Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos
MBA em Economia Comportamental

Previsão: 21/07/2025

O que é o curso

Conheça e aplique conceitos da economia comportamental para aprimorar práticas de gestão.
Com o MBA em Economia Comportamental, você vai compreender como funcionam os processos decisórios de agentes econômicos a partir de uma perspectiva multidisciplinar que envolve os campos da Psicologia, da Neurociência e de outras Ciências Sociais.
Análise decisória com ênfase na gestão empresarial
No MBA em Economia comportamental, você vai dominar os elementos que influenciam as decisões. Será capaz de formular insights estratégicos em diferentes esferas e atividades, incluindo marketing, finanças, negociação, mercado de seguros, gestão empresarial e pesquisas comportamentais.

Para quem é o curso

| Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar nos campos de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Estratégia Corporativa.
| Pesquisadores com interesse nas áreas de ciências comportamentais e experimentais.
Pré-requisitos:
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

O que você vai aprender

  • Desenvolva competências essenciais às ciências comportamentais:
    | Identificar como a economia comportamental ajuda a entender processos decisórios.
    | Incorporar pressupostos psicologicamente realistas às análises decisórias.
    | Aplicar a economia comportamental para aprimorar estratégias organizacionais, criar produtos e gerar valor para o cliente.

O que você vai ver nesse curso

Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguros: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.
Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.
Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.
Design thinking: princípios, métodos e processos. Co-criação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.
Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e o mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.
Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo.
Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.
Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.
Economia experimental: princípios básicos e conceitos. Experimentos e a psicologia da tomada de decisões. Experimentos e preferências sociais. Experimentos e decisões financeiras.
Economia Comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.
Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.
Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.
Neurociências e Neuroeconomia. Fundamentos psicológicos e neurais das preferências econômicas. Mecanismos neurais da escolha. Preferências sociais.
Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não-monetários. Capital social.
Princípios básicos de teoria dos jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.
Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.
Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

Coordenação do Curso

José Gustavo Féres

Mestre em Economia Matemática e Econometria - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2000) e doutorado em Economia - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2007). Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE).

Receba mais informações sobre o curso

Entraremos em contato para falar sobre projeto, valores e mais conteúdos.

Precisa de mais informações?

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato

Cursos Relacionados

MBA em Economia e Gestão: Agronegócio
MBA em Cibersegurança
LL.M em Direito: Tributário
LL.M em Compliance Trabalhista e Processo do Trabalho
Pós-Graduação em Estratégias de Comunicação Digital
Pós-Graduação em Investimentos Financeiros
Pós-Graduação em Economia de Negócios
Pós-graduação em Cinema Documentário
Pós-Graduação em Ciência de Dados Aplicada para Finanças e Economia
MBA em Gestão: Agronegócios
MBA em Gestão: Transformação Digital com extensão internacional
MBA em Gestão: Industrial com extensão internacional
MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais com extensão internacional
MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management com extensão internacional
Oratória - Técnicas para falar em público
CEO - Chief Executive Officer
Formação Executiva em Inteligência Artificial para Gestores
Pós-Graduação em Administração de Empresas
Formação Executivos de Valor
MBA em Gestão Comercial com extensão internacional