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MBA em Gestão: Industrial com extensão internacional


Goiânia/GOPrevisão: Maio de 2025
Cuiabá/MTPrevisão: Maio de 2025
Estratégia e Inovação para a Indústria 4.0!
Aprimore sua gestão industrial com foco em eficiência, automação e competitividade. Domine as melhores práticas para otimizar processos e liderar a transformação no setor produtivo.

O que é o curso

Desenvolver ações e estratégias para um negócio é uma ação que requer conhecimento variado e
multidisciplinar. Sendo assim, o MBA em Gestão: Industrial proporciona ao aluno o
desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e
tomada de decisões importantes para a empresa, além da possibilidade de refletir sobre o novo
ambiente de negócios trazido pela transformação digital e inovação tecnológica, avaliando o seu
impacto na gestão de operações e prospectando as tendências no contexto da Indústria 4.0 e a
oportunidade de analisar a gestão de produtos e processos tendo em perspectiva a conciliação dos
objetivos de: geração de vantagens competitivas, resultado econômico e sustentabilidade social e
ambiental dos negócios.

Para quem é o curso

O MBA em Gestão: Industrial é recomendado para:

  • Profissionais com experiência industrial em produção, manutenção, qualidade, logística e
    planejamento.
  • Empreendedores, consultores autônomos e profissionais de outras áreas, que tenham por
    objetivo obter diferenciais na área de gestão de operações.

O que você vai aprender

Nas aulas presenciais, você terá a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diferentes
áreas que participam de outros programas da Fundação Getúlio Vargas. Já nas disciplinas no formato Live,
você se conectará com colegas que atuam em áreas relevantes e compartilham o mesmo curso. Essas
interações enriquecem o aprendizado e promovem o desenvolvimento de Hard e Soft Skills essenciais
para o seu crescimento e sucesso profissional.

Este curso é voltado para uma das áreas que mais buscam melhorias contínuas da qualidade e da
produtividade dentro de uma empresa. Com o MBA em Gestão: Industrial, você será capacitado
para reduzir custos e despesas operacionais e, ao mesmo tempo, gerar lucratividade e vantagens
competitivas para as organizações.

Você vai adquirir:

  • Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
  • Conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no
    próprio negócio;
  • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
  • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um
    projeto de carreira;
  • Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas
    fundamentais à formação de um líder;
  • Conhecimento aprofundado sobre gestão da produção, inclusive com experiências práticas
    e prospecção de caminhos futuros;
  • Capacidade de utilizar e adequar técnicas em variados ambientes de produção,
    considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos e visando aumentar a
    lucratividade e a competitividade da empresa;
  • Visão estratégica quanto à contribuição da gestão de operações para gerar vantagens
    competitivas em relação a qualidade, custo, velocidade, pontualidade e flexibilidade e
  • Conhecimento sobre responsabilidade social e ambiental, bem como aprimoramento
    contínuo da produtividade e da qualidade.

O que você vai ver nesse curso

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida. Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Escopo da gestão de operações. Contribuição das operações para a vantagem competitiva e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIs). Capacidades inovativas da empresa: sistemas técnico-físicos e novas configurações. Capacitação humana e organizacional. Introdução ao pensamento enxuto e à teoria das restrições. Diferentes tipos de sistemas de produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínios da transformação digital; as tecnologias da quarta revolução industrial; a internet das coisas. Desafios da produção e da logística no mundo pós-pandemia Covid-19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Teoria das restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos. Cinco passos da teoria das restrições. Gestão do recurso crítico de capacidade. Método DBR: drum, buffer, rope (tambor, pulmão, corda). Fenômeno das flutuações aleatórias e eventos dependentes.
Contabilidade de ganhos (throughput accounting): o processo decisório da teoria das restrições. Três medidas globais de desempenho e as suas relações matemáticas. Contabilidade de ganhos versus contabilidade de custos. Critério de maximização de ganhos da empresa.
Mentalidade enxuta e mudança cultural. Principais ferramentas do Lean para estabelecer o fluxo puxado, nivelado e contínuo. Mapeamento do fluxo de produção. Processo de implantação.
Do MRP ao SCM, a gestão integrada da cadeia de suprimentos. Abordagem Lean Manufacturing para gestão da cadeia de suprimentos. Dimensionamento de estoques aplicabilidade das diferentes abordagens. Problemas de implantação.
Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento. Sequenciamento da produção. Programação das atividades na produção sob encomenda. Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso. Advanced Production Scheduling.
Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade. Gestão, modelagem e custos do processo. Indicadores de desempenho e metas. Ferramentas para a qualidade. Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean – Total Productive Maintenance (TPM) – e outros métodos. Programas para a gestão da qualidade. Metodologia Seis Sigma. Controle estatístico de processos. Certificados de qualidade e certificação de produtos.
Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação. Trade offs tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar: distribuição, tipos de canais de distribuição, estudo do varejo, estudo do atacado e estudo de sistemas atualizados de apoio à distribuição. Importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.
Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. Ferramentas de qualidade. Aplicação do A3 em situações reais.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial. Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

Marina Isabel
Marina Isabel
Ex-Aluna Pós Graduação em Administração de Empresas FGV
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Sidney Nakama
Diretor Executivo | CEO MCI Consulting
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Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
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Antonio Mário Thurler
Executivo na TTY Informática
O MBA em Gestão FInanceira, Controladoria e Auditoria foi uma experiência única e que definitivamente muda toda a visão de trabalho da pessoa. Gostaria de ter feito o programa internacional – Scott College of Business (Indiana State University) – a pelo menos 1 ano atrás para poder ter tido uma vantagem competitiva ainda maior.
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Oscar Rosa Júnior
Bancário - Banco Safra em Campo Grande (MS)
O que mais me marcou durante a viagem foi participar como verdadeiro aluno da Indiana State University. Assistimos aulas, conhecemos a universidade, recebemos certificado, com todo o suporte necessário, incluindo tradução. A vivência foi muito positiva. Além disso, as visitas in loco como em uma empresa de marketing e na bolsa de valores em Chicago, me levaram a ampliar o conhecimento sobre o mercado no exterior, conhecer mais sobre a economia de outro país, conversar com empresários locais e participar de novas experiências. O que de alguma forma refletirá positivamente em minha vida profissional.

Coordenação do Curso

Leandro Schoemer Jardim

Professor convidado em MBA's da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do IBMEC, da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) e da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI/AM) das disciplinas "Gestão da Inovação", ?Tecnologias de Programação, Acionamento e Controle de Operações?, "Análise de Projetos de Investimento" e ?Projeto Integrado de Gestão? (Orientação de TCC). Doutorando em Administração pela PUC-Rio. Mestrado acadêmico em administração na Escola de Negócios do IAG PUC-Rio, área de Organizações (Abr/2017). Pesquisador especialista em Rotinas Organizacionais e Fenomenografia. Especialista em Engenharia de Produção pelo Instituto Nacional de Tecnologia - INT (2004). Especialista em Engenharia de Produção pela Sociedade Educacional de Santa Catarina ? SOCIESC (2013). Comunicador Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ? PUC-Rio (2002) com Domínio Adicional em Empreendedorismo (420h). Consultor de Inovação, Produtização e Mínio Produto Viável (MVP) no Instituto Gênesis PUC-Rio. Gerente de projetos e consultor na área de planejamento de operações na empresa Trilha Projetos (desde 2005). Tem experiências nas áreas Administração, Comunicação e Engenharia de Produção.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA

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