» Quadro de Professores


O ensino da Fundação Getulio Vargas é conhecido pela sua qualidade e excelência. Abaixo listamos alguns dos professores de renome que ministram suas aulas aqui na EduCon Educação Continuada e Carreira.

 

 
  CARLOS ALBERTO DI AGUSTINI
Doutorando em Engenharia de Produção. Pós-graduado em Finanças pela PUC e New York University. É autor de dezenas de artigos e diversos livros nas áreas de Finanças e Mercado de Capitais, alguns como referência para acórdãos e lei federal. É Professor da Fundação Getulio Vargas. Foi Presidente da Volkswagen A.G. e Diretor do Banco Itaú e Caterpillar. É articulista de diversos jornais, revistas e redes de TV de expressão nacional.

 

 
  CARLOS ALBERTO DOS SANTOS SILVA
Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ, pós-graduado em Administração de Empresas e Economista pela Faculdade de Economia São Luis-SP. Doutorando em Ciências Sociais na PUC-SP. Sua experiência profissional inclui os cargos de Diretor Financeiro de Alcatel Telecomunicações, Controller de Laboratórios Anakol e de Letraset Brasil, em São Paulo. Autor de diversos artigos e co-autor dos livros “Controladoria Estratégica” (Editora Atlas), “Contabilidade para Executivos” (Editora FGV) e “Gestão de Custos” (Editora FGV). Professor de graduação junto a PUC-Rio, Universidade Santa Ursula-RJ, Universidade Gama Filho-RJ, Universidade Mackenzie-SP e FAI-SP. Coordenador Acadêmico Executivo dos Programas de Pós-Graduação da FGV desde 1994, em especial para os MBA de Gestão Empresarial, Gestão Empresarial com Ênfase em Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Finanças Empresariais e Gestão de Auditoria e Tributos. Coordenador Acadêmico Executivo de MBA junto ao FGV On-Line. Coordenador de Área Adjunto junto ao FGV Management, no período de 2000 a 2003.

 

 
  CLÁUDIO JOSÉ TOMANINI
Pós-graduado em Marketing pela ESPM-SP e Update em Marketing pela Wharton School of Pensylvania. É Professor no MBA da FGV. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de vendas e marketing, atuou em empresas como Johnson & Johnson, ADP Systems, Rodobens e VR. Atualmente é Sócio Diretor da New Marketing, empresa especializada em estratégias e resultados de mercado. Em sua carreira de palestrante e consultor de Gestão de Vendas atendeu empresas como Oi, Telemar, Vivo, Telefônica, Petrobrás, Gol, Roche, BASF, Bradesco, Itaú/Unibanco, Cargill, Citröen, Ericsson, Fiat, Correios, SBT, Saint Gobain, Schering, MSD entre outros. É autor do livro “Venda Muito Mais” (Editora Gente).

 

 
  DIMITRI VILLELA ROCHA
Pós-graduado em Marketing e em Gestão de Negócios. Livre docente superior em Administração e Gestão de Negócios pela UFRJ-ESPM. Consultor de empresas para as áreas de Marketing, Trade Market e Vendas tendo prestado serviços de consultoria e treinamento para empresas como: BRAHMA (Ambev), Oceânica Seguros, Grupo Garantia, Grupo M Dias Branco, Fazenda Boa Sorte, Ediouro Publicações, Caixa Econômica Federal entre outras. Foi Gerente Regional de Marketing e TRADE Market da Oi, Gerente Nacional de Promoções/Eventos e Marketing Direto do Grupo Telemar, Diretor de Planejamento e Atendimento da Standard Ogilvy & Mather, Gerente de MKT de Relacionamento da Souza Cruz, Gerente Territorial de Vendas da Souza Cruz entre outros cargos e funções. Acumula mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de Vendas, Distribuição, Planejamento Estratégico, Marketing Direto, Trade Market e Comunicação Interna.

 

 
  EDMARSON BACELAR MOTA
Mestre em Engenharia (PUC-RJ). Engenheiro Eletrônico (PUC-RJ). Como Executivo, atuou em funções diversas: Projetos, Planejamento, Marketing, Comercial e Qualidade. Atividades docentes em Universidades há 27 anos. Nos últimos anos, dedicação a programas de Pós-Graduação. Professor e Consultor em diversos programas da FGV. Dedica-se exclusivamente a atividades Docentes e Consultoria, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Gerencial. Na FGV, usualmente, atua nas disciplinas: Elaboração e Gerenciamento do Projetos, Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade (abordagem holística), Desenvolvimento Humano, Comunicação Interpessoal e Formação do Facilitadores e Práticas Associadas (apresentações, dinâmicas, etc.). Co-autor do livro Gestão da Qualidade, publicado pela Editora FGV. Autodidata, com visão e abordagem holística.

 

 
  EDUARDO MARÓSTICA
Doutor em Administração, Comunicação e Educação. Mestre em Administração. Pós-Graduado com MBA em Gestão Estratégica de Organizações – PMI (Project Management Institute). Graduado em Administração e Comércio Exterior, e atualmente cursa PHD na Flórida, EUA. É Professor dos cursos de mestrado da UNITAU e Universidade São Marcos, Professor Titular do Instituto Nacional de Pós-Graduação, e Professor da Fundação Getulio Vargas nos programas MBA e Pós-MBA. É Sócio-Diretor de uma renomada empresa de consultoria empresarial e tem experiência na área de treinamentos e estratégias em administração, com ênfase em mercadologia, atuando principalmente nos temas de motivação, mercado e globalização.

 

 
  FÁBIO LOPES SOARES
PhD em Business Administration (FCU-EUA), MSc – Mestrado em Direito (FMU), MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Negócios (FGV), Especialista em Negociações Econômicas Internacionais (UNESP/UNICAMP), BSc – Bacharel em Direito (FDSBC), Advogado e Contabilista (ETESP) com conhecimentos especializados em Defesa do Consumidor. Domínio sobre ferramentas de MCQ, PMO e certificações ISO, sendo Green Belt em Six Sigma. Membro efetivo da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SP, do comitê setorial de Ouvidoria da ABRAREC, da ABO – Associação Brasileira de Ouvidores, da BRASILCON e da ABJ – Associação Brasileira de Jurimetria. Especialista convidado pelo Jornal O Estado de São Paulo, JOTA (portal UOL de notícias) e parecerista da CGU – Controladoria Geral da União. Sócio fundador da Bureau Sapientia. Atuou por mais de 17 anos no Banco Itaí, Unibanco e Bradesco como gestor e CFO à frente de processos gerenciais para Ouvidoria, Sistemas de Controles Operacionais, Relações de Consumo e Jurimetria, assim como para o Governo Federal e Governo do Estado de SP. Professor e Coordenador Acadêmico para cursos de extensão, pós-graduação, MBA e LLM da Escola de Administração e Escola de Direito Rio da FGV.

 

 
  FÁBIO MATUOKA MIZUMOTO
Doutor em Administração pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), com intercâmbio na Olin Business School da Washinton University in St. Louis, e Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo). É Coordenador Acadêmico dos MBAs da FGV, professor da FGV-EESP e professor do INSPER; sócio-diretor da UniBusiness Estratégia, uma empresa de consultoria em agronegócios. Autor de artigos e livros nos temas de estratégia, agronegócios e empresas familiares. Membro e revisor da AOM (Academy of Management) e da IFERA (International Family Enterprise Research Association).

 

 
  ISNARD MARSHALL JUNIOR
Doutor em Engenharia Química pela Escola de Química – UFRJ/RJ, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/RJ, Especialista em Administração pela PUC/RJ e Administrador de Empresas pela EBAPE – FGV/RJ. Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização no exterior, destacando-se: Brazilian Program for Quality Management promovido pela AOTS/JUSE (Yokohama, Japão – 1991), Business Seminar pela Ohio University (Athens, EUA – 2002), Business and Management for International Professionals pela University of California (Irvine, EUA – 2003 a 2007, 2009 e 2010), Conducting Business in a Changing World pela University of Tampa (2011) e Public Policy, Finance and Investment Strategies pela University of Chicago. Larga experiência gerencial e ampla visão interdisciplinar, adquirida em mais de 25 anos em cargos executivos e de direção em empresas nacionais e multinacionais com atuação nas áreas de gestão da qualidade, marketing, treinamento e desenvolvimento, estratégia empresarial, orçamento, controladoria, informações gerenciais e desenvolvimento e implantação de novos negócios. Na área acadêmica, pela Fundação Getulio Vargas/FGV, atuou como Coordenador Adjunto de Área (1997 à 2003) e, desde 1997 atua como Coordenador Acadêmico de diversos MBAs, em diferentes localidades do Brasil. Na área de ensino é professor do curso de graduação da ESAGS – Escola Superior de Administração e Gestão e da EBAPE (FGV). Em termos de pós-graduação, ministra as disciplinas ligadas à temática Gestão da Qualidade e Melhoria de Processos, Projeto Integrado de Negócios e orienta trabalhos e projetos de final de curso – TCC. Coordenador e autor do livro “Gestão da Qualidade” da série FGV Publicações, editado pela Editora FGV em 2003. Autor de artigos e parecerista em congressos e revistas. Experiência acadêmica acima de 20 anos na atividade de ensino em MBAs e superior a 15 anos em coordenação acadêmica pedagógica de programas em educação executiva. Professor dos programas Management e In Company da Fundação Getulio Vargas. Prêmios: Melhor Coordenador Acadêmico (2007) e Melhor Professor (2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013).

 

 
  JOÃO BAPTISTA DE PAULA VILHENA SOARES
Presidente e Sócio do Instituto MVC. Mais de 30 anos de experiência profissional em treinamento, consultoria e coaching nas áreas de Educação, Gestão, Marketing, Negociação, Vendas e Distribuição. Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ. Já atendeu mais de 100 empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Como palestrante participou de importantes eventos nacionais e internacionais, tais como ASTD (American Society for Training and Development) nos EUA em 2006 e 2007, CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento), CRIARH, ABTD e ExpoVendaMais. É Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Comercial da FGV . Autor dos livros “”Manual para Montagem de uma Universidade Corporativa”” (Editora ABTD), “Negociação e Influência em Vendas” (Editora MVC), “Certificação da Área Comercial” (Editora MVC). Co-autor de 4 livros: “Manual de T&D” (Editora ABTD), “Gigantes da Venda” (Editora Landscape), “Gestão de Marketing” (Editora FGV) e “Gestão Social: Metodologia e Casos” (Editora FGV). Colunista da Revista VendaMais há 5 anos, escreve regularmente artigos e resenhas em veículos especializados. Apresentador de 5 vídeos de treinamento produzidos pela COMMIT. Produziu dois programas de e-learning: Vendas Consultivas e Negociação Comercial.

 

 
  LUIS CARLOS SEIXAS DE SÁ
Economista (PUC-RJ). Mestre em Administração de Empresas (MBA) pela HEC School of Management (França). Mestre em Planejamento Organizacional pela FGV-EBAPE. Idealizador, Professor convidado e há 12 anos Coordenador Acadêmico dos Programas de Pós-Graduação MBA em Marketing da Fundação Getulio Vargas em inúmeras cidades do Brasil. Como executivo, ao longo de 18 anos exerceu a Diretoria Executiva de Marketing da Bradesco Seguros; a Gerência Nacional de Vendas da American Express e as Gerências de Marketing e Planejamento Estratégico do Citibank. Há dez anos é Sócio-Diretor da Sá & Associados – Integradora de Conhecimentos Ltda.; e da Perform – Consultoria e Assessoria Ltda., empresas especializadas em Consultoria e Treinamento em Estratégia Empresarial, Marketing e Vendas.

 

 
  LUIS ROBERTO GOMES DE ASSUMPÇÃO MELLO
Mestre em Administração (EBAPE-FGV). Especializado com MBA em Gestão Estratégica de Serviços (Escola de Pós-graduação em Economia da FGV). Graduado em Administração (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Professor de Planejamento Estratégico, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Gerência de Vendas. Professor dos cursos de MBA na FGV, IBMEC e Universidade Federal Fluminense.

 

 
  RAFAEL ALVES DE ALMEIDA
Mestre em International Business Law pela London School of Economics and Political Science. Mestre em Regulação e Concorrência pela Universidade Candido Mendes. Formado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Direito pela UFRJ e em Economia pela UCAM. Advogado. Coordenador da Pós-Graduação da Escola de Direito FGV DIREITO RIO. Especialista em Direito Antitruste, Solução Alternativa de Conflitos e em Arbitragem Doméstica e Internacional. Membro do Corpo Permanente de Conciliadores e Árbitros da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Membro do The Young International Arbitration Group, da The London Court of International Arbitration, e do GEDECON – Grupo de Estudos em Direito Econômico.