Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
cursos
MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária Com Extensão Internacional - Semipresencial


Goiânia/GO - Cuiabá/MT - Rio Verde/GOPrevisão: 18/10/2024
Rondonópolis/MT - Sinop/MTPrevisão: 25/10/2024

O que é o curso

O MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária proporciona ao aluno o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa, além de passar a ter uma visão estratégica do mercado e conhecer todas as etapas do ciclo imobiliário relacionadas a desenvolvimento de projeto, orçamento, planejamento e construção da edificação.

Para quem é o curso

MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária é recomendado para profissionais que: participam de atividades de desenvolvimento imobiliário com ênfase na incorporação e na construção de edificações – empresários, investidores, engenheiros, arquitetos, projetistas, administradores, corretores, proprietários de imóveis ou advogados – e desejam trabalhar nessa área ou nos segmentos correlatos.

O que você vai aprender

Você vai adquirir:

  • visão holística das atividades de desenvolvimento imobiliário, com ênfase nas atividades de incorporação e construção de edificações e foco na maximização de retorno para o incorporador;
  • conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários na sua empresa ou no próprio negócio;
  • capacidade de relacionar teorias à prática do desenvolvimento imobiliário por meio do estudo de casos e atividades desenvolvidas durante as aulas;
  • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
  • visão completa das principais etapas e dos atores envolvidos no processo de desenvolvimento imobiliário;
  • capacidade de análise crítica dos principais indicadores de retorno do investimento;
  • visão estratégica do mercado com vistas ao desenvolvimento de produtos imobiliários e planejamento das vendas;
  • habilidades e competências relativas a comunicação, planejamento e liderança.

O que você vai ver nesse curso

  1. Estratégia corporativa e de negócios
  2. Estratégias de marketing
  3. Economia dos negócios
  4. Gestão de projetos
  5. Liderança e gestão de equipes
  6. Transformação digital
  7. Empreendedorismo e gestão da inovação
  8. Finanças corporativas
  9. Jogo de negócios
  10. Aspectos ambientais de empreendimentos imobiliários
  11. Aspectos jurídicos de incorporações e construções imobiliárias
  12. Fundamentos de incorporação imobiliária
  13. Financiamento e investimento em projetos imobiliários
  14. Gestão de operações e obras
  15. Viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias
  16. Vendas imobiliárias, canais de vendas e trade marketing
  17. Pré-construção: planejamento, projeto e orçamento da obra
  18. Contabilidade da construção civil e atividade imobiliária
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Ecologia: conceitos, histórico, perspectivas e tendências. Desenvolvimento urbano sustentável. Legislação e normalização ambiental aplicada a empreendimentos imobiliários: estudo de impactos, licenciamento e gestão. Interferência dos aspectos ambientais na viabilidade de empreendimentos imobiliários. Certificação ambiental de empreendimentos imobiliários.
Análise jurídico-imobiliária. Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964 – Incorporação imobiliária. Lei nº 6.766, de 19 de dezembro 1979 – Loteamentos. Contratos e planejamento societário de operações imobiliárias. Lei nº 10.931, de 2 de agosto de 2004 – Patrimônio de afetação. Alienação fiduciária da coisa imóvel. Responsabilidades do empreendedor. Noções de direito do consumidor. Mediação e arbitragem.
Conceitos e definições. Estrutura de governança de incorporadoras. Desenvolvimento imobiliário: elementos fundamentais, participantes, recursos de capital e ciclo estratégico. Incorporador versus construtor: integração, responsabilidades, interesses e posicionamento. Etapas da estruturação imobiliária.
Sistema de Crédito Imobiliário Brasileiro. Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Financiamento para aquisição: FGTS, SBPE e outros. Financiamento à produção. Funding. Produtos financeiros de base imobiliária. Securitização. Certificados de base imobiliária: CRI, Cepac, CCI e outros. Fundos de base imobiliária: FII, FIP, FIDC. Gestão de carteira de investimento imobiliária.
Gestão da construção. Racionalização da construção: métodos e processos. Logística de canteiros de obra. Perdas e produtividade. Gestão da cadeia de suprimentos: compras e contratações. Gestão da mão de obra: própria e terceirizada. Planejamento e gestão do custo da obra. Sistemas de gestão da qualidade em obras. Desenvolvimento tecnológico e inovação na construção civil.
Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Indicadores de eficiência do projeto. Indicadores da viabilidade econômico-financeira. Cenários com estudos estáticos e dinâmicos: planilhas, quadros, custos e receitas.
Conceitos e definições básicas de vendas. Estratégia, planejamento e gestão de vendas imobiliárias. Canais de vendas. Métricas e políticas comerciais. Comissionamento e premiação. Gestão de informações de vendas. Trade marketing. Parcerias de vendas com outras indústrias. Estratégias de negociação. Campanhas de vendas. Gestão de PDVs.
Funções do departamento de pré-construção: planejamento, projeto e orçamento. Planejamento físico do empreendimento. Projetos de edificações: etapas, contratação e coordenação. Orçamento de obras: conceitos, técnicas e indicadores. Acompanhamento e controle de custos. Building Information Modeling (BIM): conceitos básicos, usos e aplicações no ciclo de vida da construção. Norma de desempenho de edificações
Contabilidade e sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis. Análise das questões contábeis específicas das atividades de incorporação e construção imobiliária
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

O que nossos ex-alunos falam

Messias Reis
Sócio fundador e Diretor na Mundo de Projetos
“Olá, eu sou Messias Reis, um profissional de gerenciamento de projetos. A pós-graduação foi um dos caminhos que tracei durante minha jornada, para que hoje, além de atuar na área, eu tenha uma empresa especializada em gerenciamento de projetos. A pós-graduação me deu esse alicerce, pois o gerenciamento de projetos pode ser aplicado em engenharia, TI e em qualquer área dentro da empresa, até mesmo no RH. Hoje, todas as áreas têm projetos e, por isso, a gestão de projetos se faz necessária. Dentro desse conceito, a pós-graduação me deu embasamento para que eu pudesse viver de gerenciamento de projetos e poder compartilhar esse conhecimento com o mercado.”

Coordenação do Curso

Pedro de Seixas Corrêa

Pedro de Seixas Corrêa é Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Arquitetura pelo PROARQ/UFRJ, ênfase em Gestão de Projetos. Coordenador acadêmico da Fundação Getulio Vargas desde 2008 (MBAs em Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias, Gestão Empresarial). Professor FGV Management desde 2001. Membro do Conselho Fiscal do Sinduscon-Rio desde 2019. Vice-Presidente de Projetos Especiais do CR Vasco da Gama desde 2018. Desde 2000, Sócio da SEICOR Projetos e Obras Ltda, empresa especializada na coordenação e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura. Entre 1991 e 2000 atuou nos setores de orçamento, planejamento de obras de edificações.

Investimento

Investimento sem desconto:

 

12x R$ 2.945,21

18x R$ 2.021,46

24x R$ 1.560,42

30x R$ 1.284,44

 

Investimento com 15% de desconto:

 

12x R$ 2.503,42

18x R$ 1.718,24

24x R$ 1.326,35

30x R$ 1.091,78

 

Investimento com 17% de desconto:

 

12x R$ 2.444,52

18x R$ 1.677,82

24x R$ 1.295,15

30x R$ 1.066,09

 * Consulte opções de investimento com desconto para ex alunos das especializações FGV, grupos, empresas parceiras e pagamento à vista.

Receba mais informações sobre o curso

Entraremos em contato para falar sobre projeto, valores e mais conteúdos.

Precisa de mais informações?

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato

Cursos Relacionados

Formação Executiva em Inteligência Artificial para Gestores
Pós-Graduação em Administração de Empresas
Formação Executivos de Valor
MBA em Gestão Comercial Com Extensão Internacional - Semipresencial
MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria Semipresencial
CFO - Chief Financial Officer
CIO - Chief Information Officer
COO – Chief Operating Officer: Gestão de Operações
CMO - Chief Marketing Officer: Marketing, Vendas e Crescimento
Liderando com Analytics
CFO - Chief Financial Officer
CHRO – Chief Human Resources Officer
MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária Com Extensão Internacional - Semipresencial
MBA em Gestão: Agronegócios Com Extensão Internacional - Semipresencial
LL.M em Direito Civil e Processual Civil
MBA em Gestão Empresarial Com Extensão Internacional
MBA em Gestão: Pessoas e Liderança Com Extensão Internacional - Semipresencial