard University, International Managment - University of California, Engenheiro Mecânico-FEI. Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), Coordenou os MBA`s em Administração de Empresas e Negócios da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Gestão Empresarial do FGV Management. Professor dos programas: FGV Pós ADM, FGV Management e dos cursos Mestrado em Gestão de Empresas, Master in International Management e CEO International. Atuou na alta administração de empresas como; Thyssen, Promon, Grupo Gerdau. É consultor de empresas como; IBM, CPM, Coca-Cola, entre outras. Ministra aulas de: Empreendedorismo e Estruturação de Negócios, Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Marketing Internacional e Negociação. Ministra aulas em Inglês e Espanhol. Co-aultor dos livros: Negociação e Administração de Conflito e Adm. de Clínicas e Hospitais, da Editora FGV.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA

Receba mais informações sobre o curso

Entraremos em contato para falar sobre projeto, valores e mais conteúdos.

Precisa de mais informações?

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato

Cursos Relacionados

MBA em Gestão: Cooperativas de Crédito com extensão internacional
MBA em Gestão: Transformação Digital com extensão internacional
MBA em Gestão: Industrial com extensão internacional
MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais com extensão internacional
MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management com extensão internacional
Oratória - Técnicas para falar em público
CEO - Chief Executive Officer
Formação Executiva em Inteligência Artificial para Gestores
Pós-Graduação em Administração de Empresas
Formação Executivos de Valor
MBA em Gestão Comercial com extensão internacional
MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria com extensão internacional
CIO - Chief Information Officer
COO – Chief Operating Officer: Gestão de Operações
CMSO - Chief of Marketing & Sales Officer
Liderando com Analytics
CFO - Chief Financial Officer
CHRO – Chief Human Resources Officer
MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária com extensão internacional