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MBA em Gestão: Serviços em Saúde com extensão internacional


Sinop/MT - Rondonópolis/MTPrevisão: Abril de 2025
Rio Verde/GO - Cuiabá/MTPrevisão: Abril de 2025
Eficiência e Inovação na Gestão da Saúde!
Aprimore sua expertise em gestão hospitalar, governança e qualidade dos serviços em saúde. Torne-se um líder capaz de transformar desafios em soluções no setor que mais cresce no Brasil!

O que é o curso

Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer conhecimento variado e
multidisciplinar. Sendo assim, o MBA em Gestão: Serviços em Saúde proporciona ao aluno
o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de
planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa, além de apresentar e
discutir, de forma aprofundada, as práticas contemporâneas de gestão das empresas de saúde.

Para quem é o curso

O MBA em Gestão: Serviços em Saúde é recomendado para:

  • Profissionais de nível superior que trabalham ou desejam trabalhar na gestão de
    organizações de saúde
  • Empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar
    os seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial nesse setor.

O que você vai aprender

Nas aulas presenciais, você terá a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diferentes áreas que participam de outros programas da Fundação Getúlio Vargas. Já nas disciplinas no formato Live, você se conectará com colegas que atuam em áreas relevantes e compartilham o mesmo curso. Essas interações enriquecem o aprendizado e promovem o desenvolvimento de Hard e Soft Skills essenciais para o seu crescimento e sucesso profissional.

O programa do MBA em Gestão: Serviços em Saúde visa especializar profissionais que
possuem competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos,
habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • Oferecer ferramentas para a gestão dos custos da empresa de forma a maximizar
    seus resultados;
  • Analisar o mercado de saúde, para enfrentar as transformações frequentes pelas
    quais o setor passa;
  • Lidar com incertezas e ambiguidades, bem como com novas e inesperadas situações;
  • Liderar e trabalhar em equipe, transformando-a em de alto rendimento;
  • Gerar uma cultura organizacional propicia à inovação, criando soluções inovadoras
    para atender as necessidades dos clientes na área da Saúde;
  • Estudar estratégicas empreendedoras na gestão de saúde, que possibilitem
    aumentar a competitividade das organizações de saúde;
  • Tomar decisões mais acertadas com base em conhecimento e utilização de
    tecnologias, ferramentas e técnicas gerenciais contemporâneas;
  • Interpretar as principais legislações que regem o setor de Saúde;
  • Identificar padrões elevados de qualidade e segurança do paciente que ofereçam
    uma excelente jornada ao paciente e seus familiares, primando pela obtenção dos
    melhores desfechos clínicos;
  • Disponibilizar os insumos certos, na quantidade certa e no tempo certo,
    evitando o desperdício;
  • Diagnosticar e propor soluções criativas em áreas críticas e de suporte à assistência,
    ampliando a capacidade de resposta dos serviços de saúde.

O que você vai ver nesse curso

  1. Estratégia corporativa e de negócios
  2. Estratégias de marketing
  3. Economia dos negócios
  4. Gestão de projetos
  5. Liderança e gestão de equipes
  6. Transformação digital
  7. Empreendedorismo e gestão da inovação
  8. Finanças corporativas
  9. Jogo de negócios
  10. Análise das demonstrações contábeis
  11. Gestão de custos em saúde
  12. Gestão de serviços em saúde
  13. Aspectos jurídicos e compliance em saúde
  14. Governança corporativa e sustentabilidade em saúde
  15. Mercado e operadoras de saúde
  16. Supply chain management e logística em organizações de saúde
  17. Qualidade, segurança e experiência do paciente
  18. Gestão de facilities em organizações de saúde
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida. Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
Sistemas de custeamento como ferramenta de gestão em empresas na área da saúde. Empresa como sistema de atividades em uma cadeia de valores: gestão e classificação dos custos. Tipos de custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Formação do preço de venda (produtos e serviços) e aplicação de pricing. Métodos de custeio: Variável (Direto), por Absorção e ABC Costing (custeio baseados em atividades). Análise do custo, volume, lucro em empresas no segmento da saúde.
Serviços assistenciais. Gestão do cuidado. Governança clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.
Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Compliance. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica e temas controversos em direito médico. Judicialização da saúde.
Governança corporativa em saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.
Mercado de Saúde Suplementar. Empresa operadora de planos de saúde e odontológicos. Operadora exclusivamente odontológica. Regulação da saúde suplementar. Operadoras e prestadores de serviços: tipos de contratação, custeio, reajuste de preços, sinistralidade e controle das despesas assistenciais. Gerenciamento da rede de prestadores. Verticalização. Modelos de remuneração de prestadores de serviços das operadoras.
Logística integrada e supply chain management. Indicadores de desempenho logístico (KPI). Estratégias das cadeias de suprimentos em saúde. Green supply chain em saúde. Strategic sourcing em saúde. Dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em saúde.
Gestão da qualidade em saúde. Melhoria da qualidade em saúde. Avaliação da qualidade em saúde. Segurança do paciente. Experiência do paciente.
Gestão de facilities nas organizações de saúde. Infraestrutura física. Serviços de apoio à assistência. Gestão da hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e controle dos serviços de facilities.
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV no formato Presencial.Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

O que nossos ex-alunos falam

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Renata Casagrande
Presidente | Ciamed Distribuidora de Medicamentos
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Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
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DR. SÉRGIO BAIOCCHI
Presidente UNIMED Goiânia | Ex-Aluno MBA FGV
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Breno Antonelli
Aluno - MBA de Gestão em Saúde
Sou aluno do MBA de Gestão em Saúde da FGV. Iniciei minha pós graduação em meio a pandemia. Em um período cercado de incertezas. Naturalmente dúvidas surgiram aos montes. Para minha feliz surpresa, não só me adaptei como também me surpreendi com tantas vantagens que as aulas online apresentam. A FGV conseguiu trazer para dentro da plataforma Zoom todas as qualidades já conhecidas (excelentes professores, didáticas e conteúdo) com algumas vantagens até então inéditas. Tenho acesso a todo este conteúdo de qualidade no conforto e segurança da minha casa, sem trânsito, sem riscos, sem desperdício de tempo. Nosso tempo como aluno é 100% aproveitado. E, na minha opinião, a cereja do bolo: posso rever a aula quantas vezes precisar. Quando vou revisar minhas anotações e vejo que algum tópico não ficou claro, eu revejo o trecho da aula que se refere aquele assunto. Isso é fantástico.

Coordenação do Curso

Maria Laiz Athayde

Doutora e mestre em Administração de Empresas, nas áreas de Produção e Operações Industriais e Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, respectivamente; especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela FGV EAESP; bacharel em Estatística pela USP. Ocupou cargos de liderança em hospitais de São Paulo, como Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Samaritano. Pesquisadora associada do FGVsaúde, atua como professora convidada em faculdades, escolas técnicas e cursos de pós-graduação na FGV In Company e FGV Online.

Investimento

Investimento sem desconto:
  • 6x R$ 5.945,23 
  • 12x R$ 3.061,32 
  • 18x R$ 2.101,16 
  • 24x R$ 1.621,94 
  • 30x R$ 1.335,08 

 

Investimento com 15% de desconto:

  • 6x R$ 5.053,45 
  • 12x R$ 2.602,13 
  • 18x R$ 1.785,99 
  • 24x R$ 1.378,65 
  • 30x R$ 1.134,82 

 

Investimento com 17% de desconto:

  • 6x R$ 4.934,54 
  • 12x R$ 2.540,90 
  • 18x R$ 1.743,97 
  • 24x R$ 1.346,21 
  • 30x R$ 1.108,12 

 

*  Consulte opções de investimento com desconto para ex-alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

** O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA

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