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MBA em Gestão: Agronegócios

O que é o curso

MBA em Gestão: Agronegócios é estruturado em uma sequência de 18 disciplinas. Entre estas, há 16 disciplinas on-line, incluindo as com temas gerais da Gestão Empresarial e as com temas específicos a agronegócios. Além dessas 16 disciplinas, o curso oferece as disciplinas de abertura e de encerramento, que são estruturadas sob a forma de jogos interdisciplinares, por meio dos quais se tem a oportunidade de interagir e aprender junto com alunos de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV.

Para quem é o curso

MBA em Gestão: Agronegócios é recomendado para:

  • profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio;
  • prestadores de serviços para esse setor.
Pré-requisitos do curso:
  • Tempo mínimo de conclusão da graduação: dois anos*.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos**.
*Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
**Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.

O que você vai aprender

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • utilizar ferramentas empresariais para gestão do agronegócio;
  • elaborar planos estratégicos;
  • avaliar a execução de planos estratégicos;
  • empregar informações do próprio negócio e do mercado na tomada de decisão gerencial;
  • interpretar como as variáveis econômicas influenciam os mercados agropecuários;
  • identificar oportunidades de negócio a partir do entendimento da dinâmica dos mercados internacionais, da influência da pauta ambiental e da utilidade de tecnologias digitais voltadas ao agronegócio;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos no agronegócio a fim de selecionar aqueles com maior potencial de remunerar o investimento.

O que você vai ver nesse curso

Autores: prof. Rafael Vieira de Sousa, Doutor, Universidade De São Paulo, e prof. Wellington Lopes, Doutor, Universidade De São Paulo. Inovação no agronegócio. Tecnologias aplicadas no agronegócio. Tecnologias presentes nos processos agrícolas. Transformação digital.
Autor: prof. Wilson Motta Miceli, Mestre, Centro Universitário Álvares Penteado. Gestão de risco de preços agrícolas. Hedge de preços com contratos a termo e futuros. Hedge de preços com contratos de opções. Estratégias de hedge com contratos futuros e opções.
Prof. André Ricardo Passos de Souza, Especialista, MP/BANCO BBM SA. Prof. Evandro Jacóia Faulin, Mestre, UFSCar. Conceitos iniciais do Direito do Agronegócio. Formas societárias e negócios jurídicos aplicáveis ao agronegócio como fatores de sustentação da continuidade e segurança jurídica no agronegócio. Compliance e sua importância na “manutenção da fonte produtora dos rendimentos”. Conceito de “ongoing business e sua importância na gestão de riscos jurídicos no agronegócio. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: “uberização”, principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Linhas centrais de planejamento tributário/previdenciário como ferramenta de gestão, continuidade (“ongoing business”) e maximização dos resultados positivos dos empreendimentos no agronegócio em benefício dos stakeholders.
Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima. Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.
Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima. Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.
Autor: Paulo da Costa Lopes. Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Autor: prof. Willians Xavier de Oliveira, Mestre, Instituto Universitário De Lisboa. Classificação de gastos (custos, despesas e investimentos). Separação entre os resultados do negócio e as informações dos produtos ou serviços. Modelagem da informação contábil sobre custos, sistemas de custeio, decisões baseadas em custos. Integração entre custos e orçamento. Integração entre custos e planejamento.
Autor: Murilo Rodrigues. Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Autor: Prof. Leonardo Boscolo Cavalheiro Barbosa, Mestre, FGV. Definição de estratégia e vantagem competitiva. Processo de estratégia: diretrizes, análises internas e externas e objetivos. Processo de estratégia: criação da estratégia. Processo de estratégia: implementação e mensuração.
Autor: Rafael Cuba Mancebo. Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Autor: Elson Teixeira. Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Autor: Fabricio Stocker. Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Autora: Ana Tereza Spinola. Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Autores: prof. Felippe Cauê Serigati, Doutor, FGV, e prof. Roberta Cristina Possamai, Mestre, FGV. Realidade do universo agro. Influência das principais variáveis macroeconômicas para a dinâmica dos preços agropecuários. Interação das políticas macroeconômicas sobre o agronegócio brasileiro.
Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas. Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Autora: Adriana Bortolin. Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes
Autor: prof. Francisco Graziano Neto, Doutor, FGV. Economia de baixo carbono e agricultura de baixa emissão de carbono. Legislação e licenciamento ambiental no Brasil. Desafios tecnológicos do agronegócio. Rastreabilidade de alimentos, certificação e mercados sustentáveis. Bioeconomia e agroenergia. Relatórios de sustentabilidade, marketing verde e negócios sustentáveis.
Autora: Diana Sinclair Branisso. Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Autor: prof. Wilson Motta Miceli, Mestre, Centro Universitário Álvares Penteado. Conceitos de análise econômica e financeira de projetos. Metodologias de avaliação de investimentos no agronegócio. Medidas de desempenho do agronegócio.

Coordenação do Curso

Hélio Arthur Reis Irigaray

Hélio Arthur Irigaray é doutor em Administração Empresas pela EAESP, mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com Bacharelado em Economia pela University of Northern Iowa. Atualmente, além é professor-adjunto sênior da FGV-EBAPE e do programa de Mestrado Internacional da Georgetown University, em Washington - EUA, também coordena programas de MBA da FGV e o Global MBA, em parceria com a Manchester Business School. Editor da Revista cadernos EBAPE.BR, coordenador do Mestrado em Gestão Empresarial e dos MBAs em gestão Comercial, Marketing e Mídias Digitais, além de Marketing e Inteligência dos Negócios Digitais. Trabalhou na Varig - Gerência Geral de Produtos - e na Star Alliance - Gerência Geral de Rentabilidade, Gerência de Projetos. Anteriormente, foi avaliador de risco no ABN, no Rio de Janeiro.

Felippe Cauê Serigati

Felippe Serigati é professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio (MPAgro) da FGV EESP, pesquisador do Centro de Agronegócios da FGV (FGV Agro) e colaborador da Revista Agroanalysis (coluna Macroeconomia da Agricultura). É mestre e doutor em economia pela Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Atuou como assessor econômico na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Investimento

Matrículas até 13/05/2025

  • R$ 18.828,81 à vista
  • Até 13x de R$ 1.448,37 sem juros
  • Até 30x de R$ 722,36 com juros

Matrículas até 27/05/2025

  • R$ 19.819,80 à vista
  • Até 13x de R$ 1.524,60 sem juros
  • Até 30x de R$ 760,38 com juros

Formas de pagamento: 

Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)

**Parcelamento sem juros somente na modalidade de pagamento com cartão de crédito (máximo de 13x)

 

» Condições especiais para:

•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição

•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula

 

*Condições não cumulativas.

A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Verifique a disponibilidade de compra por meio de cartão de crédito para a localidade selecionada.

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