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MBA em Gestão: Pessoas e Liderança com extensão internacional


Goiânia/GO - Rio Verde/GOPrevisão: Abril de 2025
Cuiabá/MT - Sinop/MT - Rondonópolis/MTPrevisão: Abril de 2025
Inspire, Transforme e Lidere com Excelência!
Desenvolva habilidades estratégicas de gestão e liderança para formar equipes de alta performance, engajar talentos e impulsionar resultados em um mercado dinâmico e competitivo.

O que é o curso

Desenvolver ações e estratégias para um negócio é uma ação que requer conhecimento
variado e multidisciplinar. Sendo assim, o MBA em Gestão: Pessoas e Liderança
proporciona ao aluno o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia,
capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa, além de
desenvolver habilidades pessoais e interpessoais que facilitam o comando e o gerenciamento
de pessoas e equipes.

Para quem é o curso

O MBA em Gestão: Pessoas e Liderança é recomendado para:

  • Interessados em desenvolver competências relacionadas à gestão de pessoas e
    equipes, com objetivo de propiciar a evolução contínua da empresa, e
  • Gestores de equipes que desejam aperfeiçoar a sua carreira gerencial.

O que você vai aprender

Nas aulas presenciais, você terá a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diferentes áreas que participam de outros programas da Fundação Getúlio Vargas. Já nas disciplinas no formato Live, você se conectará com colegas que atuam em áreas relevantes e compartilham o mesmo curso. Essas interações enriquecem o aprendizado e promovem o desenvolvimento de Hard e Soft Skills essenciais para o seu crescimento e sucesso profissional.

Você vai adquirir:

  • Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a
    empresa;
  • Conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou
    no seu próprio negócio;
  • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de
    negócios;
  • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar
    um projeto de carreira;
  • Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas
    fundamentais à formação de um líder;
  • Capacidade de reconhecer competências para formar equipes de alto desempenho e
  • Habilidades e competências que vão tornar você capaz de aumentar a sua eficiência
    como gestor.

O que você vai ver nesse curso

  1. Estratégia corporativa e de negócios
  2. Estratégias de marketing
  3. Economia dos negócios
  4. Gestão de projetos
  5. Liderança e gestão de equipes
  6. Transformação digital
  7. Empreendedorismo e gestão da inovação
  8. Finanças corporativas
  9. Jogo de negócios
  10. Comunicação interpessoal e corporativa
  11. Mudança e cultura organizacional
  12. Relações de trabalho
  13. Negociação e administração de conflitos
  14. Autoconhecimento e trajetória profissional
  15. Gestão estratégica de pessoas
  16. Environmental, social e corporate governance
  17. Economia comportamental e tomada de decisão
  18. Desafios organizacionais
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.
Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.
Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.
Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.
O mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.
Conceito e características da gestão estratégica de pessoas. Gestão estratégica de pessoas e ambiente organizacional. Subsistemas de recursos humanos e estratégia organizacional. Profissionais de RH. Sistemas de trabalho de alto desempenho.
Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.
Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
A disciplina será baseada na investigação de um fenômeno contemporâneo, presente em um contexto real, propondo questões e apontando caminhos para respondê-las. A partir de observações empíricas, o aluno deverá analisar dados, sendo provocado a avaliar opções e exercitar a sua capacidade de decisão, observando os fundamentos da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos. Algumas estratégias ou dinâmicas poderão ser utilizadas: workshops, estudos de caso, jogos práticos, simulações reais ou visitas guiadas. A escolha é de responsabilidade do coordenador, que deve ter como orientação o público-alvo do curso.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial.Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

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Sidney Nakama
Diretor Executivo | CEO MCI Consulting
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Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
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Juvêncio Lima
Head of Commercial- A. Camargo || Ex-aluno do MBA em Gestão Comercial
“Foi realmente um privilégio ter sido aluno da FGV. Fazendo uma retrospectiva desses dois anos, foi uma jornada de novas possibilidades, mas principalmente de trabalho duro e de muito comprometimento. Encarei vários desafios, dentro e fora da sala de aula. Saí da zona de conforto, estendi meus limites e minhas fronteiras! E ao final de tudo saí vencedor!”
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Oscar Rosa Júnior
Bancário - Banco Safra em Campo Grande (MS)
O que mais me marcou durante a viagem foi participar como verdadeiro aluno da Indiana State University. Assistimos aulas, conhecemos a universidade, recebemos certificado, com todo o suporte necessário, incluindo tradução. A vivência foi muito positiva. Além disso, as visitas in loco como em uma empresa de marketing e na bolsa de valores em Chicago, me levaram a ampliar o conhecimento sobre o mercado no exterior, conhecer mais sobre a economia de outro país, conversar com empresários locais e participar de novas experiências. O que de alguma forma refletirá positivamente em minha vida profissional.
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Rachel Melo Filizzola Pinheiro
Consultora de RH
O MBA de Gestão de Pessoas me deu a grande oportunidade de tornar-me gerente de RH em uma grande empresa em Goiânia. Em todos os módulos aprendi muito e consegui desenvolver não só a minha habilidade técnica na área, mas principalmente entender a importância das competências comportamentais. Com a prática desse aprendizado, fui convidada posteriormente por essa mesma empresa a alçar vôos ainda maiores fora do estado. Sou muito grata a FGV pela qualidade do conteúdo apresentado e a todos os professores envolvidos.
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Edilson Vieira dos Anjos
Diretor da Piracanjuba
Minha relação com a FGV, através da EDUCON em Goiânia/GO, já dura mais de 12 anos. Em 2008 tive a oportunidade de cursar o meu primeiro MBA na área de Gestão de Pessoas o que, por estar trabalhando na área à época, me fez assimilar com grande facilidade o conteúdo de sala de aula com minhas atividades práticas do dia a dia, desde o planejamento até o acompanhamento das rotinas. Tão bom se tornou o meu desempenho que pouco tempo após a conclusão da Pós Graduação, fui convidado a assumir a Gerência Corporativa de Gestão de Pessoas da Piracanjuba, que é um dos maiores Laticínios do Brasil com mais de 3.000 colaboradores.

Coordenação do Curso

Edmarson Bacelar Mota

Doutor em Administração pela UNAM-AR e Mestre em Engenharia pela PUC-RJ, também possui formação em Engenharia Eletrônica pela mesma instituição. Possui uma vasta experiência executiva, tendo atuado em diversas áreas como projetos, planejamento, marketing, vendas e controle de qualidade. Há 35 anos, desempenha funções de docência em várias universidades. Atua como coordenador, professor e consultor em vários programas da FGV, incluindo o papel de coordenador acadêmico em programas de MBA, com ênfase em gerenciamento de projetos, desenvolvimento de competências gerenciais e programas corporativos. Atualmente, dedica-se integralmente à docência e à consultoria, focando em projetos e no desenvolvimento humano e gerencial.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA

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