Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos

Diretora de Pesquisa e Inovação da FGV realiza palestra na 5ª Conferência Nacional de CTI

Apresentação ocorrerá no Eixo 1 que aborda a Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A FGV irá participar dos debates que tem como objetivo contribuir para a formulação da nova política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, e que serão realizados durante a 5ª Conferência Nacional de CTI, que ocorre de 30 de julho a 1º de agosto, em Brasília (DF). 

Entre os participantes da FGV, a diretora de Pesquisa e Inovação, Goret Paulo, realizará uma palestra no painel sobre “Formação Profissional de Novos Pesquisadores para os Novos Desafios e Empregabilidade”, que ocorre a partir das 14h no dia 1º de agosto e está incluída no Eixo 1 da Conferência, voltado para dialogar sobre a Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Goret Paulo fará uma apresentação com foco na importância do relacionamento entre Universidade, setor industrial e de serviços e Governo, para o desenvolvimento de pesquisas e inovação no Brasil. No mesmo painel estarão presentes a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica; Flávia Calé, da Universidade de São Paulo (USP); Fábio Palácio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); além de Felipe Morgado do SENAI e José Goutier da Positivo. O debate será coordenado pela pró-reitora de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carol Leandro.

Durante o debate, serão abordados os desafios anteriormente identificados ao longo das Conferências que ocorreram em todo o Brasil como uma forma de preparação para a 5ª CNCTI. Em sua participação, os palestrantes deverão apresentar possíveis soluções para esses desafios, com o objetivo de integrar a nova política nacional do setor. Alguns desses desafios envolvem os tópicos: transdisciplinaridade, mobilidade acadêmica e internacionalização, novas áreas de formação, entre outros.

Goret Paulo destaca que, atualmente, um dos maiores desafios para os cientistas é o de conseguir gerar impacto social a partir de suas pesquisas: “O Brasil tem alcançado boas posições nos rankings internacionais de publicações acadêmicas. No entanto, quando consideramos os benefícios gerados pela ciência para a sociedade, através do crescimento da oferta de produtos e serviços inovadores, ainda encontramos desafios a serem superados pelo país”.

Clique aqui para se inscrever e acompanhar a transmissão online da 5ª CNCTI.

Política baseada em evidências

No dia 3 de abril, a FGV realizou em São Paulo a Conferência Livre de CT&I: Políticas para Ciência, Tecnologia e Inovação com Base em Evidências. Na ocasião, membros de diferentes setores do Sistema Nacional de CT&I se reuniram para propor contribuições para a nova política do setor.

A Conferência contou com três painéis: Governança do Sistema de CT&I e a coordenação das iniciativas dos órgãos de fomento e agências de financiamento; Definição de Diretrizes e Sistema de Avaliação Permanente para os Investimentos em CT&I; e Definição de Métricas para Mensuração e Avaliação dos Impactos das Políticas e Programas em CT&I.

Entre as organizações e instituições que marcaram presença estavam: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Academia Nacional de Medicina (ANM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Petrobras, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Recepta Biopharma, além de pesquisadores e diretores da FGV.

É possível assistir aos painéis desta Conferência, na íntegra, através da transmissão no canal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Youtube. Também é possível conferir as apresentações realizadas, e as respectivas proposições para a nova política de CT&I, bem como uma cobertura completa da Conferência.

Em 26 de novembro, durante o VIII Simpósio de Pesquisa e Inovação da FGV, será realizado o painel sobre Avaliação de Políticas Públicas com Base em Evidências, um desdobramento da Conferência Livre realizada pela FGV e uma continuação do debate proposto na 5ª CNCTI. Para se inscrever, clique aqui.

Para saber mais sobre a 5ª CNCTI e ficar por dentro da programação e seus desdobramentos, acesse este portal online.

Compartilhe: