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MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais com extensão internacional


Goiânia/GO Previsão: Maio 2025
Cuiabá/MT Previsão: Maio 2025
Conectando Mercados, Expandindo Oportunidades!
Domine as estratégias do comércio internacional, logística e negociações globais. Prepare-se para liderar operações e expandir negócios no cenário econômico mundial.

O que é o curso

Desenvolver ações e estratégias para um negócio é uma ação que requer conhecimento
variado e multidisciplinar. Sendo assim, o MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios
Internacionais proporciona ao aluno o desenvolvimento de várias competências, como
liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a
empresa, oferecendo-lhe o desenvolvimento de uma visão sistêmica e a capacidade de
identificar oportunidades e ameaças em relação às transações comerciais em nível
internacional.

Para quem é o curso

O MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais é recomendado
para:

  • Profissionais de organizações com operações no exterior ou que almejam
    engajamento em negócios internacionais.
  • Profissionais que desejam atuar nas áreas de comércio exterior, economia e finanças
    internacionais, câmbio, logística internacional e negócios internacionais.

O que você vai aprender

Nas aulas presenciais, você terá a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diferentes
áreas que participam de outros programas da Fundação Getúlio Vargas. Já nas disciplinas no formato Live,
você se conectará com colegas que atuam em áreas relevantes e compartilham o mesmo curso. Essas
interações enriquecem o aprendizado e promovem o desenvolvimento de Hard e Soft Skills essenciais
para o seu crescimento e sucesso profissional.

Uma área em ascensão em meio a um mercado cada vez mais globalizado. Com o MBA em
Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais, o aluno vai preparar-se para esse
mercado, desenvolvendo uma visão sistêmica e a capacidade de identificar oportunidades e
ameaças em relação às transações comerciais em nível internacional.

Você vai adquirir:

  • Competência para tomar decisões no exercício de funções relativas ao comércio
    exterior e às finanças internacionais;
  • Domínio de ferramentas que podem torná-lo líder em uma empresa, gerenciando
    pessoas e ativos intangíveis em ambientes multiculturais e de grande
    competitividade;
  • Domínio de ferramentas necessárias para a gestão de operações de exportação ou
    importação e para a gestão de contratos e finanças internacionais e
  • Habilidade para realizar negociações internacionais.

O que você vai ver nesse curso

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida. Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Conceito de geopolítica e a sua relação com a administração. Relação entre geopolítica e administração. Noções fundamentais sobre os principais temas e atores da geopolítica atual. Modelos de análise geopolítica: crise reversível da unipolaridade ocidental e multipolaridade. Eventos geopolíticos e o seu impacto na administração. Vieses cognitivos na análise geopolítica. Cenários geopolíticos e o seu uso em estratégia empresarial.
Teorias de internacionalização de empresas. Modelos e estratégias de entrada no mercado alvo no exterior. Estrutura organizacional competitiva na internacionalização de negócios. Internacionalização: estudo de casos de empresas brasileiras internacionalizadas.
Conceito de capitalismo de stakeholders. Impactos nos negócios. Conceito de ESG. Papel dos investidores. Gestão de riscos. Governança ESG. Cadeia de suprimentos sustentável. Meio ambiente e mudanças climáticas. Socialmente sustentável. Barreiras comerciais. Mercado de carbono, metano e “imposto de carbono”. Impacto nas negociações internacionais.
Competências pessoais e profissionais de um negociador internacional. Aspectos culturais e organizacionais em negociação internacional. Processo de negociações corporativas internacionais. Abordagens negociais em ambientes internacionais para a implementação de um acordo sustentável.
Posicionamento de marca em mercados internacionais. Global branding. Pilares do branding digital. Adaptação da marca em mercados internacionais. Personalidade da marca. Percepção de marca e valor no mercado global. Gestão de branding e de brand equity. Environmental, Social and Governance (ESG) e impacto sobre a percepção e o valor da marca.
Análise de valor monetário no tempo. Mercados financeiros internacionais. Mercados de derivativos. Planejamento financeiro. Emissões internacionais. Alavancagem e abertura de capital.
Liderança em ambientes multiculturais, integrando processos e pessoas. Desenvolvimento de equipes multiculturais. Gestão da diversidade. Administração de conflitos interculturais.
Sistema administrativo, cambial e fiscal do comércio exterior brasileiros: órgãos e atividades. Estrutura tributária e principais regimes aduaneiros no Brasil. Mercado de câmbio e as suas operações nas exportações e nas importações. Modelos de gerenciamento das atividades operacionais nas exportações e nas importações.
Infraestrutura de transportes voltada para as operações de comércio exterior. Sistema portuário. Sustentabilidade. Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Investimentos portuários. Investimentos ferroviários. Concessões aeroportuárias. Operações logísticas em projetos de comércio exterior. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Custos logísticos na formação dos custos de importação. Multimodalidade e competitividade. Matriz de transportes brasileira. Conectividade do modal aquaviário com a hinterlândia por meio dos diferentes modais. Transporte aéreo de cargas e as suas conexões.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial. Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

Marina Isabel
Marina Isabel
Ex-Aluna Pós Graduação em Administração de Empresas FGV
Erwin Souza
Erwin Souza
Diretor Executivo | Aluno Módulo COO do C-level FGV
WhatsApp Image 2025-02-07 at 14.07.51
Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas

Coordenação do Curso

Alexandre Pignanelli

Professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Unicamp e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. É Vice-Coordenador do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV-EAESP, área responsável pela difusão e suporte às práticas pedagógicas da escola, e atua diretamente na coordenação do sistema de Garantias de Aprendizagem (Assurance of Learning - AoL). Pesquisador do GVcelog - Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas. Autor de artigos publicados em congressos e periódicos no Brasil, Estados Unidos e Europa, tendo recebido prêmio de Best Paper no IX SIMPOI (2006). Seus temas de interesse incluem logística e cadeias de suprimentos, operações, forecasting, a aplicação de métodos quantitativos à administração e o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem. Antes de dedicar-se à academia desenvolveu uma carreira de 10 anos como consultor de empresas no Brasil e no exterior, em projetos nas áreas de otimização de processos, logística, gestão da qualidade e estratégia de operações em empresas como Caterpillar, Novartis, Bunge, BHP Billiton, Eaton, Linde Gases, FG Wilson e Würth.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA

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