Dicas para Obter Investimentos no Agronegócio

Dicas para Obter Investimentos no Agronegócio

O agronegócio é um mercado em amplo crescimento: isso é indiscutível. A título de informação, representa, conforme especialistas, cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e foi responsável pelo saldo positivo da balança comercial, em 2017, obtendo um faturamento em torno de R$ 96 bilhões. Em 2018, mesmo em meio à crise econômica que atravessou o Brasil, manteve-se estável. A estimativa é que o PIB do agronegócio cresça 2% em 2019.

Diante de um cenário positivo como esse, é comum ao empresário do setor procurarem formas de atrair mais investimentos. Mas como alcançar isso? Se essa é também sua dúvida, continue a leitura e conheça, a seguir, algumas dicas que podem lhe ajudar nesse processo.

 

FIQUE DE OLHO NOS EDITAIS DE FOMENTO AO AGRONEGÓCIO.

Essa dica é mais voltada para quem deseja obter investimentos do que necessariamente atrair. De todo modo, ela é válida. Portanto: fique de olho nos editais de fomento ao agronegócio.

Os governos, nas três esferas, municipal, estadual e federal, estão sempre lançando editais com o objetivo de fortalecer esse setor que, como vimos, vem garantindo o desenvolvimento econômico do país.

Além disso, em agosto deste ano (2019), o governo federal lançou um edital com o objetivo de selecionar projetos inovadores no âmbito do agronegócio. É uma ótima oportunidade para o empresário do setor que deseja destacar o seu negócio nesse mercado, que é altamente competitivo. O certame prevê investimentos em soluções tecnológicas e de inovação para tal mercado.

 

Para obter mais informações: clique aqui!

 

PARTICIPE DOS PROGRAMAS DE INVESTIMENTOS

Participar de programas de investimentos é também uma ótima forma de atrair investimentos. Esses programas reúnem tanto quem deseja investir quanto quem deseja obter investimentos.

O interessante desses programas é que eles facilitam o processo de recebimento de investimentos, tanto de investidores nacionais, como estrangeiros, desburocratizando tal processo e, de modo indireto, contribuindo para o crescimento rápido do setor no país.

Uma das facilitações que podemos citar é o fato de os programas cuidarem da parte da documentação necessária para o recebimento de investimentos estrangeiros, dispensando assim grande esforço por parte do empreendedor.

 

PARTICIPE DE EVENTOS E FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO DE SUA EMPRESA

Os eventos como congressos, encontros e feiras, se apresentam como ótimos lugares para quem deseja atrair investimentos. Geralmente, participam dessas ocasiões tanto investidores quanto quem deseja receber investimentos.

Todavia, não é apenas participar. É fundamental que a sua empresa se prepare e organize uma boa apresentação, colocando em cena o seu crescimento nos últimos anos e o seu potencial para se desenvolver nos próximos. Nesse momento, é importante que conte com um profissional que conheça muito bem o seu negócio e tenha uma ótima capacidade de comunicação e de argumentação.

No processo de apresentação, pode ocorrer de o investidor fazer perguntas que precisem de respostas firmes, certas e estimulantes.

 

PREPARE A SUA EQUIPE DE PROFISSIONAIS

Como última dica, cuide de preparar a sua equipe de profissionais, caso algum investidor tenha mostrado interesse pela sua empresa, desejando visitá-la. Talvez ele faça perguntas e avalie a empresa. Nesse momento, é fundamental que tudo ocorra bem, para que assim consiga obter o investimento que a sua marca precisa para se desenvolver de forma mais rápida.

Gostou de nossas dicas? Apostamos que sim. São, de modo geral, orientações que podem ajudá-lo a atrair bons investimentos e, dessa maneira, fazer o seu agronegócio se desenvolver ainda mais. Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog!

Se sentir interesse em conhecer alguns programas e cursos que podem lhe ajudar a melhorar seus resultados e obter uma orientação de carreira para alinhamento do cenário, objetivos e necessidades, clique no botão abaixo.

Fontes: