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MBA em Gestão Industrial com extensão internacional


Goiânia/GOPrevisão: Maio 2025
Cuiabá/MTPrevisão: Maio 2025
Eficiência, Inovação e Competitividade na Indústria!
Domine as melhores práticas de gestão, automação e processos industriais. Aprimore sua capacidade de liderança e impulsione a produtividade no setor industrial.

O que é o curso

O curso MBA em Gestão Industrial proporciona ao aluno:

  • A possibilidade de refletir sobre o novo ambiente de negócios trazido pela transformação digital
    e pela inovação tecnológica, avaliando o seu impacto na gestão de operações e prospectando
    as tendências no contexto da Indústria 4.0
  • A oportunidade de analisar a gestão de produtos e processos, tendo em perspectiva a conciliação
    dos objetivos de geração de vantagens competitivas, resultado econômico e sustentabilidade
    social e ambiental dos negócios.

Para quem é o curso

O curso MBA em Gestão Industrial é recomendado para profissionais cujo ponto alcançado em
suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. É também voltado para
profissionais dos mais variados setores que estejam comprometidos com o contínuo aprimoramento
das operações de produção e prestação de serviços, com vistas à geração crescente de valor para
clientes, acionistas, colaboradores internos e externos.

O que você vai aprender

Ao longo do curso, o aluno irá:

  • Compreender a forma como as abordagens integradas e os métodos de gestão da produção
    podem ser úteis nesse novo contexto, desenvolvendo a capacidade de adequá-los e utilizá-los
    em ambientes de produção distintos.
  • Desenvolver as habilidades básicas de gestão requeridas diante de um futuro dinâmico e
    complexo, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder com visão
    local e global no mundo contemporâneo.

O que você vai ver nesse curso

O escopo da gestão de operações. A contribuição das operações para a vantagem competitiva e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIs). As capacidades inovativas da empresa: os sistemas técnico-físicos e suas novas configurações. A capacitação humana e organizacional. Introdução ao pensamento enxuto e à Teoria das Restrições. Os diferentes tipos de sistemas de produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínios da transformação digital. As tecnologias da quarta Revolução Industrial. A internet das coisas. Os desafios da produção e da logística no mundo pós pandemia de Covid 19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Definição de Marketing. Novos pilares da Indústria 4.0. Definição de omnichannel. Entendendo o novo consumidor. Omniconsumer e Any TTW. Desafios do omnichannel aplicados à logística e à produção. Novos modelos de produção em relação a mass customization, long tail e sharing economy. Redução dos intermediários indústria & cliente. Novas soluções de distribuição: o modelo chinês. Aproximação da indústria ao cliente final. Estratégias das microfábricas. A conectividade na indústria. Novas relações com os fornecedores. As lojas showroom. Criando, apreendendo e melhorando produtos através dos IoTs. Novo mindset.
Transformação digital e tendências que aceleram mudanças no ambiente de negócios. Elementos direcionadores da estratégia. Propósito transformador e propósito transformador massivo (PTM). Criação da proposta de valor. Competências, recursos estratégicos e inovações disruptivas. Criação da estratégia. Análise estratégica. Análise da concorrência com base na proposta de valor. Objetivos principais e resultados-chave (objectives and key results – OKRs).
Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação. Os trade-offs tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da distribuição, tipos de canais de distribuição, estudo do varejo, estudo do atacado e estudo de sistemas atualizados de apoio à distribuição. A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.
Do MRP ao SCM: a gestão integrada da cadeia de suprimentos. Abordagem Lean manufacturing para gestão da cadeia de suprimentos. Dimensionamento de estoques. Aplicabilidade das diferentes abordagens. Problemas de implantação.
Sensibilização para a aprendizagem contínua. Questionamento de crenças. Modelos mentais: paradigmas. Processos de mudanças. Resistências, fatores que dificultam ou facilitam. Papel do líder como agente de mudança. Causas das distorções na comunicação. Comunicação interpessoal. Comunicação interior. Processos mentais que precedem e acompanham a comunicação verbal. Percepção criativa. Metas e planejamento: consolidação da habilidade dos participantes para desenvolver e implementar técnicas e ferramentas que visam estimular automotivação e motivação de equipes.
Os cinco passos do pensamento enxuto. O balanceamento do fluxo de produção: produção puxada e kanban. O nivelamento do fluxo de produção: o heijunka e a produção em massa customizada. O balanceamento de capacidade: o fluxo contínuo. Empoderamento das equipes e resposta rápida aos problemas.
A mentalidade enxuta e mudança cultural. As principais ferramentas do Lean para estabelecer o fluxo puxado, nivelado e contínuo. O mapeamento do fluxo de produção. Processo de implantação.
Teoria das Restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos. Cinco passos da Teoria das Restrições. Gestão do recurso crítico de capacidade. Método DBR: drum / buffer / rope (tambor / pulmão / corda). Fenômeno das flutuações aleatórias em eventos dependentes.
Contabilidade de ganhos (Throughput accounting): o processo decisório da Teoria das Restrições. Três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas. Contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos. Critério de maximização de ganhos da empresa.
Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento. Sequenciamento da produção. Programação das atividades na produção sob encomenda. Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso. Advanced production scheduling.
Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 em situações reais.
Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de negócios pessoal (Business model you).
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.
Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade. Gestão, modelagem e custos do processo. Indicadores de desempenho e metas. Ferramentas para a qualidade. Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean (TPM – Total productive maintenance) e outros métodos. Programas para a gestão da qualidade. Metodologia Seis Sigmas; Controle estatístico de processos. Certificados de qualidade e certificação de produtos.
Fundamentos de gerenciamento de projetos. Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de pessoas. Gestão da comunicação e stakeholders. Gestão das aquisições. Gestão de custos. Gestão dos riscos. Gestão da qualidade. Lições aprendidas. Métodos ágeis: Scrum.
Os sistemas de custos. A qualidade da informação de custos na estratégia empresarial. Os sistemas de custeio tradicional e suas imprecisões. Os métodos para apuração dos custos logísticos. A importância da informação dos custos das atividades nos processos que envolvem a cadeia de valor. A contabilidade por atividade (ABC). A gestão baseada em atividades (ABM) como instrumento de apoio à tomada de decisão industrial. A técnica da engenharia e análise do valor para redução de custos do produto.
Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de juros simples e juros compostos. Valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR) e Payback. Montagem de fluxo de caixa de projetos de melhoria. Identificação de ganhos marginais, despesas marginais, economias marginais e investimentos adicionais. Aplicações relacionadas a projetos de melhoria de produtividade e qualidade.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial. Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

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Sidney Nakama
Diretor Executivo | CEO MCI Consulting
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Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
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DR. SÉRGIO BAIOCCHI
Presidente UNIMED Goiânia | Ex-Aluno MBA FGV

Coordenação do Curso

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA.

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