CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO | MBAS

» MBA em Gestão: Agronegócios com extensão internacional – Cuiabá


RESUMO DESTE CURSO: Aulas presenciais. 472 horas/aula. É necessário ter graduação e passar por análise curricular.

 

No presente e no futuro próximo, com a integração continental e a liberação dos mercados agrícolas, é imprescindível a gestão estratégica para transformar ameaças em oportunidades. As maiores ameaças estão com as empresas que não estão posicionadas estrategicamente. Isso significa que cada vez menos serão obtidos resultados empresariais apenas com solo, clima, relevo, tecnologia e produtividade e cada vez mais com posicionamento estratégico, principalmente mercadológico. Praticamente em todos os casos, a eficácia operacional das empresas agroindustriais brasileiras não tem sido suficiente para conquistar e manter mercados, sendo necessária a implementação de uma estratégia adequada de inserção no mercado. Os choques competitivos externos, criados pelos movimentos cíclicos do mercado global, serão seguramente enfrentados com melhores resultados se a empresa do agronegócio se encontrar bem posicionada nesse mesmo mercado.

Esse curso tem como ponto forte oferecer ao participante: ferramentas de trabalho em gestão de pessoas, comercialização, marketing e logística do agronegócio; conceitos para análise econômico-financeira da empresa do agronegócio, da economia brasileira e do comércio internacional; informações básicas em financiamento, direito tributário, trabalhista e ambiental; e técnicas de desenvolvimento de pesquisa, elaboração de projetos e planos de negócios.

 

OBJETIVO
Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa. Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios. Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios. Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar de um projeto de carreira. Desenvolver a visão estratégica do aluno. Desenvolver habilidades básicas de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder. Desenvolver a visão sistêmica e aspectos de coordenação de uma cadeia de valor do Agronegócio. Entender as especificidades da avaliação de empresas e projetos agroindustriais. Entender os aspectos tributários e trabalhistas específicos do Direito no Agronegócio. Compreender as ferramentas de financiamento do Agronegócio. Desenvolver a gestão de custos no Agronegócio. Entender a gestão de riscos no Agronegócio. Entender os aspectos de meio ambiente e Agronegócio. Desenvolver a formação de preços agropecuários.

 

PÚBLICO ALVO
Profissionais que tenham concluído a graduação e com, no mínimo, cinco anos de experiência na área. Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que já trabalham e/ou tenham interesse no Agronegócio.

 

PROGRAMA

  1. Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais
  2. Cadeias Produtivas no Agronegócio
  3. Direito Empresarial no Agronegócio
  4. Estratégia Competitiva no Agronegócio
  5. Economia de Empresas no Agronegócio
  6. Financiamento do Agronegócio
  7. Gestão de Custos no Agronegócio
  8. Gestão de Pessoas
  9. Gestão de Riscos no Agronegócio
  10. Governança e Sucessão no Agronegócio
  11. Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio
  12. Inserção Internacional no Agronegócio Brasileiro
  13. Meio Ambiente e Agronegócio
  14. Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas
  15. Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos
  16. Logística Empresarial no Agronegócio
  17. Marketing e Gestão de Vendas
  18. Pensamento Estratégico e Solução de Problemas no Agronegócios
  19. Módulo Internacional (I)

 

CARGA HORÁRIA
472 horas/aula.

 

INÍCIO OU PREVISÃO DA PRÓXIMA TURMA
Consulte nosso calendário clicando aqui.

 

COORDENAÇÃO
FELIPPE CAUÊ SERIGATTI. Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor e Coordenador do MBA em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas, além de pesquisador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (GV Agro). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária.

 

(1) Fica facultado ao candidato a inscrição em um dos Módulos Internacionais oferecidos pela EduCon Educação Continuada e Carreira e Fundação Getulio Vargas. A não adesão ao módulo implica: a exclusão do titulo “Internacional” no Certificado de Conclusão de Curso e a redução da carga horária total para 432 horas/aula. Os Módulos Internacionais disponíveis são: Módulo Finanças para Executivos (Indiana State University, Estados Unidos), Módulo Inovação (MIT Professional Education, Estados Unidos), Módulo Gestão Empreendedora e Desenvolvimento de Sucessores (Babson College, Estados Unidos) e Módulo Empreendedorismo, Inovação e Liderança (Mondragon Unibertsitatea, Espanha).

 

IMPORTANTE: A EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao aluno, sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do curso e não importem em ônus adicional para o aluno ou na redução da carga horária total.