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MBA Executivo em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias

Previsão: 21/07/2025

O que é o curso

MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias tem como objetivo suprir a necessidade de capacitação gerencial dos executivos que atuam direta ou indiretamente no processo de desenvolvimento imobiliário, capacitando-os para atuarem como gestores. Além disso, busca-se oferecer uma visão completa das diversas etapas do ciclo de desenvolvimento.
O conteúdo do curso inclui desde fundamentos básicos para a gestão de negócios até as etapas-chave do desenvolvimento de empreendimentos imobiliários (ex.: análise de mercado, concepção, viabilidade, estruturação financeira, definição do produto, planejamento, projeto, construção e vendas), passando por tópicos específicos de áreas afins (ex.: aspectos jurídicos e tributários, responsabilidade socioambiental e governança) e pelo desenvolvimento de habilidades gerenciais.

Para quem é o curso

MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias tem como público-alvo os profissionais que atuam no segmento de incorporação e construção imobiliária e reconhecem a importância de adotar uma visão estratégica em todas as etapas do desenvolvimento imobiliário. Dessa forma, poderão desempenhar melhor as suas funções. Entre os profissionais citados, podemos destacar:
  • incorporadores ou profissionais que atuam em empresas de desenvolvimento imobiliário;
  • investidores que desejam conhecer melhor o processo de desenvolvimento imobiliário;
  • empresas ou profissionais de empresas prestadoras de serviços para o segmento, tais como imobiliárias, construtoras, agentes financeiros, engenheiros, arquitetos, advogados, projetistas, consultores, entre outros.

Pré-requisito(s) do curso:

  • tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
  • tempo mínimo de experiência profissional: três anos.

O que você vai aprender

  • São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • aplicar as melhores práticas de desenvolvimento imobiliário utilizadas no mercado;
    • implementar os principais elementos do planejamento jurídico societário, tributário e contratual para negócios imobiliários;
    • identificar oportunidades de negócios nos diferentes segmentos do mercado de real estate, considerando o funcionamento e a dinâmica dos investimentos no Brasil e no mundo.

O que você vai ver nesse curso

Lei nº 4.591/64 – Lei de Incorporação. Planejamento jurídico societário. Contratos de construção e de compra e venda. Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 10.931/04 – Patrimônio de Afetação. Responsabilidades dos empreendedores. Compliance imobiliário. Masc – Métodos alternativos de solução de conflitos.
Fundamentos da inteligência imobiliária. Verticais de análise e monitoramento de mercado. Ciclos do mercado imobiliário. Pesquisa de mercado para desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Mapeamento de regiões atrativas. Vocação imobiliária e área de influência do projeto. Análise de demanda, oferta e potencial de mercado. Absorção de mercado e validação de produto.
Ciclo dos projetos de edificações. Aprovações de projetos e o licenciamento da obra. Coordenação e desenvolvimento dos projetos. BIM – Building information modeling. Tendências e inovações em projetos. Requisitos de sustentabilidade em projetos de edificações.
Fundamentos e planejamento estratégico de marketing aplicados ao mercado imobiliário. Gestão de stakeholders e fornecedores. Marketing institucional e ferramentas de branding para posicionamento de empresas de desenvolvimento imobiliário. Marketing digital. Comportamento do consumidor imobiliário e a importância da CX (Customer experience). Desenvolvimento de produtos imobiliários. Gestão integrada de marketing e vendas imobiliárias. Data driven marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
ESG – Environmental, social and corporate governance. Contexto, trajetória e evolução de temas de ESG no Brasil e no mundo. ESG e criação de valor compartilhado a longo prazo. Liderança e integração da sustentabilidade na estratégia empresarial. Indução de investimentos sustentáveis em real estate.
Conceitos e definições do desenvolvimento imobiliário. Histórico do mercado de incorporação imobiliária no Brasil. Incorporador versus construtor: diferenças e convergências. Macroetapas da estruturação imobiliária. Formas de aquisição de ativos e os seus impactos na viabilidade do projeto. Principais fatores de risco e indicadores de sucesso de um projeto de desenvolvimento imobiliário. Precificação e comercialização de produtos imobiliários.
Fundamentos da gestão comercial no mercado imobiliário. Planejamento estratégico de vendas imobiliárias. Precificação e tabela de vendas. Técnicas de vendas e negociação. Gestão de equipes de vendas. Indicadores de performance (KPIs) em vendas imobiliárias. Gestão de canais de vendas. Terceirização de vendas. Ações de trade marketing.
Princípios e fundamentos da gestão de obras. Racionalização e industrialização da construção. Lean construction. Planejamento e logística do canteiro de obras. Planejamento e gestão de contratos e aquisições. Gestão de empreiteiros. Normas e sistemas integrados de gestão. ESG e sustentabilidade no canteiro. Indicadores de desempenho e ferramentas da qualidade. Desenvolvimento tecnológico e inovação na construção civil.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Pré-construção. Memorial de incorporação e estimativa de custos de construção, conforme a NBR 12.721. Planejamento físico de empreendimentos. Orçamento paramétrico, preliminar e executivo. Análise crítica do orçamento da obra. BIM 5D. Elaboração do cronograma físico-financeiro e do fluxo de caixa. Interferência da produtividade no planejamento e controle de custos.
Planejamento estratégico no contexto do setor de real estate. Conceitos, evolução e aplicações da estratégia. Pensamento estratégico no contexto da governança. Complexidade da indústria do setor de real estate. Fundamentos estratégicos. Modelos de gestão. Aspectos internos e externos à estratégia organizacional. Ferramentas de gestão e monitoramento da estratégia.
Tipos de projetos de base imobiliária. Análise do comportamento de mercado para inserção de negócios diversificados. Tecnologia e o mapeamento de tendências. Desafios, inovações e sustentabilidade no desenvolvimento imobiliário. Perfil de funding segmentado por tipos de projetos de base imobiliária. Avaliação de riscos em negócios de base imobiliária.
Gestão contábil e financeira em empreendimentos imobiliários. Elaboração das demonstrações contábeis para o setor imobiliário. Regimes tributários no setor imobiliário. Legislação contábil e tributária aplicada ao setor imobiliário. Análise econômico-financeira e indicadores de desempenho. A importância do compliance e da gestão de riscos contábeis e tributários.
Os investimentos no mercado de real estate no Brasil e no mundo. Principais operações de real estate no Brasil, além do residencial. Agentes do mercado financeiro e de capitais para captação de recursos para o setor de real estate. Securitização e Certificado de recebíveis imobiliários. Fundos de investimentos aplicáveis para captação de recursos para o setor. Demais captações de recursos para projetos de real estate.
Evolução dos sistemas de crédito imobiliário brasileiro. Comparativo do crédito imobiliário do Brasil com outros países. Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Histórico dos programas de Habitação de Interesse Social (HIS). Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Financiamento à produção. Sistemas de amortização, Tabela Price e SAC.
Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Indicadores de eficiência do projeto. Indicadores da viabilidade econômico-financeira. Cenários com estudos estáticos e dinâmicos.

Coordenação do Curso

Daniel Ferreira Falcão

Doutorando em Engenharia Civil - Área de Concentração "Gestão em Construção Civil - Créditos concluídos no Doutorado em Contabilidade pela UnB. Graduou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1998), Pós-Graduado em Finanças Corporativas pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2001), MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral ? FDC (2002) e Mestrado em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ? UFRRJ (2009), Atualmente é professor assistente do Departamento de Contabilidade, da Universidade Federal Fluminense ? UFF, atuando principalmente nos seguintes temas: Internacionalização da Contabilidade Brasileira e Ensino Contábil. Atuou como Diretor Financeiro do Grupo Zayd (2009), responsável pelas gerencias de Incorporação, Financeira, Contábil, Adm, RH e Jurídico. Gerente de Controladoria das Empresas Brasif (2007), Gerente de Contabilidade (2004) responsável legal p/ todas as Demonstrações Contábeis (Previdência Embratel), Supervisor Financeiro (Embratel) (2001), Auditor Externo na Deloitte Touche Thomatsu (2000), Professor universitário nos Cursos de Ciências Contábeis e Atuarial (18 anos) em diversas instituições e Professor do MBA da UFF, Plínio Leite e FGV. Forte conhecimento e atuação em Contabilidade, Controladoria e Auditoria (23 anos). Reestruturação organizacional, mapeamento de controles, procedimentos, otimização de processos. Amplo conhecimento de diversos setores da economia, previdência, indústria, construção civil, comercio, setor elétrico, telecomunicações e prestação de serviços. Coordenação e planejamento de implantação de sistemas contábeis e financeiros.

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