Formação Executiva em Neuroeconomia, Comportamento e Experiência do Usuário
Conteúdo emocional e instintivo na melhoria da performance de pessoas e empresas

O que é o curso?

A racionalidade não é o único guia para a tomada de decisão nas esferas econômica e financeira. Os conteúdos emocional e instintivo sempre se mostraram relevantes e, com o avanço da Neurociência, podemos compreender melhor como atuam. Heurísticas (atalhos mentais) e vieses (percepções distorcidas da realidade) fazem parte das formas-padrão de funcionamento do cérebro nos processos de tomada de decisão em Economia e Finanças. Tratar todos esses elementos de forma articulada é o objetivo deste curso, sempre com vistas à melhoria da performance de pessoas e empresas.

Para quem é o curso?

Este curso é indicado para profissionais do mercado financeiro, vendedores, negociadores atuantes nas cadeias de suprimento, educadores e coaches financeiros, controllers e auditores, gestores do segmento B2C e demais agentes envolvidos nos processos de tomada de decisão envolvendo consumidores e investidores.

O que você vai aprender?

Você irá:

  • entender e discutir, criticamente, elementos de Economia e Finanças comportamentais e os avanços propiciados pela Neurociência;
  • compreender os processos cerebrais e neuronais envolvidos nos processos de tomada de decisão inerentes às esferas econômica e financeira, e
  • identificar e discutir, criticamente, novos vieses de comportamento do consumidor e do investidor frente às ferramentas de análise da Neurociência aplicada.

O que você vai ver nesse curso

Neurociência e Comportamento: Organizações, Consumidores e Investidores

Módulo 1

  • Fundamentos da Neurociência aplicada à gestão de empresas, negócios e carreiras – Neurobusiness
  • Teoria do Cérebro Triuno: conceituação e crítica

Módulo 2

  • Avanços recentes da Neurociência aplicáveis ao ambiente corporativo
  • Processos de tomada de decisão à luz da Neurociência
  •  Heurísticas, vieses e percepção

Módulo 3

  • Elementos emocionais, instintivos e racionais associados à formação de memórias
  • Neuroplasticidade

Módulo 4

  • Limites e exaustão cognitivos
  • Elementos de Neuroquímica e a sua importância em situações variadas da vida corporativa

Finanças Comportamentais e Neurofinanças

Módulo 1

  • Paradigma da racionalidade e seu significado em Finanças
  • Comportamentos financeiros incompatíveis com o axioma da racionalidade

Módulo 2

  • Neurociência aplicada aos processos de tomada de decisão em finanças
  • Irracionalidade previsível

Módulo 3

  • Heurísticas e vieses: conceituação e aplicações
  • Escolha intertemporal

Módulo 4

  • Padrões de comportamento financeiro mais relevantes à luz da Neurociência: aversão à perda, viés de confirmação, efeito-âncora, prova social e efeito-manada
  • Limites do autointeresse e do autocontrole

Neuroeconomia

Módulo 1

  • Fundamentos de Neuroeconomia e da Economia Comportamental
  • Paradigma da racionalidade na Economia tradicional e críticas

Módulo 2

  • Racionalidade econômica no âmbito da Teoria dos Jogos e as suas conexões com a Neuroeconomia
  • Abordagem da racionalidade limitada como paradigma alternativo

Módulo 3

  • Contribuições da Psicologia Econômica
  • Contribuições da Neurociência e campo de estudo da Neuroeconomia
  • Processos cerebrais mais relevantes para a Neuroeconomia
  • Processo de tomada de decisão: visão tradicional e crítica comportamental

Módulo 4

  • Aplicações da Neuroeconomia: aversão à perda, contabilidade mental, nudge, arquitetura da escolha e opção padrão, viés e custo irrecuperável (sunk cost bias)
  • Implicações para a Macroeconomia

Neurociência e Design de Experiência

Módulo 1

  • Fundamentos de Neurociência aplicáveis ao design thinking e ao user experience approach

Módulo 2

  • Processo de criação e mente criativa
  • Experiência do usuário sob a ótica tradicional e contribuições da Neurociência
  • Fases típicas do processo criativo

Módulo 3

  • Simpatia e empatia no processo criativo
  • Necessidades, expectativas, desejos e experiência de consumo
  • Impacto do ambiente construído

Módulo 4

  • Importância da comunicação na geração e na percepção de valor pelo usuário
  • Aspectos quantitativos e métricas para a experiência do usuário

INCREVA-SE

O que nossos ex-alunos falam

Informação inexistente

Coordenação do Curso

Robson Ribeiro Gonçalves

O Prof. Robson Ribeiro Gonçalves é  Economista, Mestre pela Unicamp (1996) e Bacharel pela USP (1992). Foi técnico do Banco Central do Brasil (1994-96) e pesquisador do IPEA (1996-2002). Atuou como professor no Ibmec-RJ (1997-2002) e no Insper (2006-2008). É professor dos MBAs da FGV desde 1997. Coordenador do curso de Formação Executiva em Neurobusiness da FGV. Coautor do livro Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida.

Investimento

Baixe o programa completo do curso

Informe seus dados abaixo para receber o programa completo do curso em seu e-mail.

Precisa de mais informações?

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato

Cursos Relacionados

Comunicação, planejamento e convergência de mídias
Comunicação de Eventos Esportivos
Aspectos Legais nas Relações de Consumo
Administração Estratégica de Vendas
MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio - Goiânia
Competências Gerenciais
Avaliação de Impactos Ambientais
Auditoria das Demonstrações Financeiras
Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimentos
Aspectos Jurídicos do Agronegócio
Análise de Viabilidade de Projetos
Administração Financeira: Decisões de Investimento e Financiamento
Administração Financeira: Avaliação do Desempenho Empresarial
Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas
Formação Executiva de Líderes
Visão Sistêmica do RH: da Atração ao Desligamento

Solicitação de Inscrição

Para dar início à sua inscrição, preencha o formulário que entraremos em contato para dar continuidade ao processo.