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MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação

Previsão: 02/06/2025

O que é o curso

MBA em Gestão: Liderança e Inovação é estruturado em 18 disciplinas realizadas a distância. Desse conjunto, 16 disciplinas são focadas em temas gerais da Gestão Empresarial e em temas específicos de Liderança e Inovação. Além delas, o curso oferece 2 disciplinas multidisciplinares, nas quais você terá a oportunidade de realizar network e interagir com participantes de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV: a disciplina de abertura ARGo, um jogo crossmidiático, em equipe, que visa ao fortalecimento de importantes soft skills do mercado de trabalho, e a disciplina de encerramento, FGV Business Challenge, composta por um jogo de negócios e por um seminário obrigatório, realizado em um único sábado, em um dos polos de oferta a sua escolha, do qual você poderá participar presencialmente ou de forma remota, como preferir.

Para quem é o curso

MBA em Gestão: Liderança e Inovação é recomendado para profissionais que:
  • atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial em funções gerenciais ou executivas, ou como empreendedores(as);
  • buscam alcançar novos patamares na sua trajetória profissional e necessitam desenvolver tanto habilidades técnicas quanto comportamentais (hard e soft skills).

Pré- requisitos do curso:

Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos.*
*Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
**O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

O que você vai aprender

  • Você irá desenvolver competências para:
    • Analisar mercado, clientes e cenários econômicos e propor soluções estratégicas para a empresa;
    • Criar cultura e ambiente de inovação e tomar decisões;
    • Utilizar tecnologia e liderar pessoas;
    • Comunicar-se assertivamente e utilizar ferramentas.

O que você vai ver nesse curso

Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima. Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.
Autora: prof. Lucia Oliveira, Doutora, UFRJ. Transformações no mundo do trabalho. Empregabilidade. Gestão da carreira. Autoconhecimento. Sucesso. Equilíbrio. Bem-estar no trabalho.
Autor: Paulo da Costa Lopes. Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Autor: Murilo Rodrigues. Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Autor: Rafael Cuba Mancebo. Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Autor: Elson Teixeira. Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Autor: Fabricio Stocker. Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Autora: Ana Tereza Spinola. Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Prof. Hélio Arthur Reis Irigaray, Doutor, FGV. Organização. Pessoas. Empresas. Função do RH. Subsistemas de RH. Motivação. Competências. Cultura organizacional.
Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas. Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Autor: prof. André Baptista Barcaui, Doutor, UNR. Agilidade. Manifesto ágil. Ciclos de vida. Framework Scrum. Histórias. Estimativas. Gráficos. Gestão de riscos. Scrumban.
Autora: profª. Paloma Pereira de Almeida, Mestre, UFPE. Autoconhecimento. Competências da inteligência emocional. Competências da resiliência. Quociente de adversidade. Escala de Resiliência para Adultos.
Autor: prof. Sergio Carlos de Sousa Pereira, Doutor, PUC. Importância da inovação. Modelo de geração de ideias. Portfolio de inovação. Ferramentas de inovação. Inovação estratégica. Mindset para inovação.
Autora: Adriana Bortolin. Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Profa. Marcela Castro, Doutora, Rennes School of Business. Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.
Autor: prof. Robson Gonçalves, Mestre, UNICAMP. Autora: prof. Andréa de Paiva, Mestre, M.A., Middlesex University. Neurobusiness. Sentidos. Percepção. Nugde. Neuroeconomia. Neuroarquitetura. Neurovendas. Neuroliderança. Ética. Plasticidade cerebral. Mindfulness.
Autora: prof. Ana Christina Celano Teixeira, Doutora, FGV. Comunicação. Comunicação interpessoal. Tipos de comunicação. Técnicas de apresentação. Storytelling. Media training.
Autora: Diana Sinclair Branisso. Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Coordenação do Curso

Hélio Arthur Reis Irigaray

Hélio Arthur Irigaray é doutor em Administração Empresas pela EAESP, mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com Bacharelado em Economia pela University of Northern Iowa. Atualmente, além é professor-adjunto sênior da FGV-EBAPE e do programa de Mestrado Internacional da Georgetown University, em Washington - EUA, também coordena programas de MBA da FGV e o Global MBA, em parceria com a Manchester Business School. Editor da Revista cadernos EBAPE.BR, coordenador do Mestrado em Gestão Empresarial e dos MBAs em gestão Comercial, Marketing e Mídias Digitais, além de Marketing e Inteligência dos Negócios Digitais. Trabalhou na Varig - Gerência Geral de Produtos - e na Star Alliance - Gerência Geral de Rentabilidade, Gerência de Projetos. Anteriormente, foi avaliador de risco no ABN, no Rio de Janeiro.

Lucia Barbosa De Oliveira

Doutora (2009) e Mestre (1997) em Administração pelo COPPEAD-UFRJ, graduada em Ciências Econômicas pela PUC-RJ (1989). É atualmente professora da EBAPE-FGV. Trabalhou por 10 anos no Ibmec-RJ, onde atuou como pesquisadora e professora da Graduação e do Mestrado Profissional em Administração. Foi também coordenadora da Graduação em Administração e coordenadora adjunta do Mestrado em Administração. Foi líder do tema Gestão de Carreiras, da divisão GPR-ANPAD, nos anos de 2016 e 2017.

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