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Como implementar OKRs na sua empresa? Passo a passo!

Se você está em busca de uma maneira eficaz para otimizar o desempenho e o alinhamento da sua empresa, precisa aprender como implementar OKRs!

Com essa metodologia, sua empresa poderá transformar a forma como define e alcança suas metas.

Mais do que isso: garantirá um método claro e estruturado para estabelecer objetivos inspiradores!

Neste artigo, vamos aprender como implementar OKRs na sua empresa, desde a definição dos objetivos até o acompanhamento e revisão de resultados.

O que são as OKRs?

As OKRs — sigla para Objectives and Key Results — são uma metodologia de gestão que visa alinhar os esforços de uma organização por meio da adoção de metas específicas e mensuráveis.

Criado por um ex-CEO da Intel, Andrew Grove, as OKRs apenas ganharam popularidade entre as empresas, especialmente pelo Vale do Silício, após ter auxiliado o Google a aumentar 60 mil funcionários.

De modo geral, as principais características das OKRs são:

  • Transparência: esses objetivos são visíveis para todos na organização;
  • Ambição: os OKRs são feitas para desafiar a organização e seus membros;
  • Temporal: possuem ciclos definidos, normalmente curtos.

Quais são os benefícios das OKRs?

Ao aprender como implementar OKRs, uma empresa garante maior foco e clareza aos seus esforços, facilitando a obtenção de resultados melhores e mais transparentes.

Além disso, essa metodologia também proporciona benefícios como:

  • Alinhamento organizacional: com os OKRs toda a equipe estará trabalhando em busca dos mesmos objetivos, proporcionando uma colaboração e integração entre os times;
  • Aumento do engajamento: ao serem desafiados pelos OKRs, os funcionários se sentem mais motivados em exercer as suas funções, buscando alcançar aquelas metas almejadas;
  • Agilidade: os OKRs são definidos em ciclos curtos, permitindo que as organizações sejam ágeis e se adaptem rapidamente às mudanças do mercado ou internas;
  • Transparência: todos na organização podem ver os objetivos e o progresso uns dos outros, provendo uma cultura de responsabilização e aumentando também o engajamento dos funcionários;
  • Autonomia: as equipes recebem apenas uma direção (bastante clara) dos objetivos que devem alcançar, se tornando responsáveis por esse mérito;
  • Medição e avaliação: os resultados-chave oferecem métricas claras que permitem ao gestor avaliar o desempenho e sucesso em relação aos objetivos estabelecidos.

Em conjunto, esses benefícios melhoram o foco, alinhamento, engajamento e eficiência das organizações, possibilitando que alcancem um desempenho ainda mais superior a cada ciclo.

5 passos de como implementar OKRs

Para aproveitar os benefícios acima e transformar a sua empresa, você deve aprender como implementar OKRs da forma correta. Esses passos abaixo vão facilitar o processo:

1. Apresente o conceito ao time

Antes de apresentar as OKRs para sua equipe, você, como gestor, deve conhecer a fundo esse conceito, compreendendo seu método de aplicação, benefícios e mudanças que a metodologia pode proporcionar para a organização.

Em seguida, repasse esse conhecimento aos seus colaboradores, explicando claramente quais são os objetivos e métricas de resultado que serão implementados e seus impactos.

Crie também um espaço aberto para dúvidas e, se for necessário, invista também na capacitação de alguns membros da sua equipe, como os líderes de departamento.

2. Faça adaptações necessárias

Não existe uma receita mágica de como implementar OKRs e quais objetivos e métricas de resultados devem ser adotados por sua empresa.

Até porque, cada organização possui suas próprias características e necessidades, exigindo uma adaptação antes de qualquer processo.

3. Defina ciclos curtos

O ideal é que os objetivos sejam alcançados em ciclos curtos, de até três meses. Durante esse período, as metas individuais e em equipes deverão ser buscadas pelo seu time.

Além disso, recomendamos que os OKRs sejam implementados gradualmente. Escolha uma área para funcionar como piloto, analisando como foi o processo de implementação, quais foram as falhas cometidas e fazendo as adaptações necessárias para o próximo setor.

4. Seja transparente

Lembre-se: a transparência é um dos pilares das OKRs!

Então, seus colaboradores devem ter acesso tanto aos objetivos e metas traçadas, como também aos resultados obtidos por cada um ao longo desse processo. Inclusive, com essa transparência, a motivação e engajamento tendem a aumentar.

5. Mensure os resultados regularmente

Como os OKRs possuem ciclos curtos, recomendamos que você faça uma avaliação semanal da evolução das metas e dos demais resultados alcançados.

Desse modo, será possível identificar qualquer falha nesse processo e corrigir os erros o mais rápido possível, salvando o sucesso do seu ciclo.

Inclusive, esse acompanhamento semanal apenas é necessário no início. Uma vez que sua equipe tenha melhorado os desempenhos, os intervalos entre as avaliações podem ser maiores — mas, nunca deixe de acompanhar e divulgar esses dados! 

Exemplos de OKRs para inspirar a sua empresa

Como case de sucesso, temos o exemplo do Google que implementou a metodologia em 1999, quando tinha apenas 40 funcionários, passando para mais de 60 mil atualmente.

Inclusive, o próprio CEO da empresa afirmou que a estratégia ajudou a multiplicar por 10 vezes o tamanho dessa organização.

No entanto, para ficar ainda mais claro sobre como implementar OKRs em sua empresa, criamos abaixo alguns exemplos que podem servir também de inspiração:

1. Exemplo para aumento de vendas

Objetivo: aumentar a receita total da empresa no próximo trimestre.

  • Resultado Chave 1: aumentar as vendas em 20% em comparação com o trimestre anterior;
  • Resultado Chave 2: adquirir 50 novos clientes;
  • Resultado Chave 3: reduzir o ciclo de vendas médio de 30 para 20 dias.

2. Exemplo para desenvolvimento de produto

Objetivo: lançar uma nova funcionalidade do produto com sucesso.

  • Resultado Chave 1: concluir o desenvolvimento da nova funcionalidade no prazo estabelecido;
  • Resultado Chave 2: realizar 3 rodadas de testes beta com um grupo de 50 usuários e obter uma taxa de aprovação de 90%;
  • Resultado Chave 3: atingir 10.000 usuários ativos da nova funcionalidade no primeiro mês após o lançamento.

3. Exemplo para eficiência operacional

Objetivo: melhorar a eficiência dos processos internos.

  • Resultado Chave 1: reduzir o tempo de ciclo de produção em 15%;
  • Resultado Chave 2: diminuir os custos operacionais em 10%;
  • Resultado Chave 3: implementar um novo sistema de gestão que reduza o erro de processamento em 25%.

Aproveite as dicas acima e otimize os resultados da sua organização!

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