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Pós-Graduação em Administração de Empresas - Goiânia

Goiânia/GOPrevisão: Janeiro/2025
Seja um administrador preparado para enfrentar os desafios do mercado
Lidere equipes, colabore, faça a sua autogestão, pense criticamente o negócio e tome decisões mais acertadas e efetivas.

O que é o curso

O curso de Pós-graduação em Administração de Empresas é composto de conteúdo acadêmico de excelência e atividades práticas, que visam a capacitar o aluno a usar as mais modernas ferramentas gerenciais para enfrentar os desafios contemporâneos que as organizações e carreiras enfrentam, como os novos arranjos econômicos e da força de trabalho, as novas tecnologias e a globalização.

Ao final do curso, o aluno estará preparado para enfrentar os grandes desafios do mercado de trabalho atual: ter capacidade analítica, pensar criticamente, liderar equipes, fazer a autogestão de carreira, analisar os negócios holisticamente e tomar decisões mais acertadas e efetivas.

O objetivo da Pós-graduação em Administração de Empresas é conferir ao participante uma formação robusta em gestão, a partir do desenvolvimento de importantes habilidades e competências amplamente reconhecidas e valorizadas pelo mercado de trabalho.

Para quem é o curso

O programa é destinado a profissionais de qualquer área de atuação, que desejam empreender, atuar ou avançar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no mercado. Sendo assim, destina-se aos:

• recém-graduados à procura de formação complementar indispensável para empregabilidade no mercado de trabalho atual;
• profissionais da área de administração ou empreendedores/as sem experiência gerencial e que precisam aliar teoria e prática;
• profissionais de outras áreas de formação que aspiram a uma formação robusta em gestão;
• profissionais que estão retornando ao mercado de trabalho e desejam se atualizar.

A heterogeneidade e diversidade de formação entre as áreas profissionais possibilitam ao/à participante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para a troca de ideias e novos contatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking bem como para o sucesso da sua vida e carreira profissional.

Pré-requisitos do curso:
• Possuir graduação em qualquer área de conhecimento.

O que você vai aprender

Ao final do curso, cada profissional estará mais preparado para liderar equipes, colaborar, fazer a sua autogestão, pensar criticamente o negócio em que está inserido e tomar decisões mais acertadas e efetivas.

O que você vai ver nesse curso

  • Contabilidade geral;
  • Estratégia corporativa e de negócios;
  • Empreendedorismo e gestão da inovação;
  • Estratégias de marketing;
  • Economia dos negócios;
  • Estrutura e processos organizacionais;
  • Finanças corporativas;
  • Gestão de projetos;
  • Liderança e gestão de equipes;
  • Transformação digital;
  • Jogo de negócios.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e as suas aplicações. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Nova economia, sociedade da informação e mindset digital. Pilares da transformação digital: pessoas, processos e tecnologia. Gestão de pessoas para transformação digital. Transformação digital de processos operacionais. Gestão de tecnologia para transformação digital. Transformação digital da experiência do cliente. Transformação digital do modelo de negócios. Transformação digital nas organizações: aspectos essenciais e tendências.
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Gestão estratégica de gestão de pessoas. Subsistemas de RH. Liderança e ESG (Environment, Social & Governance). Diversidade da força de trabalho. Cultura Organizacional. Motivação. Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.
A importância da contabilidade para um gestor e empreendedor. Estrutura conceitual da contabilidade e demonstrações contábeis de propósito geral. Contabilização de transações típicas. Análise das demonstrações contábeis. Contabilidade de custos. Relação custo-volumelucro.
Visão geral de finanças para profissionais atuantes em gestão. Matemática financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Origem das organizações, das estruturas e dos processos. Estruturas organizacionais e processos. Criando e gerenciando EPO. Impactos e desafios de EPO. Gestão por processos. Portfólio de serviços. Gerenciamento de mudanças. Governança e maturidade em processos.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Introdução aos conceitos de 8 Domínios de Desempenho e 12 Princípios de Gerenciamento de Projetos; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, adaptativos e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e adaptativos; Gerenciamento de projetos preditivos (Escopo, Cronograma, Riscos, Partes Interessadas, Comunicações, Recursos e Aquisições); Gerenciamento de projetos adaptativos (SCRUM).
Simulação de um mercado oligopolista no qual empresas industriais atuam de maneira bastante competitiva. Análise estrutural da indústria e dos seus cenários econômicos globais, como: estratégias corporativas; gestão estratégica de marketing; gestão de recursos financeiros; gestão de produção; gestão de recursos humanos; análise de riscos e tomadas de decisão tático-operacionais; negociação empresarial e feedback de desempenho da empresa.

O que nossos ex-alunos falam

Marcus Vinícios Kaleb
Gestor na Adão Imóveis | Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
Ex aluno da Pós-Graduação em Administração de Empresas
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Bruna Dayrell
Olá, eu me chamo Bruna Dayrell e sou egressa da Fundação Getúlio Vargas. Eu fiz o PDE – Programa de Desenvolvimento Executivo e cursei a Pós em Administração de Empresas seguida do MBA em Gestão Financeira. O que me motivou a escolher a educação continuada foi a necessidade de me reposicionar no mercado uma vez que passei a atuar fora da minha área de formação profissional. Dentro dessa escolha, o que me motivou a escolher a FGV foi o know-how e amplo reconhecimento no mercado de trabalho. Foi uma decisão acertada. Tive o privilégio de ser guiada por professores renomados da área, detentores de profundo conhecimento tanto técnico quando prático. Quanto aos colegas, levo para a vida queridos amigos que me somaram muito a nível profissional e pessoal. Tive o prazer de conhecer as coordenadorias de perto uma vez que intermediei o contato junto aos alunos por meio da representação de classe e o que encontrei foram profissionais solícitos, dedicados ao seu sacerdócio e abertos ao diálogo, sempre comprometidos com a excelência da educação superior e aplicabilidade dos conhecimentos compartilhados. Muita gratidão à FGV por ter sido minha casa nestes anos de estudo e, uma vez FGV, sempre FGV.
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Laura Freitas
Coordenadora Nacional de Pré Vendas na Soluti | Ex aluna da Pós Graduação em Administração de Empresas
Sou formada em outra área e sentia necessidade de conhecimentos teóricos e práticos de administração de empresas. Por ser um curso multidisciplinar, me permitiu ter essa visão macro que eu tanto carecia e estar apta para novos desafios na carreira, até mesmo uma liderança. Hoje estou como coordenadora e as disciplinas que mais me marcaram foram gestão de projetos, gestão de equipes e empreendedorismo, porque me deram embasamento e direcionamento para minha atuação atual. Além de expandir meus conhecimentos, foi fundamental para expandir minha área de atuação. Me permitiu olhar a empresa e seu negócio por mais perspectivas.

Coordenação do Curso

André Luís Fernandes Limeira

Doutorado em Direito, Instituições e Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em curso, Doctor Philosophy in Business Administration pela Florida Christian University (FCU), Mestrado em Contabilidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bacharel em Ciências Contábeis pela Mackenzie Rio. Coordenador acadêmico executivo da FGV do MBA em Gestão Empresarial, do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e do MBA em Finanças Empresariais. Professor do MBA da FGV nas áreas de custos, contabilidade, orçamento, compliance e análise fundamentalista (equity valuation). Autor e Co-autor dos seguintes livros: Gestão Contábil Financeira, ed. FGV; Gestão de Custos, ed. FGV; Contabilidade para Executivos, ed. FGV; A Relação entre Pai e Filho no Processo Sucessório em Empresas Familiares, ed. FGV e Análise de Custos: aplicação da margem de contribuição econômica, ed. Laços. Ex-auditor da Deloitte Touche Thomatsu. Ex-professor concursado da Escola Naval - Marinha do Brasil. Ex-professor da Mackenzie Rio, Estácio de Sá, Faculdades Integradas Anglo Americano e Universidade da Cidade.

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