Formação Executiva em Práticas Ágeis

O que é o curso?

O curso Formação Executiva em Práticas Ágeis tem como meta possibilitar ao participante compreender os princípios da gestão de projetos lean e ágil, desenvolver o mindset para que o time trabalhe focado na geração de valor agregado e na eliminação de desperdício, com base na colaboração, no pensamento visual e em entregas frequentes, de forma a usufruir os benefícios que a gestão colaborativa traz para a condução de projetos e para o alcance de resultados que atendam aos padrões de qualidade, tempo e custos desejados.

Para quem é o curso?

Este curso é indicado para profissionais que desejam conhecer práticas ágeis de gerenciamento, particularmente no contexto de projetos. Também é indicado para executivos, empresários, empreendedores e consultores internos e externos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor de pequeno, médio ou grande porte com interesse em conhecer as práticas ágeis ou atualizar os seus conhecimentos no tema.

O que você vai aprender?

Você  irá:

  • desenvolver uma ampla visão das práticas colaborativas centradas em pessoas, por meio do pensamento estratégico do design;
  • entender como empresas inovadoras utilizam a filosofia lean para acelerar o lançamento de produtos e serviços, e
  • compreender as principais abordagens de gestão aplicadas no mercado, com foco na utilização de frameworks ágeis.

 

O que você vai ver nesse curso

Métodos Ágeis

Módulo 1 - introdução à agilidade; histórico; manifesto ágil; estrutura, processos, pessoas e ferramentas em organizações ágeis.
Módulo 2 - Framework Scrum e Kanban; papéis; cerimônias; artefatos; visibilidade; Work in Progress (WIP); ferramentas e aplicativos.
Módulo 3 - Agile Coaching; Agile Softskills; Agile Mindset; Gestão de Release; Management 3.0.
Módulo 4 - Outras visões ágeis XP, DSDM, Crystal Conceitos e boas práticas oriundas de gerenciamento de projetos de software Outros modelos.

Lean Startup

Módulo 1 - alinhando conceitos; processos, projetos e programas; aspectos da qualidade.
Módulo 2 - Evolução das técnicas de produção; pesquisa operacional;
just in time; Llan; tratamento de anomalias com A3.
Módulo 3 - Conceitos relacionados à lean startup; princípios; ciclo construir-medir-aprender; produto mínimo viável (MVP); lean Canvas.
Módulo 4 - Fases da lean startup; aprendizado e descoberta; validação junto a clientes; pivoteamento; crescimento e escala.

Práticas Ágeis

Módulo 1 - Práticas de planejamento, estimativa e medições ágeis; Objectives and Key Results (OKRs); gestão de métricas e indicadores ágeis; gestão de desempenho.
Módulo 2 - Práticas de Aplicação Ágil em Gerenciamento de Projetos;
PM Canvas; OPPM (One Page Project Management); Aplicando Scrum; Aplicando Kanban; Modelos Híbridos.
Módulo 3 - Práticas de Escalada Ágil; SAFe; Disciplined Agile Deliverey (Dad); Large-Scale Scrum (LeSS); Nexus; Modelo Spotify; PMO Ágil.

Design Thinking em Projetos

Módulo 1 - Fundamentos do design

  • Sociedade e cultura
  • Design hoje: a econômica da experiência
  • Princípios do design na produção
  • Conhecimento explícito versus conhecimento tácito

Módulo 2 - Design centrado no humano

  • Definição, princípios e conceitos
  • Colaboração e multidisciplinaridade
  • Níveis informativo, consultivo e participativo

Módulo 3 - Design thinking e inovação

  • Definição, princípios, termos e conceitos
  • Design e processo
  • ROI e ROE
  • Criatividade e inovação
  • Tangibilização e resultados
  • Iteração

Módulo 4 - Técnicas e ferramentas colaborativas centradas em pessoas

  • Gamestorming
  • Toolset de design thinking
  • Levantamento de requisitos com design thinking
  • Facilitação de dinâmicas colaborativas
  • Despertando o mindset criativo

 

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O que nossos ex-alunos falam

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Coordenação do Curso

André Baptista Barcaui

Pós-Doutor em Administração pela FEA/USP, Doutor em Administração pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ e duas graduações: Tecnologia da Informação e Psicologia, com especialização em terapia cognitivo-comportamental. É professor adjunto no departamento de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Project Office Manager da Hewlett-Packard Consulting responsável pela região Latino-Americana e Gerente de Programa e Serviços na IBM. É membro-fundador do Project Management Institute - Chapter Rio de Janeiro, onde concluiu sua certificação em 1999. É certificado master coach pelo Behavioral Coaching Institute. Palestrante internacional e autor de diversos artigos e livros na área gerencial, dos quais se destacam: "Gerente também é Gente" e "PMO - Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na prática" pela Ed.Brasport, "Gerenciamento de Tempo em Projetos" e "Coaching e Mentoring" pela editora FGV Management.

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