Formação Executiva em Estratégias de Comunicação e Marketing para Games e Cultura Digital

O que é o curso?

Os jogos digitais são hoje um espaço mainstream de interação entre os jovens. Competições de e-Sports (esportes eletrônicos), por exemplo, já entraram no circuito televisivo tradicional e são espaços importantes para marcas e empresas ocuparem. Atualmente, as comunidades virtuais de jogadores se misturam com a mobilização e identificação a partir do consumo, tornando essa mídia um espaço potente para o marketing digital. A Formação Executiva em Estratégias de Comunicação e Marketing para games e cultura digital oferece a você uma visão aprofundada do ecossistema de comunicação dos jogos digitais e campeonatos de e-Sports. O curso apresenta os jogos digitais como uma mídia potente para marketing, campanhas digitais, segmentação de público e comunicação mais direta com os consumidores. A utilização da metodologia de estudos de caso em sala de aula possibilita que os alunos dominem estratégias aplicadas de comunicação efetiva para esse contexto.

Para quem é o curso?

O curso Formação Executiva Estratégias de Comunicação e Marketing para games e cultura digital é indicado para assessores de comunicação, cientistas políticos, estrategistas políticos, jornalistas, relações públicas, políticos, publicitários, profissionais de marketing digital, de estratégias de comunicação online e de áreas correlatas. Interessados em geral no tema ou profissionais que visam se atualizar. O curso é de interesse para profissionais envolvidos no desenvolvimento, na produção, no lançamento e na circulação de produtos digitais, que buscam explorar o contexto gamer e os jogos digitais como uma mídia potente para marketing, campanhas digitais, segmentação de público e comunicação mais direta com os consumidores. Profissionais que atuam na indústria de jogos e desejam aprender a utilizar técnicas de comunicação e marketing digital em seus produtos. Profissionais envolvidos, ou que desejam se envolver, em campanhas políticas nos diferentes níveis e que possuem interesse em compreender o potencial dos jogos e dos ambientes digitais para promoção de plataformas políticas e engajamento com os eleitores. Profissionais em geral que tenham interesse em compreender os jogos digitais como mídias e ambiente de socialização.

O que você vai aprender?

Você irá:
• entender o ecossistema de comunicação nos jogos digitais e e-Sports;
• conhecer o cenário da indústria e do mercado de jogos digitais;
• compreender as comunidades digitais e o potencial de engajamento com marcas e causas sociais destes públicos;
• dominar técnicas de data analytics visando a compreensão de dados do público gamer;
• aprender técnicas de marketing digital no espaço dos jogos.

O que você vai ver nesse curso

Comunidades digitais e ecossistema de mídia dos games

Módulo 1:  Jogos Digitais como espaços de comunicação
Conceituação de jogo
Jogo e brincadeira na cultura
Tipos de jogos: estratégia, aventura, RPG, simulação etc.
Principais características dos jogos e dos jogadores (motivações e recompensas)
Espaços de sociabilidade nos jogos
Aplicativos de interação

Módulo 2: Cultura digital: sociabilidade, identidade e consumo gamer
Formação de comunidades
Cultura de participação e conteúdos virais
Convergência Midiática
Cultura de fãs
Identidades gamers
Características da cultura gamer
Hábitos de consumo
Consumo de produtos culturais X formação de identidade contemporânea

Módulo 3: Cenário de E-sports no Brasil
Surgimento e popularização dos e-sports
Principais jogos de e-sports no Brasil
Principais times, arenas, campeonatos e jogadores brasileiros
Jornalismo esportivo e os campeonatos de e-sports
Estratégias de cobertura televisiva e online para campeonatos de e-sports

Módulo 4: Influenciadores, produtores de conteúdo e mídia especializada
Novas profissões e plataformas
Vídeos e streamings na Twitch
Interação e comunidades no Discord
Produção de conteúdo amadora e profissionalizada sobre jogos
Principais influenciadores de jogos digitais
Jornalismo Geek
Estudo de Caso

Mercado e Indústria de Games

Módulo 1 (4 horas): O mercado de jogos brasileiro:
• Perfil dos jogadores
• Perfil de consumo dos jogadores
• Análise de pesquisas e dados sobre o mercado de jogos brasileiro
• Análise de pesquisas e dados sobre o mercado de jogos internacional
• Principais jogos e plataformas do contexto brasileiro e internacional
• Campeonatos e streamings
• Tendências do mercado

Módulo 2 (4 horas): A indústria de jogos digitais no Brasil e no Mundo:
• Cadeia econômica dos jogos digitais
• Características da indústria internacional
• Características da indústria nacional
• Análise de pesquisas e dados sobre a indústria nacional
• Desenvolvedoras e Publishers
• Oportunidades e tendências

Módulo 3 (4 horas): Indústria Criativa e Dispositivos Móveis:
• Mercado de jogos em dispositivos móveis
• Características dos consumidores
• Caracterização das plataformas móveis
• Particularidades dos jogos móveis
• Monetização em jogos móveis
• Estudos de caso

Módulo 4 (4 horas): Financiamento e modelos de negócios em jogos digitais:
• Cadeia econômica dos jogos digitais
• Formas de financiamento públicos
• Fomento da indústria nacional
• Principais modelos de negócio
• Escalabilidade
• Estudos de Caso

Plataformas Digitais e Data Analytics para Segmentação de Mercado de Jogos

Módulo 1 (4 horas): Plataformas digitais consolidadas e emergentes
• Plataformas digitais X redes sociais digitais
• Economia da atenção
• Criação e manutenção de audiências
• Fidelização de público
• Principais atores e comunidades de jogos em plataformas digitais
• Especificidades das plataformas
• Twitter, Instagram e Youtube
• Reddit, Discord e Twitch

Módulo 2 (4 horas): Monitoramento de campanhas
• Dados e métricas das plataformas
• Coleta de dados
• Análise de dados
• Ferramentas para monitoramento de campanhas em redes sociais

Módulo 3 (4 horas): Análise de dados e Surveys
• Tipos de dados
• Análise exploratória de dados
• Técnicas de visualização de dados
• Definições e Conceitos de Surveys
• Implementação de Surveys
• Avaliação de resultados de Surveys

Módulo 4 (4 horas): Segmentação de mercado e validação estatística
• Modelos de agrupamento
• Aplicações no mercado de jogos
• Tipos de testes estatísticos
• Aplicações de testes em pesquisas de mercado

Estratégias de Marketing e Branded Content no Contexto dos Jogos Digitais

Módulo 1 (4 horas): Marketing Digital
• Conceitos básicos de Marketing;
• Marketing 4.0
• Branding
• Big data
• Inbound Marketing
• Marketing de conteúdo
• Métricas de avaliação

Módulo 2 (4 horas): Jogos como mídias de marketing:
• In game advertising
• Gamificação
• Advergames
• Branded content de jogos e cultura nerd
• E-sports como ferramenta de marketing
• Estudos de caso

Módulo 3 (4 horas): Estratégias para campanhas digitais focadas no público gamer
• Marketing e comunicação para empresas de jogos
• Estratégias de comunicação em ambientes digitais
• Desenvolvimento de personas
• Técnicas de engajamento
• Produção de conteúdo e identificação
• Estratégias de criação de mídia propagável
• Estudos de caso
• Principais estratégias para campanhas eficazes no contexto gamer

Módulo 4 (4 horas): Exercício prático
• Aplicação dos conceitos estudados
• Simulação de campanha de marketing utilizando jogos ou público gamer

INSCREVA-SE

O que nossos ex-alunos falam

Informação inexistente

Coordenação do Curso

Informação inexistente

Investimento

Baixe o programa completo do curso

Informe seus dados abaixo para receber o programa completo do curso em seu e-mail.

Precisa de mais informações?

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato

Cursos Relacionados

Formação Executiva em Gestão da Saúde Suplementar
Formação Executiva em Finanças e Controles Internos
Formação Executiva em Estratégias de Comunicação e Marketing para Games e Cultura Digital
Formação Executiva em Direito Empresarial Contemporâneo
Formação Executiva em Criação de Valor na Mobilidade Veicular: Veículos, Caminhões e Motocicletas
Formação Executiva em Business Partner de Recursos Humanos - Visão Estratégica
Formação Executiva em BIM
Fintechs: Comportamento, Inovação e Tendências
Vendas no Ambiente Digital
Gestão de Processos de Negócio
Fintech e o Novo Mercado Financeiro
Design Thinking em Projetos
Carreira, Retenção e Desligamento de Pessoas
Negociação para Vendas
Análise Exploratória de Dados
Planejamento de Vendas
Empresas de Plano de Saúde
E-Commerce na Era Digital
Comunidades Digitais e e Ecossistema de Mídia dos Games
A Mediação e a Prevenção e Gestão de Conflitos Corporativos Organizacionais e Empresariais

Solicitação de Inscrição

Para dar início à sua inscrição, preencha o formulário que entraremos em contato para dar continuidade ao processo.