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Pós-Graduação em Marketing e Mídias Digitais

Previsão: 16/06/2025

O que é o curso

O curso de Pós-Graduação em Marketing e Mídias Digitais visa discutir conceitos e fundamentos desse setor, com foco nas melhores práticas e estratégias de mercado. O curso irá trabalhar os conceitos e estratégias de marketing adotados pelas organizações em contexto globalizado, debates sobre posicionamento mercadológico de marcas, produtos e serviços, e o network com profissionais em todo o Brasil.

É composto de 10 disciplinas on-line e 1 disciplina blended (semipresencial), realizadas uma a uma, com quatro semanas de duração e cursadas totalmente a distância, e de um Seminário Híbrido de Encerramento, previsto para ocorrer na sede e nas unidades próprias existentes nas cidades de Belo Horizonte, de Brasília, de Campinas, do Rio de Janeiro e de São Paulo conforme a escolha do aluno durante o curso. A sua duração é de, aproximadamente, 11 meses.

Para quem é o curso

Pós-Graduação em Marketing e Mídias Digitais é recomendada para:

  • graduados e recém-graduados que desejam qualificação e aprofundamento na área de Marketing e Mídias Digitais, e
  • profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de Marketing ou tenham interesse em desenvolver técnicas para aplicação em seus próprios negócios.

Pré-requisitos do curso:
Formação superior completa em cursos de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.

O que você vai aprender

Você irá desenvolver competências para:
  • realizar a gestão de marketing, considerando os contextos on-line e off-line;
  • propor soluções estratégicas para a empresa;
  • criar cultura e ambiente de inovação;
  • utilizar ferramentas de marketing e de gestão de mídias digitais, e
  • desenvolver novos produtos e serviços.

O que você vai ver nesse curso

Autores: prof. Hélio Arthur Reis Irigaray, Doutor, FGV, e profª. Silvia Ferrari, Especialista, FGV. Apresentação Trata da análise atual dos principais aspectos que norteiam a gestão de criação e desenvolvimento de produtos, bem como a importância da estratégia de marcas para o sucesso desses produtos. Objetivo Definir o conceito de produto, analisar as estratégias de posicionamento da marca e as etapas de desenvolvimento de produto, além de definir o papel desempenhado pelos profissionais de marketing.
Autor: prof. José Mauro Gonçalves Nunes, Doutor, PUC-Rio. Teorias sobre o comportamento do/a consumidor/a. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra. Processo decisório. Consumidor organizacional. Consumidores/as na internet.
Autor: prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-Rj. Apresentação Trata das dinâmicas do atual cenário da comunicação, dos principais conceitos relacionados a esse ambiente e das boas práticas para o desenvolvimento de planos de comunicação integrada de marketing. Objetivo Compreender as dinâmicas do ambiente da comunicação de marketing na era digital, realizando o diagnóstico situacional da comunicação de marketing, além de identificar as ferramentas de comunicação de marketing existentes.
Autores: prof. Carlos Renato Seabra de Almeida, Mestre, Escola de Guerra Naval, e Profª. Fernanda Cintra de Paula, Mestre, ESPM. Gestão da organização. Canais de distribuição. Trade marketing. Proposta omnichannel. Cadeia de suprimentos.
Autores: prof. Fábio Flatschart, Especialista, FGV, e prof. Thomas Hartmann, Mestre, FGV. Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores/as digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.
Autor: Paulo da Costa Lopes. Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Autor: prof. Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ. Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing
Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. Formatos e características do mobile marketing. Aplicativos. Internet das coisas. Mercado mobile. Mídia programada. Campanha. Monitoramento. Métricas. Tendências.
Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. Planejar websites com foco em uma melhor indexação nos mecanismos de busca, aumentando o tráfego por busca orgânica. Trabalhar Keywords e backlinks para geração de tráfego. Planejar e executar uma campanha de AdWords, seguindo boas práticas de mercado e segmentando, da melhor maneira possível, seu público-alvo. Otimizar a performance das campanhas de Search Advertising. Definir e acompanhar métricas que ancorem a efetiva tomada de decisão. Mensurar resultados de trabalhos de SEO e de Ads com Google Analytics e Google Search Console. Aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis nas ferramentas analíticas, analisando padrões e tendências.
Autor: prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-RJ. Redes sociais. Mídias sociais. Monitoramento. Relacionamento. SAC 2.0. Tendências.
Autor: prof. Leonardo Gonçalves Viana, Mestre, FGV. Experiência do/a usuário/a. Usabilidade e UX. Gestão com UX. Design emocional. Entregáveis. Boas práticas de UX.

Coordenação do Curso

Vitor Moura Lima

Pós-Doutorado em Marketing pela Schulich School of Business/York University, Doutor em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio e sanduíche na Schulich School of Business/York University, Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, MBA Executivo em Marketing pela FGV, Graduado em Publicidade com extensão em Branding pela ESPM e Digital Marketing Strategy pela Harvard University. Atualmente, é coordenador de programas de MBA e Pós-Graduação em Marketing e Marketing Digital na FGV. Frequentemente, é citado e colabora com grandes veículos de mídia, como O Globo e BBC Brasil. Citado pela revista americana Social Media Marketing Magazine como um dos TOP 100 professores de marketing no Twitter. Possui interesse nas áreas de Consumer Culture Theory (CCT), Transumanismo, Biohacking, Cyborgs, IA, Robôs, Marketing Digital e Semiótica.

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