Formação Executiva em Gerenciamento por Processos

Previsão: 01/2022

O que é o curso?

Em um mundo mais competitivo, dinâmico e automatizado a gestão de e por processos ganha um enorme destaque. Para lidar com negócios que geram uma enorme quantidade de dados, analisar oportunidades para criar ou transformar os processos tornando-os mais ágeis, mais eficientes no uso de recursos, mais eficazes e mais relevantes para os clientes, é preciso ter uma base sólida em processos.

Esse curso concentra-se nos pontos essenciais para uma formação sólida em gestão de processos. O curso inteiro é guiado para que você desenvolva competências essenciais para criação de valor para os clientes e tornar a empresa mais competitiva por meio dos processos.

Para quem é o curso?

O curso Formação Executiva em Gerenciamento de Processos é indicado para profissionais que atuam, pretendem atuar ou buscam atualização e aperfeiçoamento com as ferramentas da gestão por processos e empreendedores que pretendem estruturar seus negócios.

O que você vai aprender?

Você irá:

  • utilizar as práticas do Business Process Management (BPM) para fazer gestão do negócio e dos processos;
  • criar valor para o cliente por meio dos processos;
  • modelar processos;
  • identificar e analisar e oportunidades de melhorias nos processos.

O que você vai ver nesse curso

Módulo 1 Fundamentos da gestão por processos

  • O que é um processo de negócio?;
  • Diferenças entre processo e projeto;
  • Diferenças entre gestão de processos e gestão por processos;
  • Inputs outputs de processos;
  • O propósito e os objetivos como drives da gestão por processos;
  • Expectativas dos stakeholders.

Módulo 2 Fundamentos de Business Process Management (BPM)

  • O que é BPM?;
  • Ciclo BPM;
  • Fatores críticos de sucesso na gestão por processos;
  • Classificação de processos.

Módulo 3 Design da proposta de valor

  • Modelos de Canvas da proposta de valor;
  • Design da proposta de valor.

Módulo 4 Criação de valor para o cliente

  • Criação de valor com o Blueprint de serviços;
  • Análise de oportunidades com o Blueprint de serviços.

Modelagem de Processos de Negócio

 Módulo 1 Introdução a modelagem de processos

  • Objetivos da modelagem de processos;
  • A priorização de processos de acordo com os critérios e objetivos organizacionais.

Módulo 2 Design de processos no nível da organização

  • Etapas do processo de mapeamento;
  • Etapas do processo de modelagem;
  • Mapa de contexto.

Módulo 3 Fluxograma funcional

  • Elementos de fluxograma;
  • Estrutura de um fluxograma funcional;
  • A experiência do usuário e a criação de valor.

Módulo 4 Modelagem com o BPMN (Business Process Model and Notation)

  • O que é BPMN?;
  • Notações do BPMN;
  • Modelagem de processos com o BPMN.

Análise e Melhoria de Processos de Negócio

Módulo 1 Fundamentos de Business Process Improvement (BPI) e medidas estatísticas

  • O que é Business Process Improvement (BPI);
  • Métricas para análise de processos;
  • Medidas estatísticas.

Módulo 2 Controle estatístico de processos

  • Ferramentas para análise de dados;
  • Análise dos dados;
  • Análise de processos e suas etapas.

Módulo 3 Ferramentas para a análise de processos I

  • Process Capability Analisys;
  • Diagrama de Ishikawa;
  • Diagrama de Pareto;
  • Análise de riscos em processos.

Módulo 4 Ferramentas para a análise de processos II

  • Método dos 5 porquês;
  • MASP;
  • SIPOC.

Gestão de Processos de Negócio

Módulo 1 Fundamentos da gestão de processos

  • O ciclo BPM (Business Process Management);
  • A gestão de processos e o ciclo BPM;
  • Prioridades na gestão de processos.

Módulo 2 Governança de processo

  • Estrutura de suporte à gestão de processos;
  • Plano de acompanhamento da evolução dos processos;
  • Matriz RACI;
  • Desenhos e documentação da gestão de processos.

Módulo 3 Desempenho dos processos

  • Indicadores de desempenho;
  • Alinhamento dos processos de negócio com o desempenho da organização;
  • Definição de limites de controle e metas;
  • Medições;
  • Representação de indicadores nos desenhos de processos.

Módulo 4  Gestão da Mudança

  • Por que gerenciar a mudança?
  • Inércia à mudança e seus efeitos.
  • Implementação de mudanças nos processos.
  • Comunicação e treinamento.

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O que nossos ex-alunos falam

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Coordenação do Curso

Maria Candida Sotelino Torres

Possui graduação em Engenharia Industrial Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(1994), especialização em - Pós-Graduação em Gestão da Qualidade Total pela Universidade Estácio de Sá(1997), especialização em Gestão Empresarial pelo Grifo Enterprise(1999) e mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia(1998).

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