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Como aumentar sua competitividade em 7 passos

Achar formas de se tornar mais competitivo no mercado em que seu negócio atua não é uma tarefa fácil por vários motivos: não existe receita pronta, não há certo e errado, nem tudo que dá certo para alguns negócios, funcionará para outros.

Entretanto, utilizando experiência de mercado e colaboradores no core team com acesso aos conhecimentos teóricos que os cursos de especialização oferecem hoje em dia, é possível definir alguns passos que as empresas de maior competitividade no mercado trilharam para “chegar lá”.

O que é competitividade organizacional?

É quando uma empresa consegue satisfazer as necessidades dos seus clientes com mais êxito do que seus concorrentes. Esse êxito pode vir refletido em mais lucro, mais clientes, menos gastos, mais automações, inovações, etc.

A competitividade é importante para que a empresa esteja preparada frente às novas formas de consumo do produto ou serviço que vende, para conseguir tomar as melhores decisões estratégicas e se posicionar como marca no mercado em que atua.

Veja abaixo algumas formas de aplicar a competitividade estratégica de na sua empresa.

1. Conheça quem são seus os clientes e suas necessidades

Saber quem é seu público-alvo, entender suas necessidades, dores e problemas e, principalmente,
identificar como o seu produto e serviço vai facilitar a vida dele é essencial para que a sua empresa conquiste um lugar competitivo no mercado em que atua.

Colete dados e feedbacks de quem é seu cliente e encontre brechas de como você pode impactar ainda mais a vida deles.

2. Acerte, erre, mas sempre inove!

Aquela frase fracassada, que diz, “Mas nós sempre fizemos assim”, não deve estar presente no vocabulário da sua equipe. O mundo está cada vez mais frenético e exigindo cada vez mais inovações das empresas.

Todos que investem em inovação erram em algumas ideias. Porém, são elas que dão mais suporte para que as ideias certas surjam. Lançar novos produtos e pensar em novas possibilidades
é essencial para aumentar a sua competitividade perante os seus concorrentes

3. Mostre quem você é e porque você existe

O time de marketing e vendas deve trabalhar fortemente para mostrar ao mercado quem é a sua marca, qual é a sua essência e porque ela existe. Mostre o verdadeiro propósito da marca ter sido criada. Todos querem lucro, mas lucra mais quem vende “o porquê”.

4. Faça mais com menos

Isso tem tudo a ver com a produtividade da sua equipe. Investir em capacitação (cursos de MBA e especialização), automatização de processos funcionais e melhores técnicas gerenciais são ótimas formas de você aumentar a produtividade da empresa.

5. Tudo começa de dentro pra fora

Não adianta o seu time de marketing vender uma imagem da sua empresa se a realidade interna é totalmente outra. Uma hora a verdade vem à tona e isso pode lhe custar caro! Oferecer boas condições de trabalho e benefícios, que fazem os seus colaboradores orgulhosos de vestir a camisa da sua empresa, é fundamental para que você possa contar com eles para buscar mais competitividade para o negócio.

6. Utilize a tecnologia a seu favor

Invista em tecnologia para que ela trabalhe para você e não ao contrário. Faça todo gerenciamento de pessoas, de estoque, de produtos e de matéria-prima de forma unificada dentro da sua empresa. Tenha processos inteligentes para que, através de poucos cliques, você consiga ter acesso aos relatórios e dados que lhe ajudem a tomar melhores decisões.

7. Saiba delegar e foque no que traz competitividade

Principalmente quando a empresa passa por um grande índice de crescimento, é comum
vermos empresários e donos do negócio usando o seu tempo para resolver problemas que não estão ligados à competitividade do negócio. Saiba quando é a hora de confiar na sua equipe e delegar tarefas que só consomem seu tempo e não trazem lucratividade para a empresa!

Lembre-se que uma das melhores formas de estar por dentro das inovações e tendências do mercado é sempre buscar novos conhecimentos, seja através de cursos de pequena e média duração ou especializações. Você como gerente ou empresário deve estar atualizado para conseguir gerenciar uma equipe ou uma empresa em direção a competitividade.

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