Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas

Previsão:

O que é o curso?

Médicos, cirurgiões dentistas e demais profissionais da saúde enfrentam um grande desafio na gestão de suas clínicas, laboratórios e consultórios. Sendo especialistas e com formação predominantemente técnica, esses profissionais não têm a oportunidade de se capacitar em questões de gestão financeira, marketing e operações, embora tenham de lidar com essas questões no dia a dia.
O curso Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas busca apresentar de forma prática e direta os principais conceitos de gestão que possibilitem ao profissional da saúde abrir e gerir com sucesso seus laboratórios, consultórios e clínicas médicas, odontológicas e multidisciplinares.

Para quem é o curso?

O curso Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas é indicado para profissionais da área da saúde, que atuam como sócios e gestores de laboratórios, clínicas ou consultórios médicos, odontológicos e outras áreas da saúde.

O que você vai aprender?

Você irá:
  • desenvolver visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da saúde;
  • conhecer técnicas para planejar e gerenciar os principais aspectos do seu negócio como marketing, operações, pessoas e finanças, além de aprimorar a capacidade de mediar conflitos e lidar com as mudanças no set
  • criar e liderar equipes;
  • desenvolver competências para analisar o desempenho de seu negócio e elaborar planos de ação consistentes.

O que você vai ver nesse curso

Iniciando e Repensando o Modelo de Negócio de Sua Clínica de Saúde

Módulo 1: Ambiente de negócios para os profissionais de saúde principais transformações no cenário de saúde; mudanças no perfil demográfico dos profissionais de saúde; transformações no mercado de trabalho e no ambiente de negócios da saúde. Módulo 2: Empreendedorismo e criação de novos negócios profissional da saúde como empreendedor e gestor; recursos para definir ou repensar o modelo de negócios de sua clínica; utilização da ferramenta do Canvas para analisar como sua clínica pode criar e entregar valor a seus clientes. Módulo 3: Repensando o modelo de negócios da clínica levantamento de informações com os clientes potenciais; identificação de canais, recursos e parceiros-chave para a criação do negócio; modelos de monetização e remuneração do negócio. Módulo 4: Estruturando sua clínica como um negócio dimensionamento do tamanho de mercado e público-alvo; estimativas com receitas e despesas com a clínica; modelo de plano de negócios para avaliar a viabilidade do negócio

Marketing e Posicionamento Estratégico de Clínicas de Saúde

Módulo 1: Marketing aplicado a clínicas e consultórios fundamentos de marketing aplicados a serviços profissionais; marketing mix para as clínicas e consultórios; estratégias de posicionamento para as clínicas. Módulo 2: Marketing digital: mídias, conteúdo e relacionamento caracterização público por meio da construção de personas; captação de clientes potenciais com o uso do marketing digital; construção de métricas para avaliar o sucesso do marketing digital. Módulo 3: Gestão do relacionamento com operadoras e planos de saúde cenário e tendência das operadoras de saúde; negociação e relacionamento com os planos de saúde; estudo de caso de uma clínica. Módulo 4: Planejamento estratégico para competitividade da clínica e consultório processo e etapas do planejamento estratégico; ferramentas e técnicas de planejamento estratégico para as clínicas; desenvolvimento de estratégias e planos para a sua clínica; monitoramento de estratégias com a construção de mapas estratégicos.

Gestão de Clínicas de Saúde: Processos, Pessoas e Questões Legais

Módulo 1: Estabelecendo os principais processos das clínicas e consultórios principais processos da clínica; padrões de trabalho para os processos chave da clínica; gestão operacional e documentação necessária. Módulo 2: Qualidade e melhoria contínua dos serviços com o uso de indicadores redesenho os processos da clínica; PDCA, melhoria contínua e ferramentas qualidade; uso de indicadores e dashboards para acompanhamento dos processos. Módulo 3: Gestão de pessoas e equipes seleção e contratação da equipe; integração e desenvolvimento; remuneração e reconhecimento. Módulo 4: Principais aspectos legais na condução do consultório formas de sociedade aplicadas às clínicas; responsabilidades do sócio administrador; aspectos trabalhistas e a nova legislação do trabalho; terceirização e contrato com prestadores de serviços.

Gestão Financeira e Tributária das Clínicas de Saúde

Módulo 1: Tributos e impactos financeiros do modelo adotado principais tributos da clínica; avaliação de alternativas de modelos tributários; impactos financeiros do modelo adotado; reorganização tributária da clínica. Módulo 2: Técnicas de negociação e redução de conflitos Tipos de negociação Conceitos-chave (melhores alternativas e zona de conforto) Barreiras para o acordo Formas de redução de conflitos Módulo 3: Gestão de custos e do fluxo de caixa Conceitos básicos de custos e despesas Custo fixo, variável e ponto de equilíbrio regime de caixa e de competência; prazo médio de pagamento e recebimento. gestão do fluxo de caixa. Módulo 4: Planejamento financeiro e análise de viabilidade de investimentos conceitos de matemática financeira; demonstração de resultados; indicadores e parâmetros na análise de investimentos; estudo de viabilidade de projetos; análise dos cenários no binômio retorno x risco; tomada de decisão financeira e estratégica.

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O que nossos ex-alunos falam

Informação inexistente

Coordenação do Curso

Marcelo Marinho Aidar

Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de SP (1992) e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de SP (2002).

Investimento

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