4 Tendências do Agronegócio Brasileiro

4 Tendências do Agronegócio Brasileiro

O agronegócio brasileiro é uma das principais atividades econômicas no Brasil. Quem atua neste mercado precisa estar constantemente atualizado sobre suas tendências, que impactam diretamente na escolha das tecnologias, analise dos riscos, visão de oportunidade e melhor dos resultados.

 

Veja as 4 tendências para agronegócio brasileiro e como você pode tirar proveito disso:

1. TECNOLÓGICA

A tecnologia está em todo o lugar. E no campo não é diferente. Cada vez mais as empresas voltadas ao agronegócio apostam em tecnologia para conseguir mais produtividade e melhorar seus lucros. Veja alguns exemplos:

Drones

A utilização de drones no agronegócio já é uma realidade. Com ele, é possível fazer o mapeamento aéreo da propriedade, melhorando o controle e a gestão da mesma, seja pela contagem das plantas e acompanhamento do surgimento de pragas, à contagem de taxas que permitem aos agricultores apliquem fertilizantes e até outros produtos químicos com maior economia, precisão e agilidade.

Os drone é utilizando também na irrigação e até no georreferenciamento.

Biotecnologia

A biotecnologia é uma grande tendência dentro do agronegócio brasileiro. Ela inclui tanto a pesquisa para desenvolver cultivos mais resistentes (soja, milho, trigo, etc.), melhoramento genético dos animais e produção de energia sustentável. Todo esse empenho é justificado pela necessidade de produzir mais com menos e preservar os recursos naturais.

Automação dos processos

Cada vez mais o agronegócio tem investido em automatização dos processos. Essa tendência tecnológica vem agregar positivamente na gestão da propriedade rural.

Essa tendência acontece em razão da necessidade de aumentar a produção. No entanto, esse aumento deve ser otimizado para evitar perdas e desperdícios nas diversas etapas de produção. Desse modo, apostando na automatização, os produtores rurais podem mensurar seus resultados e verificar onde e como podem estar melhorando.

Esse cenário é ideal para quem deseja fazer um curso de desenvolvimento de sistemas. Basta apostar na criação de soluções específicas para o agronegócio e a possibilidade de sucesso é imensa.

2. INTEGRAÇÃO DE PROPRIEDADES

Uma grande tendência é a integração das propriedades rurais na busca pela otimização dos recursos e da produtividade. É comum que propriedades rurais passem a diversificar a produção e procurem por alternativas como:

  • pecuária de corte e de leite
  • cultivo de grãos
  • criação de peixes
  • produção de energia com biodigestores
  • produção de ração animal

Ou seja, as propriedades rurais estão investindo na diversificação e na integração de diversas atividades ao mesmo tempo. Essa tendência no agronegócio brasileiro evita possíveis prejuízos no cultivo de apenas em uma atividade.

3. PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Com os recursos naturais cada vez mais escassos, a tendência é que o agronegócio invista cada vez mais em sustentabilidade. Produzir alimentos com alto índice de produtividade e de forma sustentável deve ser a prioridade para as empresas desse segmento.

 

A tendência é que sejam criadas diversas tecnologias que ajudem na conservação da água, das florestas, na fertilidade das terras, na produção de energia limpa, entre outros itens tão importantes para conservar nossos recursos naturais.

4. ARMAZENAMENTO E LOGÍSTICA EFICIENTE

Quanto mais aumenta a produção de alimentos no mundo, maior é a necessidade de pensar soluções eficientes para armazenamento e logística. Ter o controle de tudo que é produzido e mensurar os custos de armazenamento e logísticos será cada vez mais a preocupação do agronegócio.

A gestão eficiente deverá se tornar um requisito cada vez mais procurado pelo agronegócio. Nesse contexto, abre-se um leque para atuação de administradores que se engajem na causa e ofereçam soluções para essas questões.

Gostou deste post? Então continue acompanhando nosso blog e não perca mais nenhuma novidade!

Se sentir interesse em conhecer alguns programas e cursos que podem lhe ajudar a melhorar seus resultados e obter uma orientação de carreira para alinhamento do cenário, objetivos e necessidades, clique no botão abaixo.