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Pós-Graduação em Economia de Negócios

Previsão: Início: 14/10/2025

O que é o curso

Desenhe modelos de negócios estratégicos e competitivos.
Na Pós-Graduação em Economia de Negócios, você vai adquirir uma visão integrada de diferentes mercados. Desenvolverá habilidades para elaborar estratégias empresariais e de gestão, aprimorando seus conhecimentos sobre estruturas de mercado, modelos de negócios, metodologias financeiras e valuation.
Gestão integrada e estratégica das atividades empresariais
Com a Pós-Graduação em Economia de Negócios, você será capaz de avaliar e coordenar diferentes modelos de negócios. Conseguirá examinar cenários macroeconômicos, identificar e gerenciar novas oportunidades de investimentos e elaborar planejamentos estratégicos eficazes.

Para quem é o curso

| Profissionais de Economia, Administração, Direito, Publicidade e Marketing, Psicologia, Engenharia e áreas afins com interesse em desenvolver estratégias de negócios.
Pré-requisitos:
| Ter graduação completa.

O que você vai aprender

Desenvolva competências essenciais para tomar decisões empresariais assertivas:  
| Analisar os indicadores macroeconômicos e montar cenários para auxiliar nas decisões.
| Prospectar e estruturar ideias para desenvolver um novo modelo de negócio.
| Assegurar a sustentação de vantagens competitivas e de gestão das cadeias de valor.

O que você vai ver nesse curso

Economia brasileira de uma perspectiva histórica. Crescimento econômico de longo prazo no Brasil. Inflação, política monetária e política cambial: regime de metas de inflação e regimes cambiais. Política fiscal e dívida pública: regras fiscais e dinâmica de dívida pública. Cenários macroeconômicos.
O estudante deverá escolher uma das seguintes disciplinas recomendadas para o curso: Econometria Aplicada Governança Corporativa e Compliance Tesouraria e Gestão de Capital de Giro Gestão de Pessoas e Liderança Finanças Sustentáveis
O estudante deverá escolher uma das seguintes disciplinas recomendadas para o curso: Econometria Aplicada Governança Corporativa e Compliance Tesouraria e Gestão de Capital de Giro Gestão de Pessoas e Liderança Finanças Sustentáveis
O estudante deverá escolher uma das seguintes disciplinas recomendadas para o curso: Econometria Aplicada Governança Corporativa e Compliance Tesouraria e Gestão de Capital de Giro Gestão de Pessoas e Liderança Finanças Sustentáveis
Economias de escala e escopo. Teoria dos Jogos. Estágios de desenvolvimento dos mercados. Cadeias de valor. Gestão das cadeias de valor. Estratégia empresarial sob a ótica da Teoria dos Jogos. Competição em preços e quantidade em mercados oligopolistas. Credibilidade e comprometimento estratégico. Aplicações de estratégia.
Histogramas, medidas de tendência central, medidas de dispersão, escores-Z, box-plot, gráficos de dispersão, medidas de relação. Operadores de somatório e produto, espaço amostral, pontos amostrais e eventos, Teoria da Probabilidade: introdução, propriedades, probabilidade condicional. Variáveis aleatórias discretas e distribuições de probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas e distribuições de probabilidade (esperança matemática, variância e coeficiente de correlação). Variáveis aleatórias contínuas e distribuições de probabilidade (distribuição normal e qui-quadrado). Variáveis aleatórias contínuas e distribuições de probabilidade (distribuição t de Student e F). Inferência estatística, estimação e testes de hipótese: erros tipos I e II, P-valor. Testes de hipótese: média, variância, comparação entre média, variâncias, amostras emparelhadas.
Conceitos fundamentais de finanças corporativas. Estrutura de capital. Custo de capital. Política de investimentos. Política de dividendos. Geração de valor. Fluxo de caixa descontado. Análise de investimentos. Apreçamento de ativos financeiros de renda fixa e de renda variável.
Mercado de bens e PIB. Mercado monetário e curva de juros. Modelo IS-LM. Mercado de trabalho e curva de Phillips. Abertura no mercado de bens e no mercado financeiro. Regimes cambiais. Depressões e crises.
Cooperação setorial e cartéis. Problema do entrante. Análise industrial. Vantagens competitivas. Problemas de informação incompleta. Mecanismos de incentivos. Leilões. Aplicação de modelos econômicos de negócios.
Sistema de preços de mercado. Teoria do Consumidor e curva de demanda. Teoria da Firma e curva de oferta. Equilíbrio de mercado e eficiência de Pareto. Externalidades e bens públicos. Informação assimétrica. Competição monopolística e monopólio. Oligopólio e Teoria dos Jogos.
Aprender a fazer um Plano de negócios real, a partir dos seus principais conceitos, a saber, funções e aplicações de um Plano de negócios, prospecção de ideias para um novo negócio, modelo de negócio, Canvas de produto, Canvas de negócio, Plano de operações e a sua relação com o Plano financeiro. Como se trata de uma disciplina em que o estudante precisa desenvolver e apresentar um Plano de negócios, mesmo tendo a avaliação composta de 60% de nota de presença e participação em sala de aula e 40% de apresentações, em grupo ou individuais, a participação em sala de aula na forma de debate e discussão sobre os planos de negócios apresentados será muita valorizada.
Aprender a fazer um Plano de negócios real, a partir dos seus principais conceitos, a saber, funções e aplicações de um Plano de negócios, prospecção de ideias para um novo negócio, modelo de negócio, Canvas de produto, Canvas de negócio, Plano de operações e a sua relação com o Plano financeiro. Nessa disciplina, há uma combinação entre aulas expositivas (lectures) sobre a abordagem de como se faz um Plano de negócios com apresentações de estudos de casos e situações reais. Será apresentada a seguinte abordagem teórico-conceitual: conceitos e técnicas relacionados ao desenvolvimento de um Plano de negócios. Funções e aplicações de um Plano de negócios, prospecção de ideias para um novo negócio. Modelo de negócio. Canvas de produto: produto, público e necessidade. Canvas de negócio e os seus elementos. Plano de operações e a sua relação com o Plano financeiro e a viabilidade econômico-financeira do negócio.

Coordenação do Curso

Márcio Holland de Brito

em pós-doutorado em Economia pela University of California, Berkeley (2004/2005), doutor em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp, é pesquisador produtividade em pesquisa CNPq, nível 1, desde março de 2000. Foi visiting scholar no Center for Latin American Studies da UC-Berkeley. Foi Secretário Executivo Adjunto da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia). É, atualmente, professor na Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP (desde agosto de 2006). Realiza pesquisas sobre macroeconomia aberta e finanças internacionais, especialmente sobre o comportamento da taxa de câmbio, escolha de estratégias monetária e cambial, determinação da taxa de juros e questões diversas associadas com a relação entre taxa de juros, taxa de câmbio, risco-país, entre outros. Tem também pesquisando regularmente sobre crescimento econômico a partir de modelos de crescimento com restrições de balanço de pagamentos e especialização produtiva. Tem publicado artigos científicos nos principais periódicos científicos nacionais e alguns internacionais, além de participação regular em jornais de grande circulação nacional.

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