Planejamento de Vendas

O que é o curso?

O curso Planejamento de Vendas possibilita ao participante o desenvolvimento de uma visão estratégica da área comercial que lhe permitirá propor alternativas diferenciadas de atuação na área de vendas.

Para quem é o curso?

O curso Planejamento de Vendas é indicado para profissionais que atuam nas áreas comercial, de marketing e de vendas de empresas de qualquer porte e que têm interesse em desenvolver uma visão estratégica dárea, bem como aperfeiçoar as suas competências negociais para propor estratégias comerciais e de venda.

O que você vai aprender?

Você irá:

  • analisar o tamanho e o potencial do mercado;
  • realizar previsões de venda;
  • estabelecer objetivos e metas para área de vendas e
  • propor indicadores de desempenho e indicar estratégias eficazes.

O que você vai ver nesse curso

Módulo 1: Análise do mercado; Ferramentas de análise do ambiente; Variáveis controláveis e incontroláveis, externas e internas.
Módulo 2: Previsão de vendas Estimativa do potencial de mercado e de vendas; Dificuldades das previsões; Métodos de previsão de vendas.
Módulo 3: Objetivos e metas de vendas Relação entre potencial, previsão e objetivo; Determinação e características dos objetivos e das metas bem definidas; Relação entre potencial, previsão, objetivo e meta Estimativa do potencial de mercado e de vendas.
Módulo 4: Estratégias de inovação, competição e crescimento; Territórios e rotas; Preço, condições e formas de pagamento; Remuneração de vendedores.
Módulo 5: Orçamento de vendas Avaliação do esforço do desempenho e dos resultados de vendas; Análise dos custos de comercialização; Controle da rentabilidade das vendas e das contas.
Módulo 6: Proposta de orçamento.

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O que nossos ex-alunos falam

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Coordenação do Curso

Ricardo Franco Teixeira

Doutorando em Administração de Empresas (UNR), Mestre em Sistemas de Gestão (UFF), Especialista em Management pela EPGE/FGV, Engenheiro Civil (UFBa.) e Administrador de Empresas (UNIFACS). Consultor na área de Marketing. Na FGV, é professor de disciplinas nas áreas de Marketing e Estratégia de Empresas no programa FGV Management. Foi Vice-Cônsul Comercial da Grã-Bretanha. É sócio-gerente da Excellence Management Consultores Ltda. e palestrante. Coautor dos livros Administração de Marketing no Mundo Contemporâneo (2004), Marketing em Organizações de Saúde (2010), Gestão e Planejamento de Marketing (2012), todos da Editora FGV.

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