Conheça e aplique conceitos da economia comportamental para aprimorar práticas de gestão.
Com o MBA em Economia Comportamental, você vai compreender como funcionam os processos decisórios de agentes econômicos a partir de uma perspectiva multidisciplinar que envolve os campos da Psicologia, da Neurociência e de outras Ciências Sociais.
Análise decisória com ênfase na gestão empresarial
No MBA em Economia comportamental, você vai dominar os elementos que influenciam as decisões. Será capaz de formular insights estratégicos em diferentes esferas e atividades, incluindo marketing, finanças, negociação, mercado de seguros, gestão empresarial e pesquisas comportamentais.
Para quem é o curso
| Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar nos campos de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Estratégia Corporativa.
| Pesquisadores com interesse nas áreas de ciências comportamentais e experimentais.
Pré-requisitos:
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.
O que você vai aprender
Desenvolva competências essenciais às ciências comportamentais:
| Identificar como a economia comportamental ajuda a entender processos decisórios.
| Incorporar pressupostos psicologicamente realistas às análises decisórias.
| Aplicar a economia comportamental para aprimorar estratégias organizacionais, criar produtos e gerar valor para o cliente.
O que você vai ver nesse curso
Ciências Comportamentais e Percepção de Risco
Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguros: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.
Comportamento do Consumidor
Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.
Decisões Estratégicas em Organizações
Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.
Design Thinking e as Ciências Comportamentais
Design thinking: princípios, métodos e processos. Co-criação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.
Economia Comportamental e Funcionamento dos Mercados
Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e o mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.
Economia Comportamental, Neuromarketing e Decisões de Consumo
Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo.
Economia Comportamental e Políticas Públicas
Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.
Economia Empresarial e Comportamento dos Agentes Econômicos
Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.
A Economia no Laboratório: Experimentos Econômicos e as Ciências Comportamentais
Economia experimental: princípios básicos e conceitos. Experimentos e a psicologia da tomada de decisões. Experimentos e preferências sociais. Experimentos e decisões financeiras.
Economia e Psicologia
Economia Comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.
Finanças Comportamentais II
Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.
Finanças Comportamentais I
Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.
Neuroeconomia
Neurociências e Neuroeconomia. Fundamentos psicológicos e neurais das preferências econômicas. Mecanismos neurais da escolha. Preferências sociais.
Psicologia dos Incentivos
Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não-monetários. Capital social.
Teoria dos Jogos Aplicada às Ciências Comportamentais
Princípios básicos de teoria dos jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.
Avaliação de Empresas
Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.
Finanças Corporativas
Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.
Matemática Financeira
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.
Coordenação do Curso
José Gustavo Féres
Mestre em Economia Matemática e Econometria - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2000) e doutorado em Economia - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2007). Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE).
Receba mais informações sobre o curso
Entraremos em contato para falar sobre projeto, valores e mais conteúdos.
Precisa de mais informações?
Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato