CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO | MBAS

» MBA em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica


RESUMO DESTE CURSO: Aulas presenciais. 472 horas/aula. É necessário ter graduação e passar por análise curricular.

 

O Brasil precisa urgentemente aumentar a taxa de inovação para aumentar a produtividade de suas empresas e demais organizações e o crescimento e desenvolvimento de sua economia.

No entanto, há no Brasil uma carência de profissionais com sólida formação em gestão das capacidades tecnológicas para a obtenção de produtos e serviços inovadores, que garantam o aumento de produtividade de suas organizações.

Por meio de atividades práticas, metodologias ativas e criativas, os participantes serão expostos a problemas reais, tomadas de decisão sobre inovação e projetos de inovação com impactos na produtividade e no
crescimento de suas organizações.

 

OBJETIVO
Entender, de forma ampla e sólida, o processo de gestão da inovação tecnológica e seus impactos no desempenho competitivo em nível de organizações, de projetos empreendedores, de clusters, bem como de áreas específicas dentro de sistemas mais amplos.

 

PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados em qualquer área de atuação que necessitem aprofundar ou adquirir conhecimentos de Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica.

 

PROGRAMA

  1. Aprendizagem Tecnológica e Inovação

  2. Clusters, Inovação e Competitividade

  3. Criatividade, Inovação e Empreendedorismo

  4. Estratégias de Inovação e Capacidades Tecnológicas

  5. Fontes Externas de Conhecimento para Inovação

  6. Fundamentos de Inovação e de Capacidade Tecnológica

  7. Gestão de Capacidade de Produção

  8. Gestão Econômica da Inovação

  9. Gestão da Inovação Baseada em TI

  10. Gestão da Inovação e Sustentabilidade

  11. Gestão de Projetos para Inovação

  12. Gestão de Propriedade Intelectual

  13. Gestão de Portfólio de Projetos de Inovação

  14. Inteligência e Prospecção Tecnológica

  15. Inovação em Serviços

  16. Liderança e Gestão da Inovação

  17. Marketing e Inovação Tecnológica

  18. Sistemas de Inovação: Políticas, Instituições e Financiamento

  19. Módulo Internacional (1)

 

CARGA HORÁRIA
472 horas/aula.

 

INÍCIO OU PREVISÃO DA PRÓXIMA TURMA
Consulte nosso calendário clicando aqui.

 

COORDENAÇÃO
PAULO N. FIGUEIREDO. Professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde ingressou em 1999. É pesquisador associado sênior da University of Oxford, Reino Unido. Ele começou sua carreira profissional em 1981 no setor industrial onde exerceu cargos gerenciais de 1983 a 1989. A partir de 1990 especializou-se no ensino e pesquisa sobre desenvolvimento tecnológico e inovação industrial em economias em desenvolvimento e emergentes. Ao longo dos últimos 20 anos, Figueiredo tem ensinado gestão tecnológica e de inovação em cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu), incluindo educação e treinamento para executivos, contribuindo diretamente para a formação, educação e treinamento de mais de 5.000 profissionais. Ele já orientou cerca de 50 dissertações, teses e monografias. Vários de seus ex-alunos ocupam postos de alta direção em empresas e em órgãos governamentais. Figueiredo acumula uma experiência de 20 anos em pesquisa acadêmica sobre a natureza, causas e consequências do processo de acumulação de capacidades tecnológicas em empresas e indústrias baseadas em economias em desenvolvimento e emergentes. Em meados da década de 1990, ele foi pioneiro, em nível internacional, na aplicação e desenvolvimento de novas tipologias e técnicas metodológicas para obtenção e análise de evidencias sobre os níveis, dinâmica (velocidade), e fontes de capacidades tecnológicas em nível de empresas de economias em desenvolvimento e emergentes.

 

(1) Fica facultado ao candidato a inscrição em um dos Módulos Internacionais oferecidos pela EduCon Educação Continuada e Carreira e Fundação Getulio Vargas. A não adesão ao módulo implica: a exclusão do titulo “Internacional” no Certificado de Conclusão de Curso e a redução da carga horária total para 432 horas/aula. Os Módulos Internacionais disponíveis são: Módulo Finanças para Executivos (Indiana State University, Estados Unidos), Módulo Inovação (MIT Professional Education, Estados Unidos), Módulo Gestão Empreendedora e Desenvolvimento de Sucessores (Babson College, Estados Unidos) e Módulo Empreendedorismo, Inovação e Liderança (Mondragon Unibertsitatea, Espanha).

 

IMPORTANTE: A EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao aluno, sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do curso e não importem em ônus adicional para o aluno ou na redução da carga horária total.