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MBA em Economia e Gestão: Agronegócio

O que é o curso

O curso MBA em Economia e Gestão: Agronegócio proporciona as ferramentas e as habilidades fundamentais para atuar no agronegócio brasileiro, seja nas atividades dentro da porteira, seja nos diversos ramos da agroindústria nacional e em toda a gama de serviços associados ao setor.

Para quem é o curso

Recomendado para profissionais que ocupam ou virão a ocupar funções gerenciais ou executivas em empresas públicas ou privadas do agronegócio.
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
Não é necessário que a formação ou a experiência anterior esteja relacionada ao agronegócio. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

O que você vai aprender

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • elaborar planos estratégicos;
  • avaliar a execução de planos estratégicos;
  • empregar informações do próprio negócio e do mercado na tomada de decisão gerencial;
  • interpretar como as variáveis econômicas influenciam os mercados agropecuários;
  • identificar oportunidades de negócio a partir do entendimento da dinâmica dos mercados internacionais, da influência da pauta ambiental e da utilidade de tecnologias digitais voltadas ao agronegócio;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos no agronegócio a fim de selecionar aqueles com maior potencial de remunerar o investimento.

O que você vai ver nesse curso

Análise econômica e financeira de empresas e projetos agroindustriais. Critérios de decisão sobre investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise das variáveis de risco do investimento.
Gestão da inovação de produtos e processos. Planejamento de adoção de tecnologias digitais. Tendências de empreendedorismo e inovação e os seus impactos no agronegócio. Gestão de contratos e novos modelos de negócio. Papel das startups no agronegócio e os/as seus/suas agentes de fomento.
Conceito de mercado com base na teoria microeconômica. Curvas de oferta e demanda. Equilíbrio de mercado. Principais estruturas de mercado presentes no universo do agronegócio: concorrência perfeita e concorrência imperfeita. Elasticidade em economia. Principais elasticidades de demanda e de oferta. Elasticidade preço e elasticidade renda no contexto de produtos agropecuários. Principais instrumentos de política agrícola. Justificativas de regulação específica em mercados agropecuários. Técnicas estatísticas para a projeção de preços. Especificidades sazonais dos preços agropecuários. Construção de cenários para o comportamento dos preços como base em tendência e sazonalidade.
Principais variáveis macroeconômicas: Produto Interno Bruto (PIB), inflação e emprego. Relação entre as principais variáveis econômicas. Principais instrumentos para o governo atuar na economia: políticas monetária, cambial e fiscal. Teorias macroeconômicas: contas nacionais, balanço de pagamentos, regimes cambiais e modelos de oferta e demanda agregada. Pontes que conectam as principais variáveis macroeconômicas aos mercados do universo agro.
Conceitos e princípios aplicados ao agronegócio e às cadeias produtivas. Estruturas de mercado e coordenação dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os/as agentes da cadeia. Características, oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas do agronegócio. Ferramentas e esforços de marketing para a coordenação das cadeias produtivas.
Conceitos iniciais do direito do agronegócio. Formas de organização societária e contratos típicos e atípicos. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Imposto de renda na atividade rural. Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR). Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. Relações de trabalho e encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Instrumentos e garantias nas operações de financiamento no agronegócio. Recuperação judicial do/a produtor/a rural.
Definição de estratégia e vantagem competitiva. Processo de estratégia: diretrizes, análises internas e externas e objetivos. Processo de estratégia: criação da estratégia. Processo de estratégia: implementação e mensuração.
Coordenação de sistemas agroindustriais pelo mecanismo de preços. Limitações e surgimento de contratos. Integração vertical como mecanismos de coordenação de cadeia. Sistemas estritamente coordenados. Diferenças entre commodities e especialidades. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Tipos de específicos de mercados: leilão inglês versus leilão holandês. Análise das estruturas de mercado. Economias de escala e relação de barganha. Impacto no grau de rivalidade dos mercados e papel do Estado na defesa da concorrência. Estratégias genéricas de posicionamento. Modelo das cinco forças de Porter para estratégia de negócios. Forma de estabelecer as relações de comercialização, tais como especificidade de ativo, frequência e incerteza.
Inserção do financiamento do agronegócio público e privado no Sistema Financeiro Nacional. Crédito rural bancário e crédito privado de empresas exportadoras e bancos. Títulos privados de emissão do agronegócio, os seus atores e as suas responsabilidades. Funcionamento dos veículos privados de crédito e investimento. Inserção dos títulos verdes nos modelos de financiamento. Simulações de racionalização do crédito entre as alternativas de financiamento.
Diferentes visões de custo para a economia. Gastos, perdas e investimentos. Diferenças entre resultados do negócio e informações dos produtos. Contabilidade de custos: contabilidade fiscal e gerencial, conceitos gerais da contabilidade. Relação entre o balanço patrimonial e o demonstrativo do resultado do exercício com a gestão de custos. Métodos de custeamento. Custeio como apoio à tomada de decisão gerencial de curto, médio e longo prazo. Decisões baseadas em custos: lucro econômico e lucro contábil, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e análise das relações entre custo volume e lucro.
Incerteza, turbulências, mudanças e estresse. Liderança e gestão de pessoas no agro. Comunicação estratégica. Motivação, inovação e criatividade. Gestão de equipes de alto rendimento. Administração e gerenciamento de conflitos.
Aspectos econômico das principais commodities agropecuárias. Diferentes riscos financeiros nos negócios da organização. Hedge de preços. Contratos futuros e opções negociados em bolsa brasileira e internacional. Mitigação do risco de mercado. Derivativos para todos os/as agentes da cadeia produtiva e comercial.
Governança empresarial, estrutura de conselho de administração e práticas entre gestores/as e controladores/as. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores/as e sucedidos/as.
Evolução histórica do agronegócio brasileiro. Crescimento do agronegócio nacional e acesso aos mercados mundiais. Negociações agrícolas mundiais como processo para ampliação dos mercados. Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Perfis dos negociadores na cadeia global de valor. Atribuições da Organização Mundial do Comércio (OMC). Estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.
Fundamentos de logística empresarial e de gestão de cadeias de suprimentos – Supply Chain Management (SCM). Configuração estratégica da SCM para o agronegócio. Gestão e tomada de decisão na logística do agronegócio. Tendências e desafios da logística do agronegócio.
Desenvolvimento e meio ambiente. Sustentabilidade. Economia e agricultura de baixo carbono. Legislação ambiental no Brasil. Licenciamento ambiental e Código Florestal. Indicadores e relatórios de sustentabilidade. Desafios tecnológicos. Certificação e mercados sustentáveis. Pagamento por serviços ambientais e agroenergia. Oportunidades de negócios na sustentabilidade.
Conceito de marketing. Análise de mercado: ambiente externo, ambiente competitivo, ambiente cliente-consumidor/a, ambiente interno. Planejamento estratégico de marketing: posicionamento, segmentação, atratividade no mercado e foco. Plano tático de marketing: produto, serviço e solução; preço; canais de distribuição; e comunicação. Organização de marketing e de vendas. Planejamento de vendas consultivas. Criação de valor para o/a cliente com perspectivas de mudanças. Gestão de marketing e de vendas. Decisões de compras dos/as clientes. Estilos de liderança em vendas.
Design thinking e solução de problemas nas organizações do agro. Transformações no mercado agro e a nova mentalidade e cultura dos/as gestores/as. Conceito e valores do design thinking. Etapas e ferramentas do processo de design thinking: imersão no problema, ideação e prototipação de soluções.

Coordenação do Curso

Felippe Cauê Serigati

Felippe Serigati é professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio (MPAgro) da FGV EESP, pesquisador do Centro de Agronegócios da FGV (FGV Agro) e colaborador da Revista Agroanalysis (coluna Macroeconomia da Agricultura). É mestre e doutor em economia pela Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Atuou como assessor econômico na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

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