Formação Executiva em Crédito e Finanças

Previsão: 01/2022

O que é o curso?

O mercado de crédito vive sua disrupção. Democratizado pela tecnologia, os novos canais de Crédito reduziram o custo por transação, viabilizando modelos de negócios emergentes que alavancam as receitas de instituições financeiras e não financeiras. As Fintechs são realidade consolidada que transforma o cotidiano do Crédito nas regiões urbana e rural. A combinação de fatores tem revelando valiosas oportunidades para os indivíduos interessados em atuar no desenvolvimento de novas estratégias aplicadas ao mercado de crédito.

Para quem é o curso?

O curso foi desenvolvido para profissionais que atuam, ou pretendem atuar, em Cooperativas de Crédito, Fintechs, departamentos de Crédito de Bancos Comerciais, de Desenvolvimento, de Fundos e Bancos de investimentos, em departamentos de Crédito de empresas Varejistas, Indústrias, do Agronegócio e que estejam buscando de sólido conhecimento no processo estratégico de análise e concessão de crédito.
São desejados conhecimentos básicos sobre Matemática Financeira e Contabilidade, o que não são impedimentos para a participação no curso.

O que você vai aprender?

Você irá:

  • obter conhecimentos importantes para a formação dos profissionais que atuam, na gestão estratégica de Crédito, dentro dos mais diversos segmentos da economia;
  • adquirir entendimentos de como está estruturado o mercado de Crédito, seus “números”, players, fundamentos, ferramentas de análise, estrutura, modelos, processos e estratégias;
  • ampliar a visão de como funcionam Fintechs e como desenvolver oportunidades novos canais de Crédito;
  • obter habilidades para identificar a situação financeira de empresas e definir suas políticas de Crédito (análise, condições, concessão e cobrança) para alavancagem de suas receitas;
  • conhecer como instituições financeiras de investidores avaliam créditos em investimentos de longo prazo, determinando o valor econômico (Valuation) de empresas e projetos.

 

O que você vai ver nesse curso

Formação Executiva em Crédito e Finanças

Valuation e Estratégias Financeiras

Módulo 1
  •  O que é Valuation?
  • Abordagens para a avaliação
  • Conceitos, base filosófica e mitos sobre avaliação.
Módulo 2
  • O modelo CAPM
  • O custo do capital próprio Modelos de risco de inadimplência
  • O custo das dívidas WACC – Custo médio ponderado de capital
  • Fluxos e taxas reais e nominais.
Módulo 3
  • Fluxo de caixa do acionista e da empresa
  • Projeção do fluxo de caixa.
Módulo 4
  • Coerência entre os drivers na projeção
  • Roteiro para avaliação
  • Análise do ambiente de negócio
  • Elaboração de premissas.

Gestão do Ciclo de Crédito: da Concessão à Recuperação

Módulo 1
  •  Crédito e microcrédito
  • Os C's do Crédito
  • Crédito com garantia versus sem garantia
  • Etapas da concessão de crédito até a cobrança
  • Características das operações de crédito
  • Principais títulos de crédito
  • Políticas de crédito.

Gestão de Tesouraria e Fluxo de Caixa

Módulo 1
  • Origem do termo “capital de giro”
  • Principais demonstrativos financeiros
  • Financiamento das operações e capital de giro líquido (CGL)
  • Os investimentos em necessidade de capital de giro (NCG)
  • Saldo de tesouraria (ST)
  • Efeito “tesoura” de Fleuriet Overtrade: o efeito tesoura levando à insolvência.
Módulo 2
  •  Índices de liquidez e a análise do financiamento do capital de giro
  • Análise dos investimentos em capital de giro, prazos médios e ciclos
  • Análise e dimensionamento do financiamento e investimento em capital de giro.
Módulo 3
  •  Re-projeção dos demonstrativos financeiros (Balanço patrimonial e DRE)
  • Gestão de tesouraria e mercado financeiro.
Módulo 4
  • Gestão de crédito e de recebíveis
  • Gestão de compras Estratégias combinadas de compras e vendas.

Fintech e o Novo Mercado Financeiro

Módulo 1
  •  O papel dos Bancos
  • A evolução cultural e tecnológica até o movimento Fintech
  • Evolução cultural das gerações.
Módulo 2
  • O papel das novas tecnologias
  • A ruptura nos modelos de negócios tradicionais
  • O papel de novos paradigmas de desenvolvimento de sistemas
  • Como novas tecnologias como IoT e Machine Learning impactam a evolução de serviços financeiros
  • Blockchain.
Módulo 3
  •  Entendimento de diferentes tipos de tecnologias distribuídas
  • Pesquisas existentes, casos de uso e tendências
  • O potencial do movimento de redes sociais e econômicas compartilhadas em novos serviços financeiros.
Módulo 4
  •  Principais legislações para o mercado financeiro digital
  • Leis de propriedade intelectual e de incentivo à inovação.

O que nossos ex-alunos falam

Informação inexistente

Coordenação do Curso

Diego de Magalhães Ozório

Doutorando pelo ISCTE-IUL, Lisboa PT e pela ESC Rennes, Rennes FR. Mestre em Administração com ênfase em Finanças e Análise de Risco pelo IBMEC. MBA pelo IBMEC.

Investimento

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