Bota na mesa: iniciativa apresenta casos de inovação para inclusão da agricultura familiar

Bota na mesa: iniciativa apresenta casos de inovação para inclusão da agricultura familiar

A proposta é dar visibilidade a iniciativas ligadas a mudança do clima e transição agroecológica e aos destaques de suas soluções: inovação em assistência técnica, biomas brasileiros, com foco em Amazônia e semiárido, e protagonismo de organizações governamentais

 

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) apresenta 12 casos de inovação para a inclusão da agricultura familiar em cadeias de alimentos. A iniciativa, realizada por meio do Projeto Bota na Mesa, é desenvolvida em parceria com o Citi e patrocinada pelo Citi Foundation. O evento será realizado no auditório da FGV EAESP (Av. Nove de Julho, 2029 – Bela Vista, São Paulo/SP – acesso também pela Rua Itapeva, 432) no próximo dia 12 de setembro, a partir das 13h.

Neste ano, com os temas Mudança do Clima e Transição Agroecológica, a chamada realizada em maio e junho recebeu 80 inscritos, dos quais 12 foram selecionados em todas as regiões do país, com o objetivo de inspirar a construção de referências de atuação para empresas e governos da cadeia de agricultura e alimentação.

Os projetos serão apresentados em rodas de conversa. A proposta do FGVces é dar visibilidade a essas iniciativas e aos destaques de suas soluções: inovação em assistência técnica, biomas brasileiros, com foco em Amazônia e semiárido, e protagonismo de organizações governamentais.

O evento reunirá diversos atores que representam a diversidade e a complexidade dos desafios: agricultores e cooperativas, redes varejistas, indústrias de alimentos, pequenos negócios e startups, organizações da sociedade civil, além de representantes do setor público e pesquisadores.

Para selecionar os casos, pesquisadores do FGVces levaram em consideração o grau de inovação, a conexão com os temas de transição agroecológica e mudança do clima, a contribuição para a inclusão da agricultura familiar e o potencial de escala e replicabilidade de cada iniciativa.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site.