Com certeza já pensou o que significa ter uma carreira de sucesso, como construi-la e como seria quando chegasse lá. Ser referência na área escolhida, ter uma remuneração para realizar seus sonhos, possuir habilidades para empreender e intraempreender, manter-se competitivo no mercado… Bem, vários são os diferenciais para aqueles que conseguem concretizar seus feitos profissionais.
Ao elaborar um planejamento que embasará suas escolhas, para alcançar uma carreira de sucesso, é importante traçar o cenário atual, o cenário almejado e quais serão as ações a serem desenvolvidas. Porém ao longo do caminho, surgirão alguns vilões que podem dificultar e até mesmo te impedir de chegar ao lugar desejado. Então é importante conhecê-los e se preparar para enfrentá-los:
1- Auto desconhecimento:
É a incapacidade de revisitar suas crenças e a inconsciência sobre seu verdadeiro eu. Como por exemplo desconhecer seus valores, que são o combustível matriz para suas emoções, motivações e comportamentos, que desencadearam algumas reflexões cruciais para obtenção de uma carreira de sucesso:
a. O lugar almejado de fato lhe trará realização?
b. Em que circunstâncias da vida estou mais motivado?
c. Quais são as situações que me paralisam completamente?
d. Em qual área ou posição profissional consigo trabalhar por meu propósito?
E outros questionamentos internos que poderão diminuir o nível de estresse e encurtar a jornada.
2- Desatualização
É a falta de aprimoramento e atualização constante. Não se manter a par do que está acontecendo ao seu redor, estar ultrapassado. Sabemos que a tecnologia e o acesso a um grande volume de conteúdo diariamente, trouxeram transformações numa velocidade nunca vista em nossa história. O que nos obriga a constantemente atualizar os conhecimentos que possuímos e cruzá-los com novos, para que haja o desenvolvimento continuado tão importante para inovação e competitividade.
3- Desmotivação:
E a perda de entusiasmo, sentimento de desesperança e angústia que impacta diretamente na disposição e energia empregadas num projeto ou na vida como um todo. Esses sentimentos podem ser originados na falta de crença em si próprio, pelo pouco resultado obtido até então, pela falta de conhecimento e habilidades para continuar trilhando os caminhos escolhidos e até pela crença e demasiada confiança depositada em opiniões e julgamentos alheios
4- Desfoco
É o ato de tirar o foco, diminuir a nitidez do que precisa e merece energia de fato. Sabemos que na correria do dia a dia e nas multi tarefas, é fácil desfocar as energias e atenção do que precisa ser realmente feito para executar determinado projeto que não estava no script, assumir alguma nova atribuição profissional, que não estava prevista e até mesmo retroceder em algumas evoluções para caber no momento da empresa ou da sua vida pessoal. Bem, isso tudo pode ser minimizado, quando se reflete sobre os impactos dessas escolhas a longo prazo, o que é estratégico assumir ou não nesse momento e quais ações atuam de fato sob o objetivo central da carreira.
5- Desmonetização
É a retirada ou diminuição da base monetária, que pode ser ocasionada pela diminuição da renda, aumento do custo de vida, crescimento dos compromissos financeiros, ou qualquer outro fator que comprometa o seu fluxo de caixa.
Sabemos que para trilhar uma carreira de sucesso é necessário investir em você, fazer cursos para obtenção de novos conhecimentos, participar de eventos para relacionamentos estratégicos, e consumir conteúdos diversos.
Essa desmonetização pode impactar não somente na capacidade de investir numa carreira de sucesso, como também diminuir seu foco nela. Então se planejar e escolher prioridades é fundamental.
Autora: Amanda dos Reis